Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 24/02/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Concentração no transporte marítimo preocupa CNI

Um estudo recente da CNI alerta que o número de empresas de navegação que transportam contêineres no Brasil caiu de 23, em 2015, para 14, em 2019 – destes, oito são grandes companhias, reunidas em três alianças globais nas quais compartilham operações. O resultado da concentração é a queda da concorrência, o que amplia a pressão sobre os fretes e gera arbitrariedades na prestação do serviço.

Valor On-line, Informativo dos Portos e Portos e Navios: Governo reduz taxas de importação de 25 produtos

As tarifas de importação de 25 produtos foram reduzidas em reunião do Gecex, núcleo colegiado da Camex do Ministério da Economia. Os cortes estão em quatro resoluções publicadas na edição de ontem (23) no DOU. As medidas permitem desonerar impostos sobre bens que não são produzidos no Mercosul, garantir o abastecimento normal e fluido de mercadorias no bloco, facilitar o enfrentamento da pandemia e aperfeiçoar a mensuração do comércio por meio da criação de códigos específicos da NCM.

Folha On-line (ontem à tarde): Governo estuda ‘bolsa caminhoneiro’ contra alta do diesel sem interferir na Petrobras

Dentre as medidas para reduzir o impacto do aumento dos preços dos combustíveis, sem interferir na política da Petrobras, está a criação de um “voucher caminhoneiro”. A ideia seria calcular uma média dos quilômetros rodados e do consumo de diesel. Quando o preço aumentasse, os profissionais teriam uma restituição do valor equivalente à tributação federal. Para além da solução momentânea, o governo pretende colocar em funcionamento, no segundo semestre, o Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), que vai simplificar a documentação do frete, formalizar o trabalho dos autônomos, facilitar sua bancarização e permitir a criação de recebíveis de frete.

Portal Terra: Movimento de caminhões aumenta e safra de soja 20/21 começa a chegar a Paranaguá

Segundo a Portos do Paraná, o movimento de caminhões que descarregam o produto nos terminais paranaenses já se intensificou e deve chegar aos 2 mil veículos por dia, a partir da primeira semana de março. A expectativa é que o porto receba 2 milhões de toneladas no mês que vem.

Estadão On-line (ontem à tarde): Pesquisa da CNI aponta que grandes fábricas pretendem retomar investimentos em 2021

Para 2021, 82% das grandes fábricas pretendem retomar os investimentos e um terço delas planeja aumentar a capacidade de produção neste ano. No ano passado, apenas 69% das grandes empresas do setor fizeram algum investimento, o menor porcentual desde 2016, quando apenas 67% das maiores fábricas modernizaram ou expandiram suas linhas.

Imprensa regional:

Diário do Litoral, Santa Portal (ontem à tarde), A Tribuna de Santos, Correio Braziliense (Mercado S.A), Portos e Navios, Informativo dos Portos e Guia Marítimo: Porto de Santos é homologado para receber navios de 366 metros 

O Porto de Santos recebeu ontem (23) a homologação da Marinha do Brasil para receber navios da classe New Panamax, em reunião na sede da SPA, onde o termo foi entregue. Hoje o Porto recebe, no máximo, embarcações de até 340 metros de extensão, com capacidade para cerca de 9 mil TEU. Para garantir a navegação segura desses novos navios (impresso, p.8), com capacidade de 14 mil TEU, a operação demandará medida extra de segurança, como a presença de rebocadores de reserva, além de condições específicas de ventos e velocidade.

Correio do Povo (ontem à tarde): Porto de Pelotas consta em decreto de desestatizações do governo federal

O Porto de Pelotas consta na lista de desestatizações publicada pelo governo no DOU de ontem (23). O decreto qualifica empreendimentos rodoviários, portuários e aeroportuários para o PPI. O terminal portuário é a única estrutura gaúcha que consta na lista divulgada. O Porto de Pelotas tem atualmente quatro acessos: rodoviário pelas BRs 332 e 471, ferroviário, marítimo e fluvial.

G1 Santos, Santa Portal (ontem à noite) e A Tribuna de Santos (página A-7): Receita Federal localiza meia tonelada de cocaína em carregamento no Porto de Santos

Segundo a RFB, os 501 kg de cocaína estavam escondidos em um carregamento de açúcar acondicionado em dez contêineres. A droga foi localizada por meio de imagens de escâner e contou com apoio de cães farejadores. Passaria pelo porto de Antuérpia e depois iria para Gana. Em 2021, a RFB localizou mais de duas toneladas e meia de cocaína em cargas no Porto de Santos.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos: Ministério da Infraestrutura assina acordo com APEX-Brasil para atrair investimentos estrangeiros

O secretário Marcelo Sampaio assinou, na segunda-feira (22), o Acordo de Cooperação Técnica com a Apex-Brasil para promover a infraestrutura brasileira e o portfólio do MINFRA no exterior. O acordo também contempla missões temporárias em escritórios da Apex no exterior, chamadas “Minfra’s Secondment Program” destinadas a atender e apoiar investidores estrangeiros e coordenar roadshows.

Portos e Navios: Complexo portuário de Itajaí e Navegantes abre janeiro de 2021 com 18% de aumento na movimentação de cargas

Em janeiro movimentou 115.749 TEU e 1.303.984 toneladas. No comparativo com o mesmo período de 2020, registra aumento de 17% na movimentação de TEU e 18% na tonelagem.

Informativo dos Portos: Porto de Vitória começa a operar VTMIS em sistema 3D

A nova ferramenta oferece ao operador diferentes ângulos e visualização em três dimensões, incluindo a mesma visão que o comandante do navio tem quando está no passadiço. A versão em 3D também reproduz, em tempo real, a situação climática da área, como força do vento, existência de nevoeiro e as condições do mar.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco