A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
O Globo (sábado): BR do Mar: abertura de transporte de carga a navios estrangeiros deve reduzir em 15% custo do frete
Estudo da EPL aponta que o projeto BR do Mar pode gerar reduções de mais de 15% em relação ao valor praticado atualmente no custo do frete da cabotagem, tomando por base simulações em relação a simplificações trabalhistas, alterações em impostos, redução da burocracia e do tempo da carga e navio parados no porto. O texto, aprovado na Câmara, é uma das prioridades dos ministérios da Infraestrutura e da Economia este ano. Líderes governistas tentam votá-lo até março.
Folha On-line – Painel S.A (ontem à noite): Caminhoneiros comemoram ação de Bolsonaro na Petrobras mas dizem que não garante fim de manifestações
José Roberto Stringasci, que estava à frente da tentativa frustrada de greve do início do mês, diz que o nome do presidente da Petrobras faz pouca diferença, e o que importa é ter mudança na política de preços da estatal. Segundo ele, caso o custo do diesel continue alto, uma nova tentativa de paralisação da categoria em março é inevitável. Marcelo da Paz, líder dos caminhoneiros no Porto de Santos, diz que um grupo de motoristas de diferentes regiões de São Paulo vai se concentrar em frente ao Palácio dos Bandeirantes hoje (22) para pedir uma redução do ICMS sobre o diesel.
Correio Braziliense On-line (ontem): Governo pretende realizar nova rodada de concessão de aeroportos em abril
A perspectiva do governo, agora, é realizar o leilão da 6ª rodada de concessão de aeroportos em 7 de abril, com a novidade de permitir a participação de fundos de investimentos. A rodada oferece 22 terminais aeroportuários, a maior oferta de ativos do setor, embora no modelo “filé com osso”, que obriga a aquisição, em blocos, de terminais deficitários junto aos mais atrativos de cada região. A concessão ficou próxima da 7ª rodada, prevista para 2022, e que contempla as joias da coroa: os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.
Valor Econômico: Setores da indústria lançam “cruzada” contra antidumping
Setores da indústria e o Ministério da Economia estão em uma queda de braço sobre o uso do mecanismo de “interesse público” nas decisões sobre adoção de medidas antidumping. Atuando em conjunto, a Abiquim e a Abividro têm feito uma série de investidas junto ao governo para mostrar que não caberia o uso do mecanismo nesses processos e que isso seria prejudicial à indústria nacional. A equipe econômica, porém, tem convicção sobre o uso do dispositivo, principalmente depois de criar um manual para sua aplicação. E rejeita as acusações de que estaria dispondo do mecanismo para disfarçadamente promover uma abertura comercial do Brasil.
Correio Braziliense e Isto É On-line (reproduzem matéria da Agência Estado): Comitê de crise da Agricultura irá propor ações para reduzir impactos da pandemia
O Ministério da Agricultura instituiu o Comitê de Crise para monitorar e propor estratégias para minimizar os impactos do coronavírus na produção agrícola e no abastecimento de alimentos para a população brasileira. O comitê atuará em ações de monitoramento e encaminhamento de soluções de curto prazo, como também em soluções de ajuste estrutural no médio/longo prazo.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Projeto de lei do BR do Mar e Reporto será debatido em votação no Senado
A votação, no Senado do PL que institui o programa BR do Mar e renova o Reporto será debatida amanhã (23) entre lideranças empresariais portuárias e o senador Nelsinho Trad, relator do texto. A reunião foi pedida pela Coalizão Empresarial Portuária, formada pelas entidades ABTRA, Abratec, ABTL, ABTP, ATP e Fenop. O objetivo é agilizar a aprovação do PL 4.199/2020, que já recebeu o aval da Câmara, agora no Senado e sem alterações. Editorial da Tribuna de Santos de hoje fala do risco de outro PL (3.129/2020), da senadora Kátia Abreu, no Senado ser debatido junto com o texto aprovado na Câmara, que pode sofrer alterações e ter de ser apreciado novamente pelos deputados. Ressalta que isso preocupa o setor empresarial, pois atrasará a criação da BR do Mar e, principalmente, a renovação do Reporto, que perdeu a validade no final do ano passado.
Portal Bahia de Valor (sábado): Codeba abre licitação para obra de dragagem no Porto de Ilhéus
A Codeba realizará no dia 11/3, licitação, na modalidade pregão eletrônico, para execução da dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus. A obra vai restabelecer o calado de 10 metros do porto, permitindo a atracação de navios maiores, incrementando a logística portuária da região e beneficiando a operação de navios de cruzeiro na Costa do Cacau. A última manutenção do calado foi realizada em 2014.
Portal Modais em Foco (ontem à tarde): Porto de Salvador recebe autorização para operar grandes navios
A Capitania dos Portos da Bahia homologou em caráter provisório os parâmetros para operações no Cais Santa Dulce dos Pobres, do Tecon do Porto de Salvador. A Portaria nº 13/CPBA, de 1º/2, permite que navios com até 136 mil toneladas de porte bruto e até 366 metros de comprimento e 52 de largura operem no terminal. A medida, que vale por 180 dias, contribui para a expansão da capacidade de movimentação de cargas no Estado.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: ABTP pede mais clareza sobre contratos dos arrendatários na transição da Codesa
A ABTP encaminhou à Antaq, na última sexta-feira (19), considerações ao projeto de desestatização da Codesa, especialmente quanto à carência de maiores detalhes nas cláusulas de remuneração e obrigações contratuais dos arrendamentos vigentes. A consulta pública para o recebimento de sugestões termina nesta sexta-feira.
Portos e Navios: MSC ultrapassará a Maersk no topo do ranking
Segundo a classificação global da Alphaliner, a MSC está prestes a superar a Maersk na liderança como transportadora de contêineres. Em 2004 tornou-se a segunda maior operadora do mundo e, desde então, ela e a Maersk continuaram no topo do ranking. Investe nos mercados de segunda mão e tem encomendas de construção de navios de 24 mil TEU.
Informativo dos Portos: Porto do Recife tem alta de 69,04% na movimentação de cargas em janeiro
Previa movimentar no mês cerca de 82 mil toneladas de produtos, mas registrou a movimentação de 166.041 toneladas; em janeiro de 2020 somou 98.225 toneladas movimentadas. A carga mais movimentada foi o açúcar a granel e em saca. Recebeu oito embarcações, as quais importaram e exportaram seis produtos diferentes. O cenário também reposiciona as estimativas de movimentação para os próximos meses e coloca a gestão ainda mais forte na estratégia de dar protagonismo ao Porto na logística do Estado.
Portogente: Túnel imerso: mais vantajoso para ligação seca entre Santos e Guarujá, diz presidente da Fiesp
Após visita de comitiva da Fiesp ao Porto de Santos e almoço com prefeitos e SPA, em 19/02, o presidente da federação, Paulo Skaf, defendeu o projeto de túnel imerso como a melhor alternativa para a ligação seca entre Santos e Guarujá. A SPA pretende publicar até março um chamamento público para receber estudos de viabilidade que embasem a construção do túnel imerso ligando os dois municípios.
Informativo dos Portos: Receita e Organização Mundial das Aduanas promovem pesquisa sobre integridade aduaneira
A SRFB e a OMA estão aplicando a Pesquisa de Percepção da Integridade Aduaneira, de hoje até o dia 26/3, junto a servidores aduaneiros e intervenientes do comércio exterior. A pesquisa, realizada pela consultoria Ernst & Young, objetiva avaliar a percepção da atuação da Administração Aduaneira quanto à promoção da integridade e no combate à corrupção entre os seus funcionários.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021