Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 23/10/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Veja On-line – Coluna do Matheus Leitão (ontem à tarde): Movimentação nos portos cresce em relação a 2019, mas em aeroportos cai

O total de cargas movimentadas nos portos públicos foi de 108,8 milhões de toneladas no mês de agosto, alta de 2% na comparação com o mesmo mês de 2019. Nos TUPs, foram movimentadas 72,5 milhões de toneladas, avanço de 5%. Previsão da CNI é de que o transporte de cargas pelos portos vai continuar crescendo até chegar a um ponto de equilíbrio no início de 2021.

Isto É On-line (ontem à noite): Presidente da ATP: “Temos que torcer para o programa de desestatização dos portos brasileiros”

O presidente da ATP, Murillo Barbosa, em live promovida pela revista ontem, falou das amarras no transporte marítimo de cargas e das oportunidades que o setor tem para seguir o caminho no pós-pandemia. Lembrou que por via marítima foram realizadas quase 75% de todas as transações brasileiras no primeiro semestre deste ano. E prevê aumento ainda maior nos terminais privados até o fim do ano, com a safra recorde de grãos.

Folha On-lineEstadão On-line Valor On-line (ontem à noite): Ministério Público tenta suspender processo de concessão da Ferrogrão

O MPF quer suspender o processo de licitação da ferrovia por falta de consulta prévia a povos indígenas que serão afetados pelas obras. Com investimentos de R$ 12 bilhões, o projeto é uma das maiores obras de infraestrutura em desenvolvimento pelo governo, que elegeu o setor ferroviário como prioridade do novo plano nacional de logística, previsto para 2021. O processo de concessão da ferrovia está em análise no TCU e a expectativa seria realizar a licitação já no primeiro trimestre de 2021.

Folha On-line – Coluna Vaivém das Commodities (ontem à tarde) e Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Agência Brasil): Evolução do PIB agropecuário será ainda melhor

O crescimento do setor, estimado anteriormente em 1,6% pelo Ipea, deverá atingir 1,9%. A evolução acima do previsto se deve a novos números na produção das lavouras apresentados pelo IBGE. Soja, milho e café são destaques. Para 2021, porém, o PIB da agropecuária recua em relação às previsões anteriores, retraindo de 2,4% para 2,1%, devido à melhora deste ano, que eleva a base de comparação.

Valor Econômico: Ásia ganha espaço e absorve metade da exportação brasileira

Praticamente metade dos embarques brasileiros tem como destino um grupo de países distantes cerca de 50 dias por via marítima. A Ásia, excluindo Oriente Médio, absorveu de janeiro a setembro deste ano US$ 76,22 bilhões em produtos brasileiros, o que representou 48,7% do total exportado. Em iguais meses do ano passado essa fatia era de 40,5%. A exportação para o continente cresceu 10,9% no período, enquanto o total embarcado pelo Brasil caiu 7,7%, segundo a Secex.

Valor On-line (ontem à tarde): Exportações de suco de laranja registraram forte queda nos três primeiros meses da safra 2020/21

Os embarques de suco de laranja do país somaram 223,7 mil toneladas entre julho e setembro renderam US$ 316,7 milhões, segundo a CitrusBR, que representa a Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus. Em relação ao mesmo período da temporada passada, o volume caiu 26% e o valor das vendas foi 40,1% menor.

Revista Piauí (ontem): Em cinco anos, apreensões de cocaína triplicaram de tamanho no Brasil

Em 2014, foram recolhidas 33,9 toneladas de cocaína em todo o País. Em 2019, as apreensões já somavam 104,6 toneladas. Grande parte da cocaína que passa pelo Brasil tem como destino a Europa e é transportada por via marítima. As maiores apreensões acontecem, naturalmente, no Porto de Santos. Em 2018, a PF confiscou ali 23,8 toneladas. Em 2020, as apreensões continuam em alta: de janeiro a setembro, 14,1 toneladas, mais do que um terço do que foi apreendido em todos os portos.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): Especialistas defendem revisão do ISS

Aprimorar a interlocução do Poder Público com o setor empresarial, além de revisar a tributação e avaliar as potencialidades da cidade de Guarujá devem ser algumas das prioridades do futuro prefeito, segundo o diretor de operações da Santos Brasil, Roberto Teller, o diretor-executivo da ABTTC, Wagner de Souza, e a coordenadora da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB Guarujá, Juliana Cristina Jorge da Silva, que participaram ontem de webinar promovido pelo grupo A Tribuna.

Santa PortalIsto É On-line Portos e Navios (reproduziram ontem à noite matéria da Agência Brasil): Ministério da Infraestrutura entregará planos de logística até 2050

O transporte ferroviário no Brasil voltará a ser foco de investimentos e ganhará mais espaço na distribuição de insumos e mercadorias dentro do modelo logístico nacional, segundo o secretário Nacional de Transportes Terrestres do MINFRA, Marcello Costa, em entrevista à Agência Brasil. Ele destacou os planos de ampliação e renovação da malha ferroviária brasileira e as estratégias de financiamento e impulsionamento da economia por meio de melhorias logísticas.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Painel debate necessidade de investimentos para a região

O painel “A necessidade de investimentos para o crescimento do Nordeste”, previsto para a tarde da próxima terça-feira (27/10), integra a programação do Nordeste Export. O evento terá transmissão online e gratuita. Inscrições em: http://bit.ly/AssistaNordesteExport.

Fórum Brasil Export: Quarta etapa do Brasil Hack Export começa nesta quinta-feira com o desafio sobre cabotagem

O desafio tecnológico da Seletiva Nordeste, iniciada ontem, é popularizar a cabotagem como solução para movimentação de cargas para pequenos e médio produtores. O tema também será discutido no Nordeste Export e o incentivo a esse modal está em tramitação na Câmara dos Deputados, com o Projeto de Lei do “BR do Mar”. A maratona tecnológica se estende até domingo (25) e a equipe campeã será anunciada na abertura do Nordeste Export, na próxima segunda-feira (26).

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco