Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 24/09/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Folha – Coluna Painel SA: Ministro quer encantar investidor com vídeo de infraestrutura ambientalista – Tarcísio de Freitas mandou criar um novo vídeo de apresentação do programa de concessões para levar à rodada de visitas que tem feito a potenciais investidores estrangeiros, ressaltando os aspectos sustentáveis dos projetos. Vai encerrar o mês em Madri. Oriente Médio e China estão na agenda de novembro.

Estadão – Artigo do presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE) Rubens Barbosa: Infraestrutura e comércio exterior – Além da prioridade do governo às ferrovias, é primordial negociar um acordo fluvial amazônico e renegociar o atual acordo de transporte fluvial que rege a Hidrovia Paraná-Paraguai para torná-lo permanente, de modo a que se crie uma autoridade internacional que vise à segurança jurídica dos usuários e atraia investimentos para o desenvolvimento regional.

Folha On-line (ontem à noite): Governo regulamenta uso de ‘tribunal privado’ para resolver conflitos na área de infraestrutura – O Decreto n° 10.025, publicado ontem, regulamenta a adoção do mecanismo para a resolução de conflitos sobre recomposição de equilíbrio econômico-financeiro de contratos de concessão em andamento, cálculos de indenizações ou não cumprimento de obrigações contratuais. A conta do serviço, contudo, ficará com a iniciativa privada.

Estadão On-line (ontem): Falta de crescimento afasta investidores estrangeiros – Até 18 de setembro, o resultado dos aportes externos na Bolsa no acumulado no ano estava negativo em R$ 22,4 bilhões, excluídas as ofertas de ações realizadas no período, de R$ 25 bilhões. É o pior saldo desde 2008, o que alimenta incertezas sobre a real disposição dos estrangeiros de investir no mercado de capitais brasileiro.

Imprensa regional:

A Tribuna de SantosG1 Santos e Boqnews: Estado e Ecovias avaliam mudar projeto da ponte – A mudança envolve um pilar da ponte que impacta o plano de expansão da BTP. O projeto, tema de debate ontem na Associação Comercial de Santos, foi estudado por uma equipe do Tanque de Provas Numérico da Poli/USP, que atesta a viabilidade da obra e a garantia da navegação pelo canal. Codesp e governo do estado divergem sobre construção. O presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho, destacou que o projeto tem de considerar a ampliação do canal e dos terminais, novas bacias e o aumento da frota, tanto em tamanho como quantidade.

Diário Popular: Rio Grande: Audiência pública avalia situação do Porto – A audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, hoje em Rio Grande, vai avaliar a situação atual, perspectivas, gargalos e potencialidades do Porto do Rio Grande. O evento terá a presença do secretário Diogo Piloni.

G1 MA (ontem à tarde): DPU pede suspensão das obras de porto na Comunidade Cajueiro em São Luís – De acordo com a Defensoria, a ação pede que a empresa WPR São Luís comprove a execução e o IPHAN a fiscalização do Plano de Monitoramento do Componente Arqueológico, que tem como objetivo garantir que obras que são realizadas em áreas com relevante patrimônio arqueológico sejam acompanhadas por equipes técnicas especializadas. 

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Antaq aprova resoluções sobre peticionamento e outorga eletrônicos – Antaq aprovou, na quarta-feira (18), durante a 466ª Reunião Ordinária de Diretoria, duas resoluções relacionadas a procedimentos digitais. Uma norma regulamenta o cadastramento de usuário externo, o peticionamento e a intimação eletrônicos. O outro texto dispõe sobre o Sistema de Outorga Eletrônica (SOE) e institui os procedimentos para requerimento eletrônico de outorga de autorização para prestação de serviço de navegação de competência da Antaq. Com elas, a agência passa a ofertar seus serviços de forma 100% digital.

Portos e Navios: Nova coalizão quer elevar ambição climática no setor de transporte marítimo – Ontem, na Cúpula de Ação Climática da ONU, em Nova York, a Coalizão Getting to Zero, de 50 líderes nos setores marítimo, de energia, infraestrutura e financeiro, anunciou a ambição de ter navios de emissão zero comercialmente viáveis operando ao longo de rotas comerciais de alto mar até 2030, levando, por sua vez, à descarbonização completa desse modal de transporte.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco