A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line (ontem à tarde): Comércio mundial seguirá em recuperação no 2º trimestre, diz Unctad
Segundo a Unctad, o comércio mundial neste segundo trimestre poderá atingir US$ 6,6 trilhões, 31% a mais que o menor nível das trocas em 2020 e 3% a mais que antes da pandemia em 2019. A entidade aponta crescimento de 16% no comércio global em valor para este ano, na esteira de efeitos de pacotes de estímulo fiscal, sobretudo nos países desenvolvidos, e da tendência positiva dos preços de commodities. Recentemente a OMC projetou alta de 8% no volume do comércio mundial em 2021, após contração de 5,3% em 2020.
Folha On-line e Valor On-line (ontem à tarde): Exportações argentinas de grãos param com greve de trabalhadores portuários por vacinas
As paralisações nas exportações começaram ontem (19) devido a uma greve de trabalhadores portuários para exigir a inclusão da equipe embarcada como grupo prioritário para vacinação contra Covid-19. A medida de 48 horas, anunciada pelos sindicatos do setor e que termina hoje à tarde, interrompeu a atividade no centro portuário de Rosário, de onde saem 80% dos produtos agrícolas argentinos. A categoria cobra “protocolos de prevenção e atendimento médico em todos os portos do país”.
Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria do Estadão Conteúdo): Portos do PR ampliaram em 20% a produtividade média na descarga de fertilizantes
Os portos de Paranaguá e Antonina ampliaram em 20% a produtividade média na descarga de fertilizantes, para 42.890 toneladas de adubo diariamente, no primeiro quadrimestre de 2021. Em igual período de 2020, a média era de 35.481 toneladas/dia. Fertilizantes representam 43% das importações dos portos de Paranaguá e Antonina. A Portos do Paraná estima que Paranaguá deve captar 30% do volume das importações do Brasil e 3 milhões a mais que no ano passado.
Estadão On-line e Valor On-line (ontem à tarde): Governo edita medida provisória que altera legislação de trânsito para atender caminhoneiros
Ontem (19/05) o presidente Bolsonaro editou decreto que institui o programa Gigantes do Asfalto. O objetivo é coordenar ações para a melhoria da segurança e qualidade de vida dos caminhoneiros, incentivar a capacitação e profissionalização da categoria e melhorar a qualidade da frota, reduzindo a idade média dos veículos de cargas. O presidente também editou duas MPs, que alteram regras da legislação de trânsito e criam o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). Um dos líderes dos caminhoneiros, conhecido como Chorão, afirmou que o novo pacote “pode ajudar a destravar questões como a continuidade da isenção de PIS e Cofins sobre os combustíveis”. Outros grupos de caminhoneiros no WhatsApp mostram descrédito às medidas.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (impresso – página A-8) e G1 Santos (ontem à tarde): Governo Federal estuda antecipar vacinação de portuários contra covid
Após pedido do ministro Tarcísio de Freitas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se comprometeu a avaliar a antecipação da vacinação dos portuários contra a covid-19. Em paralelo, o Sopesp faz um levantamento de quantos trabalhadores do Porto de Santos devem ser imunizados. O número foi inicialmente estimado em 8 mil. Em reunião na terça-feira (18), representantes da SPA, do Sopesp e de sindicatos de trabalhadores portuários também solicitaram a antecipação da vacinação à Prefeitura de Santos. O prefeito Rogério Santos disse que a cidade seguirá o Plano Nacional de Imunização (PNI) e ainda não há doses da vacina disponíveis para esse grupo.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Portos de Itajaí e Navegantes movimentam mais 13% em abril
O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou alta de 13% na comparação com abril de 2020, somando movimentação de 118,9 mil TEU e 1,3 milhões de toneladas.
Editorial do Portogente: Portos do Paraná fazem reforma para não mudar
O fato de o Porto de Paranaguá, desde 2019, ter autonomia de gestão de suas áreas e agora ter privatizado a sua dragagem, por decisão governamental, expõe o desacerto do programa de desestatização dos portos. Houvesse mais diálogo e intenção de valorizar as comunidades portuárias, nossos portos poderiam vislumbrar o patamar dos portos asiáticos. Todavia, a realidade parece ser outra. O destaque e a vanguarda atribuídos ao porto de Paranaguá, justificando a agilidade de um processo de pouca transparência, são insuficientes para fundamentar o privilégio político havido e incontestável, na decisão que envolve múltiplos interesses do comercio internacional.
Portos e Navios: Portos asiáticos dominam o índice global de desempenho em contêineres
O Índice de Desempenho Portuário de Contêineres (CPPI) global, do Banco Mundial e do IHS Markit, aponta dominância dos portos do Leste asiático, liderados por Yokohama, King Abdullah e Qingdao. Colombo, no Sri Lanka, é o porto mais bem classificado no Sul da Ásia. Algeciras detém a melhor classificação dentre os portos europeus. Halifax é o único porto norte-americano no Top 50. O Porto de Salvador é o mais bem avaliado no Brasil, ocupando a 43ª posição, seguido de Pecém (59ª), Itapoá (69ª), Santos (70ª), Sepetiba (73ª) e Rio Grande (74ª). Mais de quatro quintos do comércio global são transportados por mar; 35% do volume total e 60% do valor comercial são transportados em contêineres.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021