Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 25/02/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão: ‘Marca Brasil’ perde seis posições em índice de percepção global

O Brasil perdeu seis posições no ranking do Índice Global de Soft Power (GSPI), da consultoria Brand Finance, que mede a percepção da marca-país de mais de 100 nações, por meio de indicadores como reputação, reconhecimento e governança. De acordo com o relatório, fatores como a gestão da crise da covid-19 e a fuga de investidores estrangeiros fizeram o Brasil cair da 29ª posição geral – alcançada em 2020, primeiro ano da listagem – para o 35º lugar.

Estadão On-line (ontem à tarde): CNI diz que governo tolera práticas desleais de comércio exterior em nome de ‘interesse público’

Segundo a Confederação, o Brasil vem tolerando sistematicamente práticas desleais de comércio de outros países alegando que há “interesse público” na importação desses bens, como, por exemplo, aumentar a competição no mercado interno ou reduzir preços. Alega que o argumento beneficia exportadores que praticam dumping e prejudicam a indústria nacional e alerta que o Brasil deixou de aplicar nos últimos dois anos 18 medidas antidumping – 35% de um total de 51 medidas analisadas. Nesse mesmo período, nenhum país do mundo deixou de adotar medidas antidumping com a alegação de interesse público.

Money Times (reproduziu ontem à noite matéria da Agência Senado): Comissão de Infraestrutura é instalada e elege Dário Berger presidente

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, formada por 23 senadores como membros titulares e 23 senadores como suplentes, elegeu o senador Dário Berger como presidente e o senador Jayme Campos como vice-presidente até 2023. Berger afirma que o trabalho será extremamente desafiador, tendo em vista que uma das principais travas do desenvolvimento do País está relacionada fundamentalmente à logística e à infraestrutura.

Valor Econômico: Canal do Panamá pode reduzir custo do frete de grãos em 35%

Estudo da Conab aponta que os custos totais para exportar granéis pelos portos do Arco Norte podem cair até 35%, se empresas e produtores utilizarem rotas marítimas pelo Pacífico. O recuo ocorreria mesmo com o pagamento da taxa de utilização do Canal do Panamá. A análise mostra o Canal do Panamá como importante alternativa para melhorar a competitividade dos produtos agrícolas brasileiros, uma vez que pode representar menor tempo de navegação, com decorrente redução do frete, custos operacionais, combustível e emissões, entre outros, bem como possibilitar a abertura de novos mercados de origem asiáticas.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line e Tribuna de Santos (página A-8): Summit BR do Mar reúne autoridades e especialistas na tarde desta quinta-feira no Grupo Tribuna

O programa BR do Mar e a ampliação do Reporto serão os temas de destaque do evento, que acontece hoje, das 13h30 às 18 horas, no auditório do Grupo Tribuna. Reunirá autoridades e especialistas em conferências e debates – remotos ou presenciais – , dentre os quais, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, que, às 17 horas, falará sobre as oportunidades de negócio para o Retroporto e o desafio do Reporto. Participarão também o secretário Diogo Piloni, o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, e o diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, entre outros.

A Tribuna de Santos (página A-8): Mural mostra história do Porto

Ecoporto Santos e Ecopátio inauguram, amanhã, um mural de 800 metros com imagens históricas do Porto de Santos. A ação faz parte do programa Ecosocial do Bem, elaborado pelas duas empresas do Grupo Ecorodovias, e que segue as diretrizes de desenvolvimento sustentável da ONU.

A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Receita Federal apreende 67 quilos de cocaína no Porto de Santos

Equipes da Alfândega de Santos apreenderam ontem (24) 67 kg de cocaína no Porto de Santos. A ação foi feita com menos de 24 horas de diferença da apreensão de 501 kg de cocaína em carga de açúcar. A droga estava escondida em um carregamento de algodão com destino final à Turquia, mas baldeação no porto de Valência.

Tribuna da Bahia (ontem): Portos da Bahia serão cedidos à iniciativa privada

Os três portos da Bahia – Salvador, Aratu/Candeias, Ilhéus –, atualmente geridos pela Codeba, estão em um conjunto de concessões que o governo quer fazer dentro do PND. Também entram nessa concessão, no âmbito do PPI, a própria Codeba e o “serviço público portuário relacionado aos empreendimentos” localizados na capital baiana e na sua região metropolitana “para fins de estudos de desestatização”.

Imprensa segmentada:

Comex do Brasil: Exportação em contêineres cresce 48% desde 2010

Levantamento da CNI, com base em dados da Antaq, aponta que o volume de contêineres embarcados subiu a uma taxa anual de 4% entre 2010 e 2019. Em 2019, 40,4 milhões de toneladas de mercadorias em contêineres deixaram o Brasil em direção a mercados internacionais – 48% maior do que em 2010 e próxima ao que deve ser registrado em 2020. No mesmo período, o PIB real cresceu apenas 6%. A alta tem relação com a crescente conteinerização de cargas da agroindústria e de produtos de menor valor agregado. O aumento do volume revelou uma crescente concentração dos fluxos comerciais em determinados portos, rotas, escalas e empresas de navegação que operam no País.

Portos e Navios: Xeneta: fretes sobem para níveis sem precedentes

O relatório de Índices Públicos XSI, da Xeneta, aponta 2021 como um período bastante positivo para os operadores de navios de contêineres, considerando que as taxas em fevereiro dispararam 9,6%, após o salto de 5,9% em janeiro. Todas as principais rotas de transporte registraram aumentos, impulsionados pela alta demanda, falta de contêineres e taxas spot que se recusam a sair de seus picos elevados.

Fórum Brasil Export: Maior eficiência nas operações logísticas, nos acessos ferroviários e fomento à navegação interior na pauta do lançamento do Brasil Export 2021

Foi realizado ontem, em Brasília, o lançamento do Brasil Export 2021 – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária. A iniciativa foi prestigiada por autoridades do MINFRA, da Apex-Brasil, da Antaq, do Senado, do IBL, do PPI e por lideranças de associações representativas do setor, entre elas, a ABTRA, empresários e conselheiros do Brasil Export. Devido à parceria com o MinFRA, a data de realização do Fórum foi remanejada para os dias 28 e 29/09.

Portos e Navios: AEB destaca importância de integrar mais sistemas ao Janela Única Aquaviária

Na semana passada o governo aprovou a implantação da Janela Única Aquaviária para integrar os sistemas Porto Sem Papel e o Pucomex. A integração visa otimizar os processos de desembaraço de carga e logística nos portos brasileiros. Autorizou também a criação de um grupo de trabalho para decidir sobre como implementar o projeto e como será a participação de cada entidade envolvida. Segundo a Câmara de Logística Integrada da AEB, a medida vai reduzir os tempos de cada operação, resguardando a segurança, e sugere que outros sistemas poderiam também ser agregados à Janela Única, porque as operações não estão isoladas dentro do porto, mas incluem etapas desde a fabricação do bem até o seu embarque.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco