Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 24/03/2021

Prezados senhores, bom dia.

Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:

Valor (coluna do Nilson Teixeira, da Macro Capital Gestão de Recursos): Baixo crescimento pode ser duradouro

A expansão média do PIB brasileiro nas últimas quatro décadas foi muito inferior à média dos países emergentes, notadamente os da Ásia. O ambiente de negócios, empecilho à maior expansão da economia, tem evoluído pouco. A baixa abertura comercial e as barreiras não comerciais continuam dificultando o comércio internacional e a incorporação de tecnologia aos produtos locais. A intensa presença do Estado na economia é outro fator que interfere no crescimento. A expectativa para os próximos anos é ainda menos alvissareira. Mesmo após a recessão de 2020, a mediana das expectativas de mercado do Focus para o crescimento do PIB em 2021 é de somente 3,2%.

Estadão (artigo do advogado Luis Felipe Dalmedico Silveira, especialista da área contratual e sócio do escritório Finocchio & Ustra): Concessões, ESG e a nova Lei de Licitações

Boa parte dos projetos de infraestrutura nacional possuem vocação ESG (Environmental, social and governance), o que significa uma oportunidade para atração de recursos para o setor. Áreas como transporte ferroviário, rodovias, portos e aeroportos possuem conexão com questões relacionadas ao meio ambiente e melhoria de indicadores sociais. Grande parte desses ativos ainda são geridos diretamente pelo Estado, ao mesmo tempo em que são suscetíveis, legalmente, de delegação à iniciativa privada. O essencial é constatar que a Administração Pública terá em mãos um ferramental bastante diverso no sentido de incorporar aos projetos de concessão de ativos algumas características ou qualidades típicas de empreendimentos ESG, que pode ser um importante elemento para a atração de recursos estratégicos para projetos que visem incrementar e aprimorar a infraestrutura nacional.

CNN Online: Navio de 400 metros encalha no Egito e provoca congestionamento no Canal de Suez

Sete rebocadores tiveram que socorrer o navio Ever Given, que foi atingido por fortes rajadas de vento e encalhou ontem (23) no Canal de Suez, no Egito. Ele ia do Mar Vermelho para o Mediterrâneo, mas rua rota era da China para a Holanda. Outros 15 navios que iam ao norte do canal tiveram de ser ancorados até que a via fosse liberada. Segundo a Autoridade do Canal de Suez, cerca de 12% do volume do comércio mundial passa pelo canal artificial. Em 2020, passaram pela via quase 19 mil navios, com uma tonelagem líquida de 1,17 bilhão de toneladas. Isso dá uma média de 51,5 navios por dia.

Isto É Dinheiro: “Estamos otimistas em relação a movimentação portuária no Brasil em 2021”, diz Sepúlveda, da Santos Brasil

Live ontem com o CEO da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, trata do cenário portuário nacional, da reação positiva do setor em meio à nova onda de Covid e ao lockdown decretado nesta semana na Baixada Santista e também da perspectiva de que os portos vão prosseguir respondendo à demanda do comércio mundial.

Imprensa regional: 

A Tribuna de Santos (impresso): Fase inicial de estudos para desestatização acaba em abril

Ela inclui o diagnóstico dos pontos fortes e dos problemas enfrentados na Autoridade POrtuária. O modelo a ser utilizado para a gestão da empresa após a desestatização deve ser discutido pela comunidade portuária no segundo semestre. A previsão do Ministério da Infraestrutura é de que ainda neste ano seja concluída a etapa de consulta pública e a consolidação desses resultados na modelagem. Os estudos seguem a mesma linha já executada no processo de desestatização da Codesa, no qual a consulta pública está em andamento e uma audiência já foi realizada com o objetivo de debater a proposta de modelagem.

A Tribuna de Santos (impresso): Autoridade Portuária prepara dois pátios de caminhões

Em até 30 dias, interessados na implantação e na operação de dois estacionamentos para caminhões na Ponta da Praia, em Santos, deverão manifestar interesse à Autoridade Portuária de Santos. Através de um chamamento público aberto pela estatal, o local será utilizado preferencialmente por caminhoneiros autônomos e que transportam carga entre terminais portuários e retroportuários do Porto. O edital de chamamento e seus anexos estão disponíveis no site www.por-todesantos.com.br.

Santa Portal: Prefeitura de Santos disponibiliza transporte para trabalhadores portuários avulsos

O OGMO/Santos informou que a Prefeitura Municipal de Santos irá disponibilizar transporte para os trabalhadores portuários avulsos para atividades no Porto de Santos. Essa é uma medida emergencial e temporária por conta do lockdown. Os trabalhadores deverão apresentar a credencial emitida pela Autoridade Portuária de Santos para justificar sua circulação nos municípios da Baixada Santista.

Imprensa segmentada:

CargoNews:  Mulheres na Logística: Especial da Intermodal South America reúne profissionais de peso do setor

Amanhã, às 9 horas, a presidente da Kopenhagen, Renata Vichi; a diretora de supply chain da Nivea, Fátima Ribeiro, e a diretora de operações logísticas do Mercado Livre, Olga Brandt, participam de webinar ‘Inspirando Pessoas e Transformando Negócios: A Trajetória até a Liderança’, realizado pela Intermodal. A programação seguirá até o final da tarde, com vários painéis. Mais Informações em: bit.ly/2ZV1Vv6

Portogente e Portos e Navios: Entidades portuárias mostram força do setor e apresentam pleitos ao governo

A Coalizão Empresarial Portuária, composta por seis entidades representativas do setor, dentre as quais a ABTRA, se reuniu ontem com o presidente Bolsonaro para apresentar o pedido de prorrogação do Reporto por mais cinco anos ou até que uma Reforma Tributária esteja implementada na sua plenitude. O grupo apresentou o panorama atual da atividade, com os resultados positivos de 2020 e o crescimento dos investimentos nos últimos anos. Também informou ao presidente que encaminhou ao Ministério da Infraestrutura propostas de alteração no marco regulatório do setor.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco