Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 26/03/2021

Prezados senhores, bom dia.

Confiram os destaques de hoje, de interesse do setor, na imprensa de alcance nacional:

Veja Online (edição de 31/03): Governo espera arrecadar R$ 10 bilhões com pacote de concessões

Para se contrapor às tensões na economia e abrir um novo flanco de desenvolvimento ganha destaque o Ministério da Infraestrutura e seu titular, Tarcísio de Freitas. Entre os dias 7 e 9, será realizada a concessão de 28 ativos de infraestrutura para a iniciativa privada. Espera-se injetar mais de 10 bilhões de reais em investimentos. O volume de recursos que supera até mesmo o orçamento anual da pasta. No setor portuário, a concessão dos cinco terminais servirá como ensaio para iniciativas previstas para os próximos doze meses. Após a conclusão da privatização da Codesa, que aguarda o sinal verde do TCU, o alvo será o Porto de Santos.

CNN Online: Aos 30 anos, Mercosul tem no pós-pandemia seu maior desafio

O momento atual pode parecer de desconstrução dos sistemas globais. Mas a história mostra que o fortalecimento das relações internacionais e econômicas entre os países é essencial para restabelecer alguma normalidade depois de uma grande crise. Analistas defendem que num cenário pós-pandêmico, o bloco sul-americano pode inclusive encontrar meios para crescer e conquistar espaços. Estados Unidos, China e Rússia digladiam-se em seus próprios conflitos, enquanto a União Europeia deverá estar mais focada em uma recuperação interna, já que ainda sente os efeitos do ‘Brexit’. Tudo vai depender do ritmo de reabertura das economias.

G1.Globo e Isto é Dinheiro Online: Navio encalhado no Canal de Suez: por que incidente pode piorar crise econômica global

Se o bloqueio causado pelo navio Ever Given se prolongar no tempo, poderá haver consequências em todo o mundo. Ele é um elo crucial para unir Oriente e Ocidente e vital para as cadeias de suprimentos em todo o mundo. O valor diário dos contêineres que transitam por ele é de mais de R$ 53 bilhões, dos quais cerca de R$ 28,2 bi vão para o oeste e outros R$ 25,4 bi para o leste.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (impresso, página A-9): Câmara vai debater desestatizações

O novo presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, Carlos Chiodini, defende maior participação da comunidade no processo de desestatização das administrações portuárias, em especial a de Santos, e que os valores arrecadados em outorgas sejam investidos nos municípios portuários. Chiodini foi diretor-geral do Porto de São Francisco do Sul, e tomou posse como presidente da CVT no último dia 11. Ele participou, ontem, do webinar Porto & Mar 2021, promovido pelo Grupo Tribuna, juntamente com o gerente-executivo da ACS, José Eduardo Lopes, e o diretor de Relações Institucionais da Bowline, Alberto Pinheiro de Carvalho.

G1 Santos: Cenep abre inscrições para curso de logística, infraestrutura e ambiente portuário

O curso terá aulas online, que serão realizadas entre os dias 12 de abril a 15 de julho. Está com inscrições abertas para uma nova turma. O programa é oferecido gratuitamente pela Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep) para profissionais do Porto de Santos.

Santa Catarina News: Drawback é oportunidade para empresário brasileiro agregar valor ao produto nacional, diz especialista Santa Catarina News

Entre as vantagens do regime especial aduaneiro chamado drawback está a de trazer produtos e insumos de alta qualidade do exterior, sem a incidência de impostos, agregar o valor da mão-obra nacional e vender como produto acabado local em outros países. Apesar de existir há cerca de 25 anos, o regime ainda é pouco conhecido no Brasil. O processo exige vincular o Documento de Importação (DI) ao de exportação e todo o trâmite é registrado no SISCOMEX.

Imprensa setorial:

Comex do Brasil: Camex simplifica regras para financiamento das exportações de bens e serviços pelo Proex

A Camex/ME publicou, ontem (25/3), a resolução Gecex nº 166/2021, que altera as diretrizes e condições para concessão de financiamento de exportação de bens ou serviços nacionais no âmbito do Programa de Financiamento às Exportações (Proex). A medida tem o objetivo de simplificar e modernizar as normas do programa, de forma a aumentar a competitividade das exportações brasileiras e melhorar a gestão da política pública de financiamento.

Portos e Navios: Sistema unificado revela necessidade de novo modelo de negócio aos recintos alfandegados

De acordo com o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, como a implantação do Portal Único visa à redução do tratamento burocrático à carga de importação, facilitando o processo de nacionalização, existe uma mudança significativa nos conceitos envolvidos em torno do modelo de negócios dos recintos alfandegados, voltado para dar suporte à operação aduaneira retendo cargas não nacionalizadas. Caputo explica que para manter essa atividade econômica frente à grande redução no armazenamento de cargas, os recintos deverão fazer adaptações, agregando valor logístico à operação. Diz ainda que o novo processo de importação vai exigir inclusive uma revisão em todo o arcabouço regulatório, incluindo o código aduaneiro, a norma do alfandegamento.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco