Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 20/02/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada

Valor Online: Importação puxa renovação de maquinário na indústria – Entre os motivos citados por especialistas para o aumento das importações estão os juros baixos, a extensão da validade de ex-tarifários até dezembro de 2021, a necessidade de incorporar novas tecnologias e a queda dos preços dos produtos. Mas como a ociosidade da indústria segue alta, o movimento ainda não reflete avanço de capacidade instalada.

Estadão: Tabela de fretes derruba em 23% cargas para caminhoneiros autônomos – A tabela de fretes derrubou as cargas disponíveis para caminhoneiros autônomos em 23% entre 2017 e 2019, segundo pesquisa da FreteBras. Hoje o Brasil tem 1,2 milhão de caminhoneiros, sendo que 500 mil são autônomos.

Valor Online: Investimento direto se concentra na compra de empresas existentes – Dados da Camex sobre os investimentos diretos no Brasil originados da China, Estados Unidos, Japão, Itália e França de 2003 a 2019 mostram que apenas 15% foram greenfield. Além disso, apesar de a entrada de investimento direto ter se mantido estável nos últimos anos, há uma tendência de redução de participação da indústria como destino desses recursos. A concentração dos investimentos em serviços tem se tornado cada vez maior, em detrimento da indústria. De qualquer forma, os dados da Unctad mostram que a economia brasileira permanece em destaque como destino de investimentos diretos. O Brasil foi o quarto maior destino em 2019.

Valor Online, UOL e Istoé: Com mudança de perfil, PPI passa a contemplar concessões ambientais – Os novos projetos aprovados na reunião de ontem do conselho do PPI mostra que o programa, antes concentrado em concessões na infraestrutura, passa a contemplar maior preocupação do governo com a agenda ambiental. Inclui três florestas na Amazônia para concessão com fins de manejo sustentável e 20 mil áreas para exploração minerária. Na área de infraestrutura, inclui cinco terminais portuários e um trecho de rodovia para relicitação, a BR-040 de Juiz de Fora (MG) a Brasília, além do terminal de passageiros do porto de Fortaleza.

UOL: México supera Brasil em exportação de suco concentrado para EUA – O Brasil ainda lidera nas vendas de suco não concentrado ou pasteurizado. O México começou a avançar no mercado americano de suco após o Nafta (assinado pelo Canadá, Estados Unidos e México). Sem tarifas nesses países, o suco mexicano concentrado ganhou competitividade. Já o brasileiro paga US$ 415 por tonelada que entra nos Estados Unidos. Isso representa próximo de 25% do valor do produto. O suco brasileiro não concentrado tem taxa de 3%.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Anvisa fiscaliza navio vindo da China e libera suas operações – A agência declarou que não há tripulantes contaminados com coronavírus a bordo do navio atracado ontem no Porto de Santos, nem risco de contágio pela doença.

A Tribuna de Santos: BS registra 27 obras paradas – Oito dos nove municípios da Baixada Santista encerraram 2019 com contas atrasadas ou paradas, de acordo com o TCE-SP. Foram 27 intervenções interrompidas, que somaram R$ 258 milhões. A maioria dos contratos (39%) é financiada pela União, 31,1% pelo governo do estado e 27,1% pelas prefeituras.

Gazeta do Povo: “Governo qualifica 22 novos ativos para concessão e divulga novo calendário de privatizações –

A reunião ontem do Conselho do PPI foi, pela primeira vez, presidida pelo ministro Paulo Guedes, por conta da transferência do programa da Casa Civil para o ministério da Economia no fim de janeiro. Parte dos ativos qualificados na reunião é de terminais portuários: arrendamentos no Porto Aratu (BA); Porto de Maceió (AL); Porto de Santana (AP); Porto de Paranaguá (PR); e Porto de Vila do Conde (PA). O Conselho também aprovou um calendário de privatização de empresas estatais, diferente do elaborado pelo BNDES.

A Tribuna de Santos: Novos portêineres vão ampliar eficiência de terminal do Porto – Os dois novos portêineres do Tecon da Santos Brasil, que chegaram ontem ao Porto de Santos, deverão começar a operar em 40 dias e prometem dobrar a eficiência dos embarques. São os dois primeiros de um total de oito portêineres que serão adquiridos pela empresa até 2020, de acordo com o plano de modernização e ampliação do terminal em Santos.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Embarques de soja do Brasil seguem mais fracos em fevereiro – As exportações de soja nos primeiros dez dias úteis de fevereiro acumulam queda de 26,8%, para 192,8 mil toneladas/dia, na comparação com a média diária de embarques registrada no mesmo mês do ano passado, segundo a Secex. Os embarques começaram mais lentos neste ano em meio a uma colheita mais tardia. Além disso, os Estados Unidos devem aumentar a participação nas exportações para a China, após a assinatura do acordo dos dois países, com o Brasil exportando menos aos chineses.

Brazil Modal (reproduz release da Antaq): Francisval Mendes assume o cargo de diretor-geral substituto da ANTAQ – Com o término ontem do mandato de Mário Povia, a partir de hoje Mendes passa a ocupar o cargo de diretor-geral substituto da agência.

 

 

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