Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 24/07/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à tarde): Setor de portos privados eleva carteira de investimentos em R$ 3,2 bi

Segundo a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) o patamar de investimentos nos terminais privados cresceu R$ 43,02 bilhões desde 2013. O Sudeste é a região com mais recursos (R$ 22,1 bilhões), seguido pelo Nordeste (R$ 10,3 bilhões).

Folha On-line – Coluna Painel S.A (ontem à noite): Ministério da Infraestrutura lança selo anticorrupção para empresas

Em novo esforço para neutralizar o histórico de má reputação do setor, o selo será um atestado das práticas de transparência, responsabilidade social e sustentabilidade adotadas pelas empresas.  Faz parte do programa Radar Anticorrupção. Mais de 500 análises já foram feitas e 260 denúncias foram encaminhadas a autoridades policiais e órgãos de controle.

Estadão On-line e Correio Braziliense (ontem à tarde): Infraestrutura pede R$ 40 bilhões até 2023 para tocar obras do Pró-Brasil

Para começar a movimentar uma relação de 153 obras ainda neste ano, a pasta precisaria de uma injeção extra de R$ 5 bilhões. Além das obras públicas, a carteira de concessões em andamento prevê aportes de R$ 230 bilhões. O ministro Tarcísio de Freitas afirmou que o braço de investimento público do Pró-Brasil não fere pilares fiscais. Reiterou que o norte do programa são as mudanças regulatórias e normativas, por meio de projetos de lei ou alterações em resoluções de agências regulatórias e do ministério.

Editorial do Estadão: Os caminhos da reconstrução

O documento Brasil Pós Covid-19, do Ipea, lançado nesta semana, traz 30 propostas a serem adotadas no curto a longo prazo, nas seguintes frentes: 1) Reconstrução das cadeias de produção; 2) Inserção internacional; 3) Investimentos em infraestrutura; e 4) Proteção de populações vulneráveis. A infraestrutura seria a principal alavanca de uma recuperação sustentável, incluindo atratividade dos contratos público-privados e novas oportunidades para o capital privado. Além da criação de uma câmara de revisão de concessões, é preciso remover os entraves burocráticos que dificultam a participação do capital externo e criar condições favoráveis à expansão de novos projetos.

Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Associação prevê queda de 13,9% nas exportações brasileiras em 2020

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) revisou as projeções para a balança comercial brasileira que incluem também o recuo de 18,1% nas importações, para US$ 145,2 bilhões, na comparação com 2019. Na previsão anterior, divulgada 18 de dezembro de 2019, os desembarques teriam crescimento de 7,8%, para US$ 191,2 bilhões.

Estadão: Banco do Brics elege a sustentabilidade como foco dos investimentos no pós-pandemia

Além de anunciar nesta semana o financiamento de US$ 1 bilhão ao governo brasileiro para auxílio ao combate à covid-19, o NDB avalia uma carteira de investimentos no país que soma US$ 820 milhões. A maior parte (US$ 500 milhões) é negociação direta com empresas privadas e pode ser aprovada até o fim deste ano. Para 2021 o volume dos projetos de infraestrutura e logística em análise pode passar de US$ 1 bilhão, dependendo de como o cenário vai evoluir.

Valor Econômico: Aeroporto mais digital terá menos interação física

O Ministério da Infraestrutura prepara o lançamento de duas novas plataformas para reduzir em 80% o tempo médio de processamento de cargas aéreas e automatizar a triagem de passageiros, por meio de tecnologia de reconhecimento facial, para que não haja interação física. A substituição de documentos em papel por protocolos digitais deve permitir o processamento das informações sobre a carga do pouso em solo, com o mínimo de três horas de antecedência. O projeto piloto será implantado nos aeroportos de Brasília e Florianópolis, a partir de setembro.

Portal Uol (reproduz matéria da Reuters): Comércio global foi afetado por restrições durante crise de Covid-19

O relatório semestral divulgado hoje pela OMC aponta novas e acumuladas restrições à importação, justo quando as economias precisam se reconstruir devido à crise de Covid-19. Mas algumas restrições à exportação impostas sobre máscaras cirúrgicas, medicamentos e equipamentos médicos no início da pandemia estão sendo revertidas. No mês passado as estimativas da OMC para o segundo trimestre de 2020 eram de queda ano a ano no comércio mundial de cerca de 18%.

Valor Econômico: China cobra paciência e agressividade do Brasil

O ministro da Embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui, afirmou que a suspensão das exportações de frigoríficos brasileiros por Pequim foi uma medida de “precaução, prevenção e antecipação” para não “desperdiçar” o esforço do governo chinês no combate à covid-19. Há indícios de que as embalagens podem ter vínculo com a contaminação. Ele garantiu que os bloqueios são temporários e não vão impactar na relação comercial entre os dois países. Cinco unidades brasileiras estão proibidas de exportar por conta de casos da covid entre funcionários.

Imprensa regional: 

A Tribuna de Santos (página B-4): Agência vai comparar preço de THC em terminais

O Boletim Informativo Aquaviário da Antaq do 1º trimestre de 2020 traz dois novos indicadores: o valor do THC nos principais terminais portuários do mundo e a utilização de frota de porta-contêineres na cabotagem. Eles passarão a compor as edições trimestrais da agência. O THC cobrado por contêiner para exportação no Porto de Santos variou de US$ 127 a US$ 154, dependendo do transportador marítimo. No Porto de Buenos Aires o valor variou de US$ 205 a US$ 230, em Roterdã foi de US$ 223 a US$ 255 e em Hamburgo, de US$ 255 a US$ 271.

G1 SC Folha do Litoral (ontem à tarde): Meia tonelada de cocaína que ia para Itália é apreendida em porto de SC

A equipe da RFB encontrou os tabletes de cocaína escondidos em uma carga de madeira que ia para o porto de Gioia Tauro, quando os pallets de madeira passavam pelo scanner do porto. É a sexta apreensão de drogas este ano no porto, somando mais de quatro toneladas.

Diário do Nordeste Guia Marítimo: Porto do Pecém bate novo recorde com embarque de placas de aço

No sábado (18) foram carregadas 34.169 toneladas de placas de aço, o maior volume desse tipo de carga já embarcado em 24h de operação. A operação no MV TONG DA foi concluída ontem, com o embarque de 2.005 placas, equivalente a 43.506 toneladas. O navio desatracou à noite em direção ao porto de Zhangjiagang Huada, onde tem chegada prevista para 25 de agosto.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Nova pesquisa da CNT: empresas ainda enfrentam forte queda de demanda, do faturamento e restrições de crédito

Nova pesquisa da CNT sobre o impacto da Covid-19 no transporte revela que 75% das 858 empresas do setor entrevistadas tiveram queda de demanda em junho, pelo quarto mês consecutivo, mais da metade delas (57,2%) avaliou que a retração foi grande e 41,8% declararam que estão com a capacidade de pagamento comprometida.

Agência iNFRA: ANTAQ abre tomada de subsídios para norma sobre ocupação de áreas portuárias

De acordo com a publicação no DOU de hoje, a Tomada de Subsídios 01/2020, de 3 de agosto a 1º de setembro, tem por objetivo aprimorar a proposta de norma que regula a ocupação de áreas portuárias e a exploração de infraestruturas portuárias no âmbito dos portos organizados. As contribuições deverão ser encaminhadas por formulário eletrônico.

Informativo dos Portos: Wilson Sons recebe testes rápidos de Covid-19 no Centro Logístico de Santo André

O Centro Logístico de Santo André recebeu, no fim de junho, dois milhões de kits provenientes da China e para distribuição em todo o Brasil. Os testes são armazenados em área especial, segregada e com controle de temperatura. Depois de montados, são etiquetados e organizados para que a operação siga o fluxo de destino para o transporte.

Informativo dos Portos Portogente: Docas do Rio implanta sistema eletrônico de informação

A CDRJ passará a utilizar o sistema eletrônico SEI Multiórgãos a partir de segunda-feira (27). Com o SEI, as empresas vinculadas podem compartilhar uma base de dados única que permite consultar, assinar e tramitar documentos eletrônicos internamente e entre o Ministério da Infraestrutura e as demais entidades cadastradas no novo sistema. Segundo o diretor de Relações com o Mercado e Planejamento, Jean Paulo de Castro Silva, o fato de a empresa contar com 100% de sua tramitação documental de forma digital no antigo sistema facilitou o processo.

Portos e Navios: Porto de Santos tem em junho o pior mês dos últimos anos na importação de contêineres

Dados e Estatísticas da ABTRA consolidados de junho/2020 sobre movimentação de contêineres de importação no Porto de Santos, com base nos registros dos terminais e recintos alfandegados associados nesse porto e compilados da Janela Única Portuária (JUP)/Sistema DTe, apontam que, confirmando as expectativas, junho foi o pior mês dos últimos anos, considerando os contêineres de importação descarregados na operação portuária em Santos. Superou o recorde negativo de maio, uma vez que apresentou movimento 21,56% inferior ao daquele mês. As 31.416 unidades descarregadas na operação portuária em Santos, em junho, representaram também menos da metade do volume verificado em junho de 2017, período anterior à crise econômica mundial de 2018. Ademais, ficaram 35% abaixo do total descarregado em junho de 2019 e, em relação ao mesmo intervalo de 2018, o tombo chegou a 37,49%. A redução na descarga de contêineres em junho é claramente um efeito da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, tendo em vista o intervalo de alguns meses entre as contratações realizadas no exterior e a efetiva entrega delas nos portos brasileiros.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco