Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 21/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Correio Braziliense On-lineValor EconômicoO Globo On-lineValor On-lineFolha On-line Portal Terra (sexta-feira), Correio Braziliense On-line (sábado) e Fórum Brasil Export: Quatro terminais portuários são leiloados com previsão de aportes de R$ 400 mi

Nos leilões realizados na sexta-feira, na última janela do ano para novas concessões, os dois terminais do Porto de Aratu-Candeias (BA) foram arrematados pela CS Brasil Transportes. Ambos movimentam e armazenam granéis sólidos — principalmente fertilizantes — concentrado de cobre, vegetais e minérios diversos. Estão estimados R$ 365 milhões de investimentos nos terminais. O terminal no Porto Organizado de Maceió (AL) foi arrematado pela Timac Agro Indústria. É destinado à movimentação e armazenagem de granéis líquidos, especialmente ácido sulfúrico. Os investimentos previstos são de R$ 12,7 milhões. O terminal no Porto de Paranaguá (PR) foi arrematado pela Ascensus Gestão e Participação. A previsão é de R$ 22,2 milhões em investimentos. O ministro Tarcísio de Freitas lembrou que “Com os quatro terminais chegamos a 41 ativos transferidos para iniciativa privada desde 2019”. O diretor geral da Antaq, Eduardo Nery, ressaltou que outros cinco terminais serão leiloados em 9 de abril de 2021, com mais R$ 500 milhões em investimentos, e a audiência pública de licitação da Codesa.

O Globo On-line (sábado): Aplicativos ajudam a manobrar navios em portos e na logística de frotas nas cidades

No Porto de Suape (PE), o Portable Pilot Unit (PPU) está sendo testado há um mês pelos práticos, aproveitando a simplicidade do Waze à interface de uma operação complexa, que inclui, além da carta náutica, cálculo da distância com os demais pontos do porto, outros navios e previsão de deslocamento à frente, que tem sido configurada em até sete minutos. A ideia nasceu dentro da USP e deu origem à Navigandi, start-up que soma esforços a outras empresas do setor voltadas ao aumento da produtividade dos portos brasileiros. O PPU será testado em breve também no Porto do Espírito Santo.

Estadão: Processo para repor perda de concessões por covid trava e ameaça investimentos

Apesar do aval da AGU, até agora só o setor de aeroportos fechou acordo para reequilibrar os contratos de concessão. As concessionárias de rodovias e mobilidade urbana e as distribuidoras de energia continuam sem saber como será a recomposição das receitas, o que pode atrapalhar planos de investimentos para os próximos anos.

Valor Econômico: Exportações brasileiras de carne bovina devem seguir em alta em 2021

Puxadas pela forte demanda da China, os embarques de carne bovina deverão somar 2 milhões de toneladas neste ano, ou US$ 8,5 bilhões. Em relação a 2019, os crescimentos são de 8,8% e 11,8%, respectivamente. Para 2021, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) projeta o volume das exportações em 2,1 milhões de toneladas e a receita em US$ 8,8 bilhões. Se confirmados os avanços, será o quinto ano consecutivo de crescimento. Outra matéria do Valor informa que a desvalorização do real, acompanhada do choque duplo da pandemia, contribuiu para a queda de preços médios em dólar e de volumes nas importações brasileiras no decorrer de 2020, com a China mantendo praticamente intacta a quantidade do que embarcou ao Brasil ante 2019.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line – Caderno Especial Porto e Mar (ontem): Recorde em 2020. Mais crescimento em 2021

Até o final do ano, o Porto de Santos deve movimentar o recorde histórico de quase 145 milhões de toneladas. Para o próximo ano, a SPA está “refinando os cálculos” tendo em vista a segunda onda da pandemia, mas, mesmo com as incertezas, os primeiros indicativos mostram o início de uma retomada, levando em conta o aumento da safra agrícola, a nova demanda com a implantação do BR do Mar.

A Tribuna de Santos On-line – Caderno Especial Porto e Mar (ontem): 2021, um ano de novos arrendamentos

No Porto de Santos, os planos incluem os arrendamentos de duas áreas e a realização de estudos para a concessão de, ao menos, quatro terrenos, além de obras nos acessos terrestres e investimentos privados de mais de R$ 1 bilhão. O STS 08 e o STS08A, administrados hoje da Transpetro, serão leiloados no segundo trimestre. Também está em estudo pela EPL o arrendamento de outras quatro áreas: o STS11, no Paquetá, na Margem Direita, onde será implantado um terminal de granéis vegetais, e o STS53, na mesma região, onde serão movimentados granéis minerais. Ainda há planos para um novo terminal de contêineres, o STS10, no Saboó, e, nessa mesma região, outra área para a implantação de um terminal retroportuário.

A Tribuna de Santos (página D-3) – Caderno Especial Porto e Mar (ontem): Desestatização entrará em fase estratégica

A finalização dos estudos e processos de consultas públicas para a desestatização das administrações dos portos de Santos e de São Sebastião está prevista para o terceiro trimestre. Para assessorar o BNDES nos estudos do caso do Porto de Santos, foi contratado um consórcio liderado pela DTA Engenharia, Alvarez e Marçal Consultoria em Engenharia, Garín Infraestrutura Assessoria e Participações e os escritórios de ADV Lobo & De Rizzo e Navarro Prado. O Minfra informa que já foram iniciados os trabalhos de due dilligence e a caracterização dos ativos do Porto, bem como as discussões acerca dos estudos de mercado, técnico operacional e ambiental”.

A Tribuna de Santos (página D-6) – Caderno Especial Porto e Mar (ontem): Porto de Santos vai ampliar fiscalização remota de cargas

Para 2021, os órgãos anuentes pretendem driblar a falta de pessoal mantendo e ampliando as operações remotas que viraram rotina durante a pandemia. O chefe do Vigiagro/Santos, André Okubo, prevê, para o próximo ano, o desenvolvimento de um sistema de agendamento virtual em parceria com a ABTRA para expandir o uso do sistema de conferência remota de cargas conhecido como Confere Agro. Segundo a Alfândega do Porto de Santos, a Receita Federal também pretende ampliar ferramentas como o Confere e aproveitar o potencial do Módulo Recintos do Portal Único para alavancar modelos de controle mais modernos. Outra matéria desse caderno informa sobre a integração de sistemas no porto de Santos para agilizar as operações. Diz que a implantação do Portal Único diminuiu 54% do tempo médio das exportações e 42% no das importações.

Diário do Litoral (sexta-feira): Gaema ajuíza ação contra ‘navios-bomba’ na Baixada Santista

Na sexta-feira (18), o Ministério Público anunciou que o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência para que sejam interrompidas as obras do Projeto Estrutural de Suprimentos de Gás na Baixada Santista. A promotora de Justiça Almachia Zwarg Acerbi, que assina a inicial, aponta riscos nas instalações e danos à população exposta às ameaças de incêndios e explosões de gás natural.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios (reproduz release do MINFRA), Informativo dos Portos A Tribuna de Santos (página B-6 – sábado) e G1 BA: (sexta-feira): Leilão de terminais portuários injetará mais de R$ 400 milhões em investimentos

O Ministério da Infraestrutura arrecadou R$ 87,5 milhões em outorgas com o leilão dos quatro terminais portuários de Alagoas, Bahia e Paraná. Antes dos leilões, o ministro Tarcísio de Freitas assinou os termos aditivos de prorrogação dos contratos de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas e da Estrada de Ferro Carajás, ambas administradas pela Vale. Como resultado, parte do valor da outorga da EFVM vai viabilizar a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.

Editorial do Portogente: Nossos portos têm mais Brasília e menos Brasil

A Lei nº 12.815 diminuiu o Conselho de Autoridade Portuária a um órgão meramente consultivo e aumentou nele a representação da União. O retrocesso semeou conflito em todas as relações do porto: com o município e dentro e fora da sua poligonal, que delimita o porto organizado. Resgatar o poder deliberativo do CAP fortalece a voz da comunidade portuária local e a participação do município nas decisões portuárias.

Portos e Navios: “Fim do Reporto tinha que ser considerado”, afirma Freitas

O ministro Tarcísio disse que governo espera que agenda de reformas evolua de forma consistente em 2021 e que a reforma tributária elimine a necessidade de regimes especiais tributários. Destacou que o fim do Reporto não vai reduzir o apetite de investimentos privados, porque o investidor sempre está pensando no longo prazo. Segundo ele, “O Reporto tinha data pra acabar no final de dezembro de 2020. Então é uma coisa que já está precificada e, no mínimo, tinha que ser considerada”.

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