A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico (reproduz matéria do Financial Times): Covid-19 pressiona transporte aéreo, ferroviário e marítimo – O lockdown em alguns países significa que contêineres estão sendo empilhados em alguns países consumidores e não sendo devolvidos aos países produtores. A estimativa é que os volumes manipulados pelos portos de contêineres possam cair mais de 15% no segundo trimestre deste ano. Até a semana encerrada em 14 de maio, o World Container Index, da Drewry, estava em US$ 1.542, mais ou menos o mesmo nível prevalecente na maior parte de novembro e dezembro, antes que os efeitos da pandemia fossem sentidos. A questão para as companhias marítimas é se elas conseguirão manter a disciplina exigida para evitar um colapso das taxas.
Época On-line (ontem à tarde): Apreensão de cocaína em portos aumenta 10% na quarentena, diz PF – Foram apreendidas 13,7 toneladas de 6 de fevereiro a 28 de abril, ante 12,4 toneladas no mesmo intervalo de 2019. A PF atribui a maior apreensão ao maior controle por parte das instituições de segurança e à alta do dólar durante a pandemia, o que de certo modo desestimula a exportação de drogas.
Reuters e Folha On-line (ontem à tarde): Brasil vai vender 43 aeroportos, apesar da crise causada pelo coronavírus, diz ministro – O ministro Tarcísio de Freitas, em webinar promovido ontem (25) pelo Santander Brasil, afirmou que as esferas decisórias, incluindo o TCU, estão unidas para o progresso do programa de desestatização. Segundo ele, os leilões de 22 aeroportos deveriam ocorrer este ano, mas investidores pediram adiamentos após a crise da Covid-19. Agora, a expectativa é que os certames ocorram em março de 2021. O restante será em 2022.
Portal Uol (reproduz matéria da Agência Brasil ontem à tarde): Ministro da Infraestrutura defende fim da pesagem por eixo – O ministro Tarcísio também disse ontem (25) que reviu sua posição e passa a ser favorável à pesagem total do veículo carregado com a carga por ser mais adequada às propostas de modernização do setor, que preveem o fim dos postos fiscais em rodovias e o uso de sensores eletrônicos que permitam a pesagem dos caminhões em movimento. Lembrou que, desde maio, está sendo experimentado, no Espírito Santo, o projeto piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), que adota um único documento eletrônico reunindo as informações necessárias à viagem, o que deverá acabar com as longas filas de espera nos postos de pesagem e reduzir a necessidade de postos fiscais.
Valor Econômico: Impactos da pandemia derrubaram PIB do primeiro trimestre – Segundo a estimativa mediana de instituições financeiras, o PIB caiu 1,5% de janeiro a março na comparação com o último trimestre de 2019. As projeções para as Contas Nacionais Trimestrais, que serão divulgadas na sexta pelo IBGE, variam desde retração de 2,5% até recuo de 0,8% para a comparação trimestral dessazonalizada. Em relação ao primeiro trimestre de 2019, a economia brasileira deve ter encolhido 0,2%. Para 2020, a mediana aponta queda de 6,3%.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Túnel de sanitização vai ajudar práticos durante a pandemia –
O túnel de sanitização, instalado no Centro de Operações da Praticagem de São Paulo, na Ponta da Praia, em Santos, será utilizado pelos profissionais antes e depois de cada manobra de atracação ou desatracação no cais santista. Os produtos para higienização não trazem riscos à saúde e seguem as normas da Anvisa.
G1 PE: Outro navio fica de quarentena no Porto de Suape após tripulante testar positivo para Covid-19 – A administração do Porto de Suape divulgou no domingo (24) que o navio com 21 tripulantes chegou ao porto no sábado (23) para descarregar 199 contêineres vindos do Porto de Manaus, sua última parada, e embarcar outros 152. A Anvisa realizou inspeção sanitária no navio e verificou que os demais tripulantes não estão com sinais da doença. A embarcação ficará retida por 14 dias no Cais 1 do Porto de Suape. O tripulante, um homem de 42 anos, está isolado em sua cabine desde 16 de maio, quando apresentou os sintomas. Outra embarcação, retida desde 15 de maio, deixou o porto após liberação da Anvisa.
A Tribuna de Santos: Log-in Jatobá passará por nova avaliação – A Anvisa fará uma reavaliação da situação do porta-contêineres, que tem 15 dos 21 tripulantes infectados por covid-19. É a única embarcação impedida de deixar o cais santista. Está atracado no armazém 35 no Macuco há duas semanas.
G1 Santos (ontem à tarde): Novo ciclo de dragagem começará nos berços de atracação no Porto de Santos – O trabalho, realizado pela DTA Engenharia, deve começar após uma vistoria da Marinha nos equipamentos e começar pelos berços de atracação de terminais de contêineres que tiveram redução pontual de calado operacional. A projeção da SPA é que a profundidade de projeto desses berços seja recuperada em até duas semanas depois de iniciado o serviço.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Ministério da Infraestrutura autoriza Porto de São Francisco do Sul a realizar leilões de instalações portuárias – O Ministério da Infraestrutura assinou convênio que delega à SCPar Porto de São Francisco do Sul a competência para elaboração dos editais e realização de procedimentos licitatórios para o arrendamento de instalações portuárias dentro do porto organizado. O secretário Diogo Piloni reiterou que o procedimento permite que “as áreas ociosas recebam investimentos de maneira mais célere, contribuindo com a expansão da capacidade portuária do país e com a eficiência das operações”. Também na agenda de prioridades da SCPAR, avançam os estudos para elaboração do projeto básico de recuperação e reforço do Cais 3 do Porto de Imbituba. Os serviços de inspeção subaquática foram concluídos no início de maio e a sondagem geotécnica deve terminar ainda este mês.
Agência iNFRA: ANTAQ nega recurso da CNI contra cobrança de inspeção de contêineres e inicia regulação – A diretoria da agência negou provimento a um recurso da CNI contra decisão da agência do fim do ano passado que considerou regular a cobrança de escaneamento de contêineres. A decisão referendou que a IN 34, que regulamenta a cobrança, está de acordo e que a agência vai seguir em sua prerrogativa de fazer a regulação dos abusos. Segundo o voto do diretor-geral interino, Francisval Mendes, que aprovou um calendário de 180 dias para a execução do plano de trabalho da proposta que vai regular abusividades na cobrança, diz que “Entendeu-se por manter a cobrança da INI como está (individualizada) e regular possíveis abusividades, com vistas à aplicação de uma forte e incisiva regulação ex post, a fim de monitorar e coibir cobranças não justificáveis e em abuso de eventual posição dominante constatada”.
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