Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 21/01/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Money Times (ontem à tarde): Santos Brasil: analistas veem movimento estratégico em vitória de edital para exploração de nova área

O BTG Pactual interpreta a vitória da Santos Brasil para explorar pelo período de 180 dias uma nova área de Saboó, no Porto de Santos, como um movimento estratégico, uma vez que o cais é peça-chave para a capacidade de contêineres em Santos no longo prazo A companhia movimentará contêineres vazios, além de cargas geral e de projeto. Essa é a segunda concessão temporária que a empresa recebe no Saboó. O banco lembrou que a Antaq tem a intenção de combinar as áreas de todos os operadores pequenos e independentes no Saboó para leiloá-las como um grande terminal. 

Estadão On-line (ontem à tarde): Antaq determina prioridade a cargas de oxigênio e material hospitalar para o Amazonas

A decisão, publicada no DOU, estabelece que os operadores da linha de travessia de veículos entre Manaus e Careiro da Várzea, na BR-319, deverão realizar o transporte imediato dessas cargas. Também diz que, quando necessário, a Agência emitirá autorização emergencial para o transporte de material hospitalar e oxigênio, comprimido ou líquido refrigerado, para a região hidrográfica amazônica.

Folha (Painel S.A): Mesmo com alta no ecommerce, setor de transporte fica estagnado em 2020

Ainda que o crescimento do ecommerce tenha turbinado os resultados de transportadoras no país no ano passado, isso não se refletiu em todo o setor. Segundo o Ilos, as vendas pela internet movimentaram bem menos cargas se comparado ao carregamento de commodities. Até novembro do ano passado, o volume comercializado chegava a 53,6 milhões de m³, retração de 0,6% em relação ao mesmo intervalo de 2019. Já o transporte aquaviário, segundo a Antaq, foi o único que apresentou crescimento, sobretudo como resultado do aumento na produção de petróleo no País. De janeiro a outubro, a cabotagem de granéis cresceu 17,4% ante o mesmo período de 2019.

Valor Econômico: Comércio do Brasil com EUA é o que mais sofre com a pandemia

Em 2020, as vendas brasileiras aos americanos diminuíram US$ 8,3 bilhões, na comparação com o ano anterior, enquanto as importações caíram US$ 6 bilhões, segundo dados do “Monitor do Comércio Brasil-EUA”, da Amcham Brasil. Para 2021, a perspectiva é de recuperação gradual dessas trocas comerciais.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página B-5): Vacinação de portuários terá de aguardar mais doses, diz Governo

Segundo o Ministério da Saúde, ela depende da ampliação gradativa do número de doses enviadas a estados e municípios. As particularidades regionais serão discutidas com os governos estaduais e municipais. Na Baixada Santista, neste primeiro momento, apenas profissionais da saúde estão sendo imunizados. A Fenop aponta que nos portos de Santos e São Sebastião 15.813 TPAs e profissionais vinculados de terminais deverão ser vacinados. Na lista, há ainda 1.027 funcionários das administrações de ambos os portos, mais os terceirizados.

G1 Santos, A Tribuna de Santos On-line, Santa Portal, Diário do Litoral (ontem à noite) e Jornal A Tribuna de Santos (página A-8): Receita Federal localiza 460 kg de cocaína escondidos em sacas de feijão no Porto de Santos, SP

A droga, que seria destinada ao Porto de Tanger Med, foi encontrada enquanto equipes da Alfândega do Porto de Santos realizavam fiscalização de rotina, na tarde de ontem (20). Em 2020, a RFB localizou mais de 20,5 toneladas de cocaína nesse porto, 44% de toda a droga apreendida no Brasil pelo órgão. Neste ano, já foram realizadas três operações, totalizando 1.983 kg.

A Gazeta On-line (ES): Codesa terá que retirar óleo derramado em área do Porto de Vitória

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) deu prazo até março para a remoção do óleo derramado em uma área desativada do Terminal de Granéis Líquidos em São Torquato, no Porto de Vitória, que era operada pela TA Oil Distribuidora de Petróleo. Aproximadamente 42,7 m² de superfície com profundidade entre 1,16 e 1,45 metros deverão ser recuperados.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Ministérios da Infraestrutura e da Economia definem marcos para a Janela Única Aquaviária    

O secretário-executivo Marcelo Sampaio, em reunião ontem (20) com representantes do Ministério da Economia, RFB, Secex e Serpro, para apresentação e aprovação do cronograma da Janela Única Aquaviária, lembrou que o projeto é uma oportunidade para realizar de forma integrada a reestruturação dos processos de desembaraço de carga e logísticos. O projeto se refere à integração do Porto sem Papel (PSP) e do Portal Único de Comércio Exterior.

Informativo dos Portos: Iniciada sondagem de mercado para projeto de concessão dos portos de Vitória e Barra do Riacho

Desde ontem, as rodadas estão sendo realizadas simultaneamente à consulta pública, aberta em 28/12/2020. Os documentos estão disponíveis para análise e envio de contribuições até 10/02. A audiência pública virtual será realizada no dia 04/02, às 15 horas.

Informativo dos Portos: Com novo calado operacional, TCP recebe primeiro navio com nova profundidade máxima

O Terminal de Contêineres de Paranaguá recebeu no dia 13/01 o navio Seaspan Osprey, do armador ONE, com 330 metros de comprimento e capacidade para 11.923 TEU. Comumente, os navios que atracam nesse porto têm capacidade média de 9 mil TEU.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco