A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Programação de repasses de novos terminais portuários está mantida
Em abril os portos brasileiros movimentaram 16,6% a mais que em abril de 2019, graças ao incremento de 28,9% no transporte de plataformas. Descontando esse item, o resultado muda. O mês fechou com perda geral de 19,21% em relação a abril de 2019, queda de 39,1% em granel líquido e 41% em carga geral. Em contêineres recuou 6,2%, em linha com as estatísticas do Banco Mundial, que apontam queda de 4% no mercado global. Só o granel sólido avançou 12,5%. Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil [e VP da ABTRA], explica que o lockdown da China em fevereiro gerou uma crise global de oferta, ao deixar de enviar carga para o mundo, e em seguida outros países entraram em isolamento gerando uma crise de demanda generalizada.
Valor Econômico: Governo debate regras da cabotagem
Dino Batista, diretor do departamento de navegação e hidrovias do MinFRa, informa que o BR do Mar está tramitando como PL, não mais como MP, e que as diferenças conceituais com o a pasta da Economia já foram sanadas em novo texto que precisa de análise da secretaria de Defesa da Concorrência, Receita Federal, Tesouro Nacional e Casa Civil para depois ser enviado ao Congresso. Ele diz que o processo deva levar algumas semanas.
Valor Econômico: Renovação de ferrovias da Vale deve financiar conclusão de mais obras
O governo pretende usar a renovação antecipada das duas concessões de ferrovias da Vale para viabilizar a conclusão de outros dois projetos no setor: a Nova Transnordestina e a Fiol, segundo o ministro Tarcísio Freitas. A prorrogação dos dois contratos já foi submetida a audiência pública e teve suas propostas encaminhadas ao TCU.
Valor On-line (ontem à tarde): Temos condições de proporcionar taxas de retorno incomparáveis no mundo, diz Tarcísio
Em Live ontem do jornal Valor, o ministro disse que o Brasil é o único país do mundo a oferecer taxas de retorno reais de 10% a 12%, “e com muita capacidade de alavancar em função de upsides. Mas não informou para quanto podem subir as Taxas Internas de Retorno (TIR) referenciais para portos (8% ao ano) e rodovias (9% ao ano). Disse que as avaliações estão sendo feitas caso a caso. Outra matéria do Valor informa que Tarcísio reiterou a disposição no rol de concessões de rodovias novos investimentos, como a Fernão Dias e a Transbrasiliana.
Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Todos vão perder um pouco, diz Freitas sobre devolução de aeroportos
O ministro lembrou que, nas devoluções dos aeroportos de Viracopos e São Gonçalo do Amarante, o Estado perde um pouco de outorga e no encontro de contas o banco financiador também vai perder, assim como o concessionário que está saindo.
O Globo On-line (ontem à tarde): Recuperação do setor automotivo pós-pandemia será lenta, diz Anfavea
A entidade estima a queda de 40% na venda de veículos este ano. Só no estado do RJ, o licenciamento de novos veículos até agora no ano despencou 51,5%. Pesa na previsão sombria o que a entidade avalia como a limitação na capacidade do governo de estimular a economia.
Editorial do Estadão: Desafios à liderança do agronegócio
A safra de grãos caminha para um recorde e o crescimento nas exportações deve garantir a segurança da balança comercial. Mas o agronegócio precisa robustecer a equipagem e firmar o prumo para navegar com força total. A China segue sendo o grande comprador, tanto mais que o seu déficit nas carnes suína e bovina deve se manter. Internamente, o setor precisa fazer valer sua importância estratégica e aproveitar que o Ministério da Infraestrutura reúne quadros técnicos e competentes para pleitear reformas em setores cronicamente defasados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (página A-8): Novo sistema vai agilizar emissão da Livre Prática
A SNPTA e a Anvisa passam a utilizam o PagTesouro no sistema Porto Sem Papel (PSP). As informações referentes aos pagamentos de taxas serão transmitidas de forma ágil, o que vai garantir maior celeridade na obtenção do Certificado de Livre Prática e do Certificado Sanitário de Bordo para embarcações, necessários nas atracações nos portos.
Imprensa segmentada:
Fórum Brasil Export: Brasil Export reúne líderes de quatro grandes associações em webinar e estimula busca por melhor ambiente portuário no País
No webinar “Coalização de entidades e união por um melhor ambiente portuário no Brasil”, realizado ontem pelo Fórum Brasil Export, com os executivos da ABTRA, ABTP, ATP e ABOL, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, informou que a entidade está participando ativamente do projeto Port Community System, que visa a integrar todos os atores que fazem parte da comunidade portuária. [Ainda no webinar, a ABTRA foi elogiada como sendo a primeira entidade a trabalhar de forma colaborativa com órgãos públicos no Porto de Santos, incluindo a Alfândega e o Ministério da Agricultura/Vigiagro].
Comex do Brasil (com informações da OMC): Após previsão catastrófica, OMC começa a ver uma luz no fim do túnel para o comércio internacional
Após ter previsto em abril que o comércio mundial recuaria até 32% no ano, a entidade ontem informou que os volumes comerciais deverão registrar declínio acentuado em 2020, mas é improvável que atinjam esse pior cenário. Informou que o volume de comércio de mercadorias no primeiro trimestre diminuiu 3% e as estimativas iniciais para o segundo trimestre são de queda de 18,5% em relação ao mesmo período de 2019.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020