A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Época Negócios, Isto É On-line (reproduz matéria do Estadão Conteúdo), Diário do Litoral, Portos e Navios, Comex do Brasil e Guia Marítimo (ontem à tarde): Puxada por açúcar, movimentação de carga cresce 10% em janeiro no Porto de Santos
O volume total de cargas movimentadas no Porto de Santos em janeiro cresceu 10,5% ante 2020, para 9,18 milhões de toneladas, segundo dados da SPA. A carga conteinerizada registrou 374,1 mil TEU, 10,5% acima do mesmo período de 2020. Em toneladas, foram 3,9 milhões, maior marca já registrada nessa modalidade nos meses de janeiro, superando em 7,8% o recorde anterior obtido em 2018 e em 10,1% a marca de 2020. Os números da movimentação de contêineres mantêm a tendência de resultados positivos observada nos últimos meses e agora têm potencial para serem impulsionados com maior intensidade, com a homologação da chegada de navios de 366 metros ao porto. Os produtos mais movimentados foram açúcar (1,33 milhão de toneladas), adubo (698,3 mil), milho (604,1 mil) e farelo de soja (414,2 mil).
Estadão On-line (Blog do Fausto Macedo), G1 Santos, Santa Portal (ontem à noite) e A Tribuna de Santos (página A-8): Receita pega 1,7 tonelada de cocaína em carga de exportação de tapioca no Porto de Santos
A RFB apreendeu ontem (25) 1,7 tonelada de cocaína, durante inspeção de contêineres destinados à exportação no Porto de Santos. A droga estava escondida em uma carga de tapioca com destino a Valência. Esse foi o terceiro dia consecutivo em que os agentes aduaneiros encontraram cocaína em cargas despachadas no porto: na quarta-feira foram encontrados 67 kg, alocados em uma carga de algodão; na terça, foram 501 kg, ocultos em sacas de açúcar.
Money Times (reproduziu ontem à tarde matéria da Agência Senado): Comissão de Infraestrutura fará audiências com ministros da Ciência, Minas e Energia e Infraestrutura
A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou ontem (25) convites para que os ministros Tarcísio de Freitas, Marcos Pontes, Rogério Marinho e Bento Albuquerque esclareçam o andamento de obras e programas prioritários. As audiências ainda não têm data marcada, com exceção da que ouvirá o ministro Tarcísio, em 9/3, mas ainda pendente de confirmação.
Portal Exame (reproduziu ontem à noite matéria da Bloomberg): Comércio global começa 2021 em ritmo de recuperação
O comércio mundial de mercadorias aumentou 4% no quarto trimestre, após o salto de 11,5% nos três meses anteriores. Os volumes totais fecharam com queda de 5,3% em 2020, em relação ao ano anterior, segundo relatório do Escritório de Análise de Política Econômica dos Países Baixos. A queda anual foi muito mais leve do que as previsões de colapso de até 32%. Economias emergentes como a China e outros países asiáticos puxaram o crescimento em 2020, com fortes volumes de importação e exportação.
Valor On-line (ontem à tarde): Tradings globais lançam no Brasil iniciativa para gerenciar fluxo de commodities
Bunge, Cargill, ADM, Louis Dreyfus Company, Cofco e Glencore Agriculture lançaram ontem (25) a plataforma Covantis, para troca de informações entre importadores e exportadores de grãos. O objetivo é facilitar a comunicação entre os elos da cadeia graneleira a partir do momento da entrega da carga nos portos, informatizando a troca de atualizações sobre os navios e as mercadorias, o que hoje ocorre de forma manual.
Imprensa regional:
G1 Santos, A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite) e A Tribuna de Santos (página B-6): Piloni avalia projeto BR do Mar como ‘ponderado’ e aponta que deve ser aprovado pelo Senado em março
Segundo o secretário da SNPTA, ontem no Summit BR do Mar, o projeto pode ser votado no próximo dia 9/3 no Senado. Ele prevê que, devido a propostas de alteração, o texto deve depois retornar à Câmara para ser votado em dez dias, com risco de trancar a pauta do plenário. O evento também contou com a participação do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, que falou sobre a renovação do Reporto. ” Estamos contando que essa prorrogação seja aprovada no Senado. Mas, estamos com um hiato, ele venceu em 31 de dezembro, e todo mundo está com o pé no freio para não gastar um caminhão de dinheiro com impostos”.
A Tribuna de Santos (página B-6): Emenda irá propor mudança na prorrogação do Reporto
Caso a nova lei seja sancionada em abril, sobrarão apenas oito meses para as compras e fabricações de equipamentos com isenção pelo Reporto. Por isso, segundo o diretor-executiva da ABTRA, Angelino Caputo, o setor privado está tentando garantir que o Reporto seja prorrogado por pelo menos um ano a partir da sanção do presidente Bolsonaro. Nas últimas semanas, representantes das entidades que compõem a coalizão empresarial portuária têm se reunido com senadores para demonstrar a importância da cabotagem e do Reporto para o setor.
G1 Santos (ontem à tarde): Diretor da Antaq aponta aumento de 200% no volume transportado por cabotagem em 10 anos no país
O diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, no evento de ontem, destacou o aumento de mais de 200% no volume transportado por cabotagem entre 2010 e 2019, o que representa um crescimento, em média, de 13% anual na movimentação de contêineres.
G1 Santos (ontem à tarde): Navio com caso de Covid-19 entra em quarentena no Porto de Santos
O navio ‘Federal Lyra’ registrou um caso positivo de Covid-19 e ficará aguardando por 14 dias no cais santista. Conforme a Anvisa, ele exportava enxofre e chegou à região no último sábado, vindo da República de Camarões. Não chegou a atracar e todos os 20 tripulantes passaram por testes. As atividades foram paralisadas, e o navio aguarda na barra de Santos. Um segundo navio deve ser liberado em breve, após tripulantes testarem negativo. Há cinco meses o Porto de Santos não registrava navios em quarentena.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Minfra: vários grupos nacionais e estrangeiros demonstraram interesse na Codesa
Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o BNDES realizou rodadas de marketsound para apresentar a proposta de modelo de desestatização e suas regras. Segundo o MINFRA, muitos grupos empresariais, tanto nacionais quanto estrangeiros, participaram do processo de demonstraram interesse nos ativos.
Portos e Navios: Antaq publica datas das audiências públicas sobre arrendamentos portuários
A Antaq publicou ontem (25) a programação das audiências públicas virtuais relativas aos arrendamentos portuários em Maceió (MAC11 e MAC12, em 4/3, 15h), Fortaleza (MUC59 – 8/3 – 15h) e Suape (área SUA07 – 15/3 – 15h). As sessões virtuais serão transmitidas via streaming, gravadas e disponibilizadas no canal da Antaq no Youtube.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2021