Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 21/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Editorial do EstadãoValor On-line, O Globo On-lineIsto É On-line Estadão On-line (Coluna BR Político): Desleixo com as agências reguladoras

Não foram necessárias mais que oito horas para que a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovasse 16 nomeações do presidente Bolsonaro para cargos de diretoria de agências reguladoras. Em média, um novo diretor foi sabatinado e aprovado em apenas meia hora. Também foram aprovados cinco diretores da nova Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Ao abrir mão de uma rigorosa sabatina dos indicados, o Senado não ajuda a fortalecer as agências.

Portal Uol – Coluna Jamil Chade: Exportação brasileira encolheu mais que média global no terceiro trimestre

Levantamento publicado hoje pela ONU revela que as exportações brasileiras no terceiro trimestre de 2020 sofreram queda de 7,7%, mais profunda que a média de 4,5% verificada no comércio internacional. Os países ricos tiveram resultado ainda pior: -11,5% nos EUA e – 8,9% na UE. Alimentos e commodities ajudaram o Brasil a não ter uma queda ainda mais profunda, mas isso não impediu o tombo de 11% nas exportações em agosto e 9% em setembro.

Valor Econômico: Fiesp alerta para a concentração das exportações

Estudo feito pelo Departamento do Agronegócio da Fiesp, baseado na evolução dos embarques do setor para China, UE e EUA entre 2009 e 2019, destaca a crescente dependência de cadeias produtivas brasileiras como a da soja em relação à China. Em 2009  os embarques do agronegócio brasileiro para a China renderam US$ 8,9 bilhões, 15% do total setorial, ao passo que em 2019 as vendas somaram US$ 31 bilhões, quase 250% a mais, e 32% do total setorial. A entidade aponta a importância de um número maior de acordos bilaterais firmados pelo Brasil.

O Globo On-line (ontem à noite): EUA impõem sobretaxa de 130% a importações de alumínio do Brasil e de outros países

As importações de alumínio do Brasil e de outros 17 países fornecedores estavam sob investigação de dumping, mas o governo americano decidiu preliminarmente adotar uma sobretaxa de 130%. Com isso, os embarques para os EUA foram interrompidos e o prejuízo estimado é de US$ 90,3 milhões por ano em chapas de alumínio que deixarão de entrar nos EUA. O Brasil produz 800 mil toneladas por ano e vende para os EUA 31.572 toneladas.

Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à tarde): Doria anuncia investimento de R$ 6 bi que já havia sido divulgado pelo governo federal

A notícia sobre a renovação do contrato de concessão da Rumo, divulgada ontem pelo governador João Dória, já tinha sido divulgada pelo MInfra em 27 de maio. O governo de São Paulo justificou que “é mais do que legítimo que o projeto seja divulgado aos moradores do estado”.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos Congresso em Foco: Câmara adia votação do projeto BR do Mar

A votação foi remarcada para a próxima terça-feira (27). O deputado João Gurgel (PSL-RJ) tenta concluir nesta semana o relatório do PL, após reunião ontem com o ministro Tarcísio de Freitas para discutir ajustes finais no texto. O projeto recebeu mais de 80 emendas, grande parte delas para tentar garantir que a maior abertura  de mercado para as embarcações estrangeiras não afete as navegações brasileiras.

A Tribuna de Santos (página A-8): Planos de candidatos serão debatidos

Os planos para o setor portuário dos candidatos a prefeito de Guarujá serão debatidos amanhã, às 15 horas, no webinar Porto & Mar, com transmissão pelo Youtube e Facebook do Grupo A Tribuna. Participarão o diretor de Operações da Santos Brasil, Roberto Teller; o presidente do Conselho Consultivo da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) e diretor da ABTTC, Wagner de Souza, e da coordenadora da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB-Guarujá, Juliana Cristina Jorge da Silva.

G1 PA (ontem à noite): MPF quer suspender desestatização e proibir licitação de ferrovia entre PA e MT, a Ferrogrão

O Ministério Público Federal no Pará enviou representação ao TCU pedindo a suspensão cautelar do processo de desestatização e a proibição da licitação da Ferrogrão. Segundo o órgão, a ferrovia tem potencial impacto sobre 48 territórios de povos indígenas e que a ANTT havia assumido o compromisso de consultas públicas antes de enviar o processo ao TCU para análise, que nunca foram realizadas.

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA: Governo quer até 2021 ter plano com previsão de projetos de infraestrutura para os próximos 30 anos

O Decreto 10.526, publicado ontem, institui o Comitê Interministerial de Planejamento da Infraestrutura, com representantes de 10 ministérios, e reza que o Plano Integrado de Longo Prazo da Infraestrutura no âmbito do governo federal terá atualização bienal, com previsão de investimentos por 30 anos. A primeira versão deverá ser publicada até 31 de dezembro de 2021.

Portos e Navios: Piloni garante que não haverá sobressalto na tarifa portuária com desestatização

No painel “Os Caminhos para a Desestatização dos Portos do Sudeste”, dentro da programação do Sudeste Export ontem, o secretário Diogo Piloni afirmou que uma das premissas do projeto de desestatização dos portos é garantir que não haverá “sobressalto” nos valores tarifários. Garantiu que a proposta do governo é de um modelo regulatório flexível que atenda às necessidades dos futuros concessionários e também ao interesse público, não com tarifa teto, como atualmente, mas de “receita teto”, com certo grau de liberdade para que o concessionário adote sua própria política comercial.

Fórum Brasil Export: Sudeste Export realizado em São Paulo supera expectativas

Encerrando na noite de ontem a programação do Sudeste Export, o presidente do Conselho do evento regional, Henry Robinson fez a leitura da “Carta Sudeste Export”, destacando os pontos abordados nas palestras e debates e o grande potencial da região. “Chamou a atenção a sintonia dos operadores portuários. Eles clamam por maior segurança jurídica e regulatória, redução da burocracia estatal e, principalmente, liberdade para empreender”. O próximo fórum regional acontece nos dias 26 e 27 de outubro, em Suape, com transmissão via: http://forumbrasilexport.com.br/inscricoes/nordesteexport

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco