Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 25/11/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão (ontem): Plano de estímulo à cabotagem deve ir ao Congresso este ano – Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, a abertura a empresas estrangeiras, principal ponto da proposta, deve ser feita de forma gradual. Elas  deverão operar com embarcações de bandeira brasileira para usar embarcação estrangeira sem suspensão da bandeira, na proporção de 50% do total da tonelagem das embarcações próprias. “É uma maneira também de blindar nosso mercado de flutuações internacionais”. Mas essa porcentagem ainda pode ser alterada.

Valor Econômico: Após décadas, Exército conclui pavimentação da BR-163, aberta em 1976 – O Exército concluiu no último sábado o asfaltamento até Miritituba (PA) da estrada usada para o escoamento de grãos do Mato Grosso aos portos no Norte e conhecida pelos atoleiros que colocaram em risco os ganhos com a supersafra de grãos de 2017. Estudo da CNI aponta que o asfaltamento da BR-163 será uma quebra de paradigma na logística do agronegócio brasileiro.

Valor EconômicoEditorial do Estadão (ontem): Mercado eleva pela 3ª vez seguida projeção para alta do PIB de 2020 – A projeção do mercado financeiro para o crescimento do PIB no ano que vem voltou a subir de 2,17% para 2,20%, terceira alta seguida após sete semanas estacionada em 2%. O dado da pesquisa Focus, divulgada hoje, também mostra que para 2019 a mediana de projeções também subiu de 0,92% para 0,99%, após duas semanas em estabilidade. O monitor do PIB, da FGV, também mostra crescimento de 0,9% entre os terceiros trimestres de 2018 e de 2019.

O Globo: Queda das exportações para Argentina freia retomada da indústria no Brasil – Pela primeira vez em 16 anos, o Brasil terá déficit comercial com o vizinho, que enfrenta forte recessão. O desempenho contamina as vendas brasileiras para o Mercosul e demais países da região. Nos dez primeiros meses do ano, as exportações para a América do Sul caíram 23%. Os segmentos de automóveis, autopeças e calçados estão entre os mais afetados.

Folha – Coluna Painel S.A: Porto de Santos aluga áreas vazias após saída de investigada por suposta propina a Temer – A SPA usou pela primeira vez processo seletivo simplificado, com base em resolução da Antaq de 2016, para arrendar provisoriamente três terminais no cais do Saboó, cujas áreas ficaram ociosas após a retirada de empresas que as exploravam com base em liminares.

Editorial do Estadão: Os desafios do agronegócio – Para otimizar o potencial do Brasil de se tornar a maior potência mundial no setor será preciso solucionar deficiências na infraestrutura, produtividade, inovação e meio ambiente. A edição de 2019 do Summit Agronegócio do Estado [do qual a ABTRA participou como painelista, discutindo o emprego da tecnologia para reduzir os gargalos] deu uma boa ideia do dinamismo do setor e seus desafios. Em 2019, segundo o Ipea, o PIB do agronegócio deve crescer 1,4% e em 2020 avançar de 3,2% a 3,7%.

Portal Uol (reproduz matéria do Estadão Conteúdo de sábado), capa da Tribuna de Santos (sábado) e G1 Santos (sexta à noite): Receita acha 1 tonelada de cocaína em carga de sucata no Porto de Santos – Na sexta-feira (22) equipes da Alfândega da Receita localizaram a droga escondida em 34 bolsas esportivas envoltas em papel aluminizado no interior de carga regular com destino a Roterdã. Com isso, atinge-se a marca histórica de 23.942 kg quilos apreendidos em 2018.

Imprensa regional:

Revista Porto & Mar (ontem): Codesp prepara sua desestatização – A meta é concluir esse processo ainda nesta gestão, até 2021. Depois de anos com foco apenas na dragagem, a empresa tem, agora, uma visão mais ampla e estratégica, incluindo aumentar a produtividade e adotar maior exigência na execução dos serviços.

A Tribuna de Santos – Artigo do presidente da Santos Port Authority, Casemiro Tércio Carvalho (ontem): Porto de Santos no trilho certo – “Gostaria de explorar dois, mas não os únicos, exemplos de governança. Planejamento, que fará de Santos o maior corredor mundial de exportação de celulose; e gestão estratégica, que contribuiu para o mais recente recorde histórico operacional enquanto a economia ensaia recuperação.”

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Porto do Recife comemora recorde de movimentação de cargas – Espera fechar o ano com avanço de 14% em relação a 2018, embora continue operando com restrição de calado, no aguardo de recursos federais para a dragagem. De janeiro a outubro movimentou 1,23 milhão de toneladas, superando o resultado de todo o 2018 (de 1,22 milhão de toneladas). A temporada dos cruzeiros 2019/2020, de hoje até abril do próximo ano, promete também estar mais aquecida em 36,8%, na comparação com a anterior. 

Agência iNFRA: Auditoria do TCU aponta para ausência de ação do governo no controle da praticagem – Auditoria operacional preliminar fala de monopólio econômico sem regulação e transparência de preços, e que, na prática, em quase todos os portos do país, quem controla o canal de acesso dos portos são os práticos. As autoridades portuárias, que deveriam dar conta da tarefa, não conseguiram implementar seus sistemas de controle, o que faz com que sejam necessárias informações da praticagem para haver manobra segura dos navios.

Brazil Modal (reproduz release do Ministério da Infraestrutura): Ministro da Infraestrutura apresenta programa de concessões na Europa – O ministro Tarcísio de Freitas embarca hoje (25) para a Europa. Ao longo da semana, terá reuniões e palestras em Londres, Hamburgo e Berlim para falar das oportunidades no setor de infraestrutura no Brasil.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco