Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 22/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

O Globo: Porto de Niterói bate recorde e espera nova arrecadação histórica para 2021; mercado de offshore impulsiona setor

A CDRJ, que bateu um recorde histórico de faturamento no Porto de Niterói este ano, com receita de R$ 7,2 milhões, valor 9,8% maior que o de 2019, prevê o mesmo desempenho em crescimento em 2021, também com arrecadação inédita. Com uma leve oscilação negativa no ano passado, o rendimento do porto triplicou na última década, impulsionado pelo mercado de offshore. As principais cargas movimentadas são suprimentos, peças e equipamentos para plataformas e navios.

Editorial do Valor Econômico: Pandemia agrava fraquezas em IDH e competitividade

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU, mostra que o Brasil entrou em desvantagem na pandemia, na comparação com os demais países, considerando saúde, educação e distribuição de renda. Apesar de ter melhorado ligeiramente sua pontuação, de 0,761 de 2018 para 0,765 pontos em 2019, caiu cinco posições no ranking atual, recuando do 79º para o 84º lugar entre 189 países avaliados. O relatório do Fórum Econômico Mundial complementa a análise ao expor como executivos avaliam o modo como 37 países vão sair da crise, considerando o ambiente, novos mercados, inovação e capital humano. O Brasil fica abaixo da média em todos os pontos, segundo os entrevistados.

Valor Econômico G1 (reproduziu ontem à noite matéria da Reuters): Greve na Argentina já provoca fila de mais de 100 navios nos portos

As negociações entre trabalhadores e empresas exportadoras de grãos foram interrompidas, com os dois lados acusando o outro de intransigência. A Argentina lidera os embarques globais de farelo de soja e é um dos principais países exportadores de soja em grão, óleo de soja e trigo, além de carne bovina. O prolongamento da greve é fator de preocupação para moinhos de trigo do Brasil, especialmente se a paralisação não for encerrada até o final do ano.

Money TimesG1 Portal Terra (reproduziram ontem à noite matéria da Reuters): Banco do Brics espera emprestar até US$ 2 bi ao Brasil em 2021, com foco em infraestrutura

Segundo sua diretora, Cláudia Prates, o banco do Brics para Brasil e Américas tem como um dos grandes focos no país a área de saneamento, cujo marco regulatório foi aprovado este ano. Outras áreas no radar do NDB são rodovias e iluminação pública.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): Porto terá R$ 6,4 bi em investimentos

As intervenções no Porto de Santos incluem melhorias nos acessos rodoviários e ferroviários, que devem virar realidade no próximo ano, segundo a SPA. Os dados levam em conta, além dos leilões previstos para 2021, novos certames que serão realizados após a conclusão de estudos em elaboração pela EPL. A principal expectativa é o arrendamento de dois terminais de granéis líquidos na Alemoa, no terreno hoje operado pela Transpetro. O STS08 e o STS08A devem receber investimentos de R$ 791,7 milhões e R$ 265,4 milhões, respectivamente. Os dois leilões estão previstos para o segundo semestre de 2021.

A Tribuna de Santos (página A-8): Em 2021, uma nova frente de dragagem

A SPA prevê o aprofundamento dos berços e acessos dos armazéns 12A ao 23 do Porto de Santos. Com a obra, a região de terminais de granéis sólidos também poderá receber embarcações de grande porte. A dragagem será realizada em 1,7 mil metros de berços, entre o Paquetá e Outeirinhos, com profundidades de projeto que variam de 11,3 a 13,5 metros.

Jornal Extra Alagoas: Governo prepara leilão do único terminal para estocar açúcar no Porto de Maceió

O governo federal anuncia para 2021 mais um leilão no complexo portuário de Maceió. O terminal MAC13, cujo projeto de concessão foi encaminhado no dia 25 de agosto ao TCU, deve colocar a área à disposição da iniciativa privada ainda no primeiro semestre do próximo ano. O arrendamento pela empresa vencedora do leilão será por 25 anos. O governo também prevê a privatização de outros dois terminais no segundo semestre de 2021.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Cinco novos terminais portuários serão leiloados nos Portos do Itaqui/MA e de Pelotas/RS

A Antaq publicou, na sexta-feira (18/12), no DOU, os avisos de licitação dos terminais portuários destinados à movimentação e armazenagem de granéis líquidos combustíveis: IQI03 (com investimentos mínimos de R$ 106 milhões.), IQI11 (com investimentos mínimos de R$ 133 milhões), IQI12 (com investimentos mínimos de R$ 177 milhões), IQI13 (com investimentos mínimos de R$ 178 milhões), no Porto de Itaqui, e PEL01 (investimentos na ordem de R$ 16,4 milhões), no Porto de Pelotas. O leilão está previsto para o dia 9 de abril, na B3, em São Paulo. Os terminais IQI03 e IQI11 trarão uma novidade na licitação. Em acréscimo aos investimentos mínimos e mantendo-se o critério de seleção de maior valor de outorga, eles terão valores de outorga mínimos, respectivamente, de R$ 42,5 milhões e R$ 48,7 milhões.

Informativo dos Portos: Comitê promove melhorias no fluxo logístico de cargas químicas no Porto de Santos

Integrado pela Abiquim e SPA, o comitê vem discutindo ações para minimizar os impactos e melhorar a eficiência logística no fluxo dos terminais que operam produtos químicos e combustíveis, enquanto são realizadas as obras na Ilha Barnabé. Elas devem ser realizadas em 16 meses nos berços São Paulo e Bocaina, sendo 8 meses em cada berço. A estimativa da SPA é de que, com a curva de aprendizado no primeiro berço, além de medidas para aumentar a produtividade, seja possível encurtar o prazo no segundo berço. O comitê trabalha em procedimentos para que seja possível operar com segurança nos períodos noturnos, fins de semana e feriados, concomitantemente com as obras.

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco