A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Santos obtém aval da Marinha para operar navios de 366 metros
O aval técnico para a atracação de embarcações da classe New Panamax, com capacidade para transportar até 14 mil TEU, q discutido há anos e inicialmente esperado para o ano passado, deverá agora ser dado pela CPSP. Hoje o Porto de Santos está habilitado a receber navios com no máximo 340 metros, que carregam cerca de 9 mil TEU. A SPA indica uma economia total, nos próximos dez anos, de R$ 1 bilhão com os ganhos de escala, além da redução de custos com combustível e da ociosidade nos terminais.
Valor Econômico: ‘BR do Mar’ reduz frete em mais de 15%
Um estudo da EPL aponta que um fluxo de contêiner na rota Manaus-Santos (de 6.112 quilômetros) tem custo médio de R$ 0,0423 por tku (tonelada útil transportada por quilômetro), enquanto a implementação de medidas previstas no programa BR do Mar permitiria baixar esse valor para R$ 0,0360/tku. Na rota Santos-Suape (2.332 quilômetros) o frete está em R$ 0,0423 e poderia cair para R$ 0,0364/tku.
Valor Econômico: Acordo de cooperação dará rapidez a estudos no setor
A Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR) fechou um acordo de cooperação técnica para entregar ao MINFRA estudos sobre temas estratégicos no setor. A agenda abrange pontos como diretrizes para concessões visando apenas a manutenção do pavimento, aprimoramento da matriz de risco dos contratos e regulamentação futura do “free flow” (cobrança de pedágio por trecho utilizado). O ACT permitirá às concessionárias levar sugestões baseadas em suas experiências, como operadoras, sem que isso seja feito como um mero lobby ou instrumento de pressão.
Money Times, Portal Yahoo (reproduziram ontem à tarde matéria da Bloomberg) e Valor On-line (ontem à tarde): Congestionamento de portos no Brasil dá fôlego ao rali do açúcar
Os atrasos dos embarques, que atualmente afetam as exportações de soja do Brasil, também devem atingir o açúcar. A fila de navios que aguardam nos portos indica que provavelmente haverá gargalos em maio, quando o açúcar começa a ser escoado. O efeito dominó chega em um momento de oferta global de açúcar já apertada, pois muitos dos maiores produtores mundiais enfrentam contratempos.
CNN Brasil: Santos Dumont e Congonhas são qualificados para programa de desestatização
Decreto publicado no DOU de hoje, assinado por Jair Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes, libera estudos para avaliar a concessão à iniciativa privada de dezenas de empreendimentos dos setores de transporte rodoviário, portuário e aeroportuário. O ato qualifica trechos ao PPI, além de incluí-los no PND. Estão listados 24 aeroportos e 13 trechos de rodovias. No setor portuário, envolve a outorga de terminais nos Portos da Vila do Conde, Maceió, Suape e Santos e os Portos Organizados de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, além de abrir caminho para a desestatização da Codeba.
Folha On-line – Painel S.A (ontem à tarde): Caminhoneiros que foram protestar na sede do governo Doria voltam a falar em greve
Depois de comemorar a intervenção de Bolsonaro na Petrobras, um grupo de caminhoneiros que protestou ontem (22) em frente à sede do governo de João Doria voltou a falar em paralisação estadual. Eles pediam a redução do ICMS sobre o óleo diesel no estado, mas não foram recebidos.
Valor Econômico: Pesquisa indica que 82% das grandes companhias pretendem investir este ano
Pesquisa realizada pela CNI indica que a expectativa da maior parte dos entrevistados é de que os investimentos devem melhorar o processo produtivo e aumentar a capacidade de produção. O levantamento mostrou também que o ano passado começou e terminou fora da curva: 84% das empresas pretendiam investir em um percentual acima dos anos anteriores, mas devido à pandemia apenas 69% conseguiram fazê-lo.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página A-8): Reajuste de tarifas preocupa setor
Associações empresarias portuárias receberam com preocupação a informação do pedido de reajuste de tarifas do Porto de Santos. Alegam desconhecer o índice de aumento proposto pela SPA à Antaq e os impactos nos usuários. As tarifas tinham sido reajustadas pela última vez em 2018, quando a companhia pediu autorização para aumentá-las em 54,4%, mas subiram 16,67% aprovadas pela Antaq.
A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Alfândega realiza pesquisa com a comunidade portuária
A Alfândega do Porto de Santos realiza a pesquisa de Percepção da Integridade Aduaneira, hoje, das 9h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, em estações móveis instaladas no térreo de seu edifício-sede, em Santos. O levantamento é uma parceria entre a RFB e a OMA e tem por objetivo fortalecer a integridade desse órgão nacional.
Imprensa segmentada:
Comex do Brasil: Governo insere blockchain no Portal Único visando reduzir burocracia e dar agilidade ao comércio exterior
O governo federal anunciou no fim de janeiro que começou a ser utilizado o bConnect no Portal Único de Comércio Exterior. A nova tecnologia é uma blockchain de compartilhamento de dados desenvolvida pelo Serpro em parceria com a RFB, e agora poderá ser o espaço de armazenamento de procedimentos, normas e estatísticas sobre transações internacionais de bens e prestações de serviço.
Portos e Navios: Fabricantes chineses freiam aumento da produção de contêineres
Ainda não há contêineres suficientes nos lugares certos para equilibrar o transporte marítimo no mundo. A esperança era que as fábricas de contêineres chinesas acelerassem a produção, mas não há registro de que isso venha acontecendo. O motivo seria a manutenção dos altos preços dos equipamentos. Três empresas chinesas – CIMC, DFIC e CXIC – produzem cerca de 80% dos contêineres do mundo. A Drewry Container Maritime Research estima que a produção global aumentará 6,5% este ano.
Portos e Navios: Antaq promove ajustes na agenda regulatória
O objetivo, segundo a agência, é aumentar a transparência, conferir previsibilidade às ações e permitir a participação social. A Res. 8.100/2021, que trata do assunto, foi publicada no DOU na última sexta-feira. A Agenda Regulatória é o documento que indica o conjunto de temas prioritários que a Antaq se propõe a desenvolver em um quadriênio. Excepcionalmente, o período da próxima Agenda terá a duração de três anos (2022-2024), sendo que o quadriênio subsequente será concomitante com o Planejamento Estratégico da Agência (2025-2028).
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