Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 22/01/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Com prorrogação das concessões, indústria ferroviária sai da crise

A recuperação é efeito direto da renovação antecipada de concessões e de novos projetos. A concessão da Malha Paulista foi prorrogada por 30 anos, assim como a Vitória-Minas (EFVM) e Carajás (EFC). Os processos da MRS Logística e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) estão em andamento, bem como os projetos da Norte-Sul (concedida em 2019) e da Fiol (com leilão marcado para março). Quanto à Ferrogão, o Ministério Público questiona junto ao TCU a proposta do governo de entrar com recursos públicos de até R$ 2,2 bi como garantia contra imprevistos nas futuras obras.

Estadão: Briga Bolsonaro x Doria afeta obras em São Paulo

Uma das obras é a Ponte Santos-Guarujá. A vantagem, segundo o governo paulista, é que ela seria construída sem dinheiro público. Mas como precisa ocupar trecho no Porto de Santos, exige autorização do governo federal. O tema é avaliado também no contexto da desestatização do Porto. Em nota, o MINFRA disse que está de acordo com o pleito de uma ligação seca entre as margens e defende uma solução que atenda às demandas da sociedade e seja compatível com os estudos que indicam a evolução da movimentação do porto hoje e no futuro.

O Globo On-line (ontem à tarde): Comércio entre Brasil e EUA atinge a pior marca dos últimos 11 anos

Caiu 23,8% em relação a 2019 e foi o pior resultado desde a crise financeira de 2009, segundo o Monitor de Comércio Brasil-EUA, divulgado ontem (21) pela Amcham. Os efeitos negativos da pandemia e a queda do preço do petróleo foram os fatores que mais contribuíram para a queda nas trocas bilaterais. Tanto as exportações quanto as importações sofreram grande impacto em 2020.

Imprensa regional:

G1 RN, Tribuna do Norte, Agora RN, Portos e Navios (ontem à tarde) e Tribuna do Norte: Porto de Natal fica 4 semanas sem embarque de contêineres em navios por problemas em máquinas

Problemas em máquinas na operação portuária causaram a paralisação. Nos próximos 30 dias, 400 contêineres refrigerados que transportam frutas secas do Rio Grande do Norte para a Europa e Ásia deixarão de embarcar semanalmente. A Codern informou que o Porto de Natal permanecerá aberto, normalmente, com a operação em navios de trigo e previsão, nos próximos dias, de um novo embarque de açúcar.

A Tribuna de Santos (página A-8): Dados do Cecafé mostram que o Porto de Santos respondeu por 77,6% dos embarques do grão para o exterior no ano passado

34,5 milhões de sacas de 60 kg de café foram embarcadas pelo porto de Santos no ano passado, alta de 8,8% em relação a 2019 e 77,6% do volume total escoado pelo País (44,5 milhões de sacas).

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Com início da exportação de grãos, Porto do Açu defende prioridade para Ferrovia Rio-Vitória

Hoje a infraestrutura rodoviária atende à demanda das exportações de petróleo e minério, porém, segundo a administração do porto,  serão necessários investimentos, por exemplo na ferrovia Rio-Vitória (EF-118), para consolidar a região como uma opção ao agronegócio no longo prazo.

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