Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 24/01/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão On-line, Correio Braziliense On-line e O Globo On-line (ontem à tarde): Bolsonaro autoriza entrada do Brasil em acordo que abre licitações a estrangeiros – O presidente autorizou a entrada do Brasil no Acordo de Compras Governamentais da OMC, que obriga seus membros (países da Europa, EUA, China e Japão) a dar condições isonômicas a empresas estrangeiras e nacionais em licitações públicas nas áreas de bens, serviços e infraestrutura. Em sua conta no Twitter, defendeu “licitações mais transparentes” e “ampla concorrência internacional”, que resultarão num “mercado de US$ 1,7 trilhão”. Questionado se a decisão não impediria a promoção de políticas industriais, disse que o Brasil não pode ser uma fábrica de bilionários às custas de seus consumidores. Precisa receber os maiores fluxos de investimentos e se integrar às cadeias globais de negócio.

Estadão On-line (ontem à tarde): Brasil tem acordos para abrir compras do governo a estrangeiros desde 2016, mas ainda não vigoram – A CNI diz que o Brasil tem um gargalo no processo de internalização de atos internacionais em geral. Mesmo depois de aprovado no Congresso, é redistribuído para os ministérios para reanálise. A entrada em vigor dos acordos já em tramitação significa o acesso a um mercado de US$ 1,8 trilhão (US$ 1,6 trilhão da União Europeia, US$ 86 bilhões entre os países do Mercosul, US$ 85 bilhões do Efta, US$ 11 bilhões do Chile, US$ 11 bilhões do Peru.

Portal Veja On-line: Em Davos, Guedes vende a imagem de um Brasil tipo exportação – A decisão do governo de delegar ao ministro Paulo Guedes a representação brasileira em Davos foi acertada. O objetivo era tirar o Brasil do foco da polêmica ambiental. Nas palestras e reuniões, Guedes buscou atrair o interesse de investidores para a agenda de reformas. Anunciou a abertura dos pleitos para empresas de fora e ofereceu um cardápio com opções que vão de ferrovias a infraestrutura para a instalação de rede 5G. Houve boa receptividade entre os presentes.

Reuters e O Globo On-line (ontem à tarde): Brasil pede à Índia corte de taxas de importação sobre produtos de frango – Com isso, o Brasil poderá aproveita a crescente demanda indiana por esses produtos, impulsionada por um crescimento na renda e mudanças nos hábitos alimentares locais. A Índia impõe taxas de importação de 100% sobre produtos de frango e de 30% sobre frangos inteiros, consideradas elevadas demais para que países como Brasil e EUA consigam avançar no mercado local, onde a indústria de frango tem crescido mais de 10% ao ano.

Folha On-line (ontem à noite): Bolsonaro e Modi se reúnem na Índia por comércio e alívio de crises domésticas – Bolsonaro chega hoje a Déli para encontro amanhã com o primeiro-ministro Narendra Modi em que anunciarão 20 acordos bilaterais. O principal é o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, que dará mais segurança jurídica ao investidor indiano no Brasil e ao brasileiro na Índia. Hoje, há US$ 6 bilhões em investimentos indianos no Brasil, e apenas US$ 1 bilhão de aportes brasileiros na Índia.

Imprensa regional:

Editorial da Tribuna de Santos: Movimentação no Porto de Santos – Os dados de 2019 mostram certa frustação nas expectativas otimistas de movimentação. A movimentação de contêineres recuou 0,3% em unidades; em TEU cresceu apenas 1%. É preciso discutir e planejar o futuro do porto, diante das possibilidades logísticas para a produção agrícola da região Centro-Oeste e a instabilidade do mercado internacional de commodities.

A Tribuna de Santos: Santos: operação deve crescer 4,5% – A movimentação de contêineres no Porto de Santos, neste ano, deve crescer entre 4% e 4,5%, acompanhando a tendência de aumento projetada para as operações nacionais e como reflexo de projetos como o BR do Mar, segundo avaliação da Maersk. Outros fatores que podem fomentar o crescimento das operações do Porto são o s investimentos logísticos.

A Tribuna de Santos: Justiça mantém suspensão de contrato – A juíza federal Alessandra Nunyens Aguiar Aranha, da 4ª Vara Federal de Santos, manteve, na noite de quarta-feira (22), a suspensão do contrato de dragagem do Porto de Santos. A decisão foi ratificada após manifestação da DTA Engenharia, que pediu reconsideração da decisão.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Brasil e Coreia do Sul firmam acordo para impulsionar portos – O memorando visa a cooperação contínua para o desenvolvimento de infraestrutura e operações de portos e terminais desses países. E buscará coordenar a utilização de recursos para o aprimoramento dos sistemas e das instalações portuárias. O próximo passo será identificar os tópicos a serem explorado na cooperação.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal (reproduz release da RFB): Receita moderniza Trânsito Aduaneiro – A matéria fala das medidas adotadas para modernização do processo, como a criação da funcionalidade de Anexação de Documentos que instruem a DTA e a recepção dos documentos via sistema diretamente pela autoridade aduaneira da Receita Federal ou de forma automática, conforme o caso, além da integração do Portal Siscomex e Siscomex Trânsito, que permite a instrução da DTA com os documentos digitalizados.

Brazil Modal e Portos e Navios (reproduzem release do Porto de Suape), Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio: Porto de Suape volta a bater recorde de movimentação de cargas – Em 2019 foram 23,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas, volume 2% superior ao do ano anterior. O resultado está associado à diversificação de cargas movimentadas no porto. A movimentação de carga conteinerizada cresceu 5,7%, passando de 5 milhões de toneladas em 2018 para 5,3 milhões, no ano passado. Em TEU  o aumento foi de 4,7 %, atingindo 476.304 mil TEU. A movimentação de granéis líquidos ficou estável, com aumento de 0,1%, somando 17,634 milhões de toneladas.

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