Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 23/07/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial

Destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional.

Valor Econômico: Infraestrutura aposta em 153 obras e nove projetos de lei no Pró-Brasil

A pasta encaminhou à Casa Civil sua última lista para o programa de retomada econômica, que incluem 153 obras públicas, com dotação de R$ 40,4 bilhões de 2020 a 2023. Além da carteira de concessões, que soma R$ 230 bilhões, sugere empreendimentos com recursos públicos. Há 71 projetos em rodovias, 45 em portos ou hidrovias, 30 obras em aeroportos e outros sete em ferrovias. Entre os destaques estão a construção do segundo trecho da Fiol no interior da Bahia, a implantação da Perimetral em Santos e reformas em 16 aeroportos regionais e no terminal de passageiros de Campo Grande. E propõe 9 projetos de lei considerados prioritários, a maioria já em trâmite no Congresso.

UOL | Notícias: Brasil não tem condições de crescer hoje na briga entre China e EUA

Especialistas avaliam que o aumento da tensão na relação entre China e Estados Unidos pode afugentar negócios mundo afora e o Brasil não tem hoje condições de tirar vantagem dessa disputa e crescer comercialmente. O país não tem parque industrial nem estratégia de governo para avançar nessa seara agora, afora que a pauta de exportação é baseada em produtos primários e não consegue avançar em outros setores.

Terra: Importações de carne suína pela China saltam 128% em junho na comparação anual

A China importou 400 mil toneladas de carne suína em junho. É o quarto mês consecutivo de embarques com o dobro dos volumes registrados em períodos anteriores. Importadores tentam suprir o mercado em meio à escassez de oferta doméstica. A produção interna caiu 20% no primeiro semestre, depois que uma epidemia de peste suína africana matou milhões de porcos no país no ano passado. Mas as chegadas devem cair nos próximos meses, depois que o país começou a testar contêineres de alimentos congelados para a presença do coronavírus.

Estadão (ontem à tarde): Com queda nas importações, superávit da balança comercial deve subir este ano

Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as importações ficarão em US$ 145,255 bilhões este ano, um tombo de 18,1% em relação a 2019. Em dezembro de 2019, antes da pandemia, a projeção apontava para US$ 191,21 bilhões em importações no ano. As maiores quedas projetadas pela AEB se referem à importação de bens de consumo duráveis (US$ 3,639 bilhões em 2020, tombo de 32,5% ante 2019) e de combustíveis e lubrificantes (US$ 12,818 bilhões, tombo de 38,0% em relação ao ano passado). A importação de bens de capital deverá cair 10,0%, para US$ 22,707 bilhões. Do lado das exportações, a AEB estima que somarão US$ 192,721 bilhões em 2020, queda de 13,9% ante 2019. Em dezembro do ano passado, a estimativa apontava para exportações de US$ 217,34 bilhões em 2020.

Imprensa regional:

Agência de Notícias do Paraná: Área de apoio logístico será licitada no Porto de Paranaguá

A Portos do Paraná vai licitar em 05 de agosto uma área não operacional, exclusiva para apoio logístico, com vista a continuar a regularização das áreas dos portos de Paranaguá e Antonina. O espaço será ofertado através de Cessão de Uso Onerosa, com o aval da SNPTA e da Antaq. O vencedor não poderá usar o terreno para movimentação ou armazenagem de cargas.

Diário do Comércio (MG): AEB estima redução no superávit da balança do País

Os resultados de Minas Gerais também deverão sofrer impactos, mas em menor intensidade, devido principalmente à concentração da pauta exportadora em commodities. O minério de ferro continua com boa demanda e o preço em elevação.

G1 | Santos: Arqueólogo diz que ‘navio misterioso’ revela mais detalhes a cada recuo da maré em SP

Uma equipe de arqueólogos do Centro Regional de Pesquisas Arqueológicas esteve no local onde destroços de um navio, encalhado na praia do Embaré, voltaram a aparecer em Santos nesta semana. O projeto de escavação dos destroços foi suspenso no fim do ano passado, por falta de verba. Seriam necessários R$ 2 milhões para que o projeto fosse aceito Iphan. Os destroços podem ser do veleiro inglês Kestrel, que encalhou em 1895, mas a confirmação só virá com a escavação.

Imprensa setorial:

Brazil Modal: Demanda por frete rodoviário pelo agronegócio aumentou 25% em junho

Estudo mensal realizado pela Repom mostra também que no acumulado dos primeiros seis meses do ano, a demanda do setor aumentou 11% em relação ao intervalo correspondente de 2019. O Índice de Fretes e Pedágios também analisou aponta crescimento de 50% na rota de de Santos.

Informativo dos Portos: Porto seco Multilog em Foz do Iguaçu se mantém como o maior da América Latina em movimentação de cargas

Para garantir o intenso fluxo da fronteira que teve quase 70 mil caminhões liberados, o Porto Seco de Foz do Iguaçu adotou medidas para agilizar os processos, assegurar o pleno fornecimento de mantimentos essenciais à sociedade e garantir total segurança nas operações. Argentina, Chile e Paraguai foram os países que mais movimentaram cargas, seguidos dos trâmites nacionais. No primeiro semestre, 38 mil cargas de importação foram liberadas (cereais, produtos da indústria de moagem e hortícolas, dentre outras). Dos trâmites de exportação, foram 31 mil liberações (com destaque para plástico, papel, celulose, máquinas e instrumentos mecânicos).

Fórum Brasil Export: Executivos de portos secos falam sobre desafios logísticos e potencial do Centro-Oeste em webinar do Brasil Export

Em webinar realizado pelo Fórum Brasil Export ontem, o presidente do Porto Seco Cuiabá, Francisco Almeida, falou sobre os incentivos fiscais que o estado proporciona aos importadores e disse trabalhar na atração para o estado de novas empresas que compram mercadorias de outros países. Já o superintendente do Porto Seco Centro-Oeste, em Anápolis, Everaldo Fiatkoski, falou dos investimentos para redução do custo logístico da movimentação de mercadorias, que somou 55 mil contêineres desde 2014 e teve aumento de 53% em seu faturamento de janeiro a maio deste ano, ante o mesmo período de 2019, com destaque para a movimentação de produtos farmacêuticos.

 

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