A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Portal Terra (reproduz matéria da Reuters ontem à tarde): Paranaguá vê alta de 8,5% no embarque de granéis no 3º tri, incluindo grãos e açúcar
Paranaguá estima embarcar 7,6 milhões de toneladas no 3º trimestre. A seguirá como o produto mais movimentado, com 3,67 milhões de toneladas, e farelo de soja somará 1,3 milhão de toneladas embarcadas, alta anual de 30%, somados os dois produtos, em razão da forte demanda chinesa. A movimentação de açúcar a granel chegará a 1,45 milhão de toneladas, alta de 75%, e a de milho 1,2 milhão de toneladas.
Estadão On-line (ontem à tarde): Transporte de carga começa a dar sinais de recuperação
No mês passado, de acordo com dados da FreteBras, houve crescimento de 33% nas operações de frete na plataforma online dessa empresa, puxadas pelo agronegócio. E nos 20 primeiros dias de junho, avanço de 24% em relação a maio inteiro. No acumulado de janeiro a abril, a retração foi de 12%, em relação aos quatro primeiros meses de 2019. A maior queda, de 43%, ocorreu em abril.
Estadão e Estadão On-line (ontem à tarde): Pandemia afeta planos de concessões e traz risco de redução de investimentos
No planejamento da concessão dos 22 aeroportos, os projetos passam por revisão em razão da crise e a tendência é de que o desembolso pelos novos operadores seja menor. O número ainda está sendo fechado. O leilão está programado para março de 2021. A previsão inicial era de o certame ocorrer ainda neste ano. No caso das rodovias, o número de leilões previsto para este ano caiu de sete para três concessões.
Correio Braziliense On-line (reproduz matéria da Agência Brasil ontem à tarde): Conselho do programa de investimentos PPI aprova privatização da Ferroeste
O pedido de inclusão da ferrovia no PPI é do governo do Paraná. Precisa da aprovação do presidente Bolsonaro para avançar na formação de um comitê que vai acompanhar a execução do projeto. Criada em 1988, a malha da Ferroeste interliga os municípios paranaenses de Cascavel e Garapuava.
Folha: Retração no 2º trimestre será a maior em 40 anos, e reação virá ainda mais lenta
Projeções do Ibre/FGV apontam contração de 9,8% no PIB entre abril e junho de 2020, em relação a janeiro e março. O Brasil entra em um novo ciclo negativo sem ter se erguido totalmente das perdas da crise anterior de 2014 a 2016. Quando a Covid-19 chegou, a economia havia recuperado apenas 5,3% do tombo de 8,1% da última recessão.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Justiça libera cobrança de THC-2 por terminal
O juiz Leonardo Grecco, do TJ-SP, considerou lícita a cobrança da taxa pela DP World Santos, pois, no entendimento dele, “não se confunde com a cobrança THC, bem como porque não há ofensa à livre concorrência, já que o embargante poderia utilizar deste serviço fornecido por terceiros”. A DP World Santos informou que “irá adotar todas as medidas cabíveis contra a decisão proferida pelo Cade pleiteada pela Marimex, uma vez que inexistem razões econômicas ou jurídicas que impliquem na prestação gratuita de um serviço legítimo e devidamente regulado pelas autoridades competentes”. De sua parte a Marimex destaca que “O Cade reconheceu a natureza anticompetitiva da THC2, criada pelos operadores portuários para eliminar a concorrência na armazenagem de contêineres e majorar de forma ilegal seus lucros e majorando o custo Brasil”.
Jornal Norte Sul (ontem à tarde): Setor portuário de SC muda perfil e registra crescimento na movimentação de cargas
No primeiro quadrimestre de 2020, os cinco terminais do Estado movimentaram 15,5 milhões de toneladas, alta de 5% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os empresários, o crescimento se deve principalmente ao aumento nas exportações de proteína animal. O setor reconhece que será difícil manter ao longo do ano os resultados positivos observados no primeiro quadrimestre e alerta que as importações no quadrimestre recuaram.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Porto de Santos bate recorde mensal de movimentação pela quarta vez consecutiva
A movimentação de cargas pelo Porto de Santos somou 12,98 milhões de toneladas em maio, elevando o acumulado no ano para 58,00 milhões de toneladas. O movimento mensal foi fortemente impulsionado pelo aumento de 40,2% nos embarques de soja em grãos e farelo e de 94,3% nos carregamentos de açúcar. No entanto, as operações com contêineres recuaram no mês, mas a matéria não traz o percentual dessa queda.
Portos e Navios: Ministro Tarcísio de Freitas debaterá o panorama da infraestrutura nacional em webinar da FGV Transportes
O evento ocorrerá nesta segunda (29), das 11h às 12h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Discutirá a grave crise financeira do Estado brasileiro, que vem comprometendo os investimentos no setor; as saídas para expandir, recuperar e manter os sistemas de transportes; os impactos do cenário atual na eficiência e eficácia da logística nacional; e o andamento das obras públicas e projetos de concessões que estão sendo executados pelo governo federal. O presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, abrirá o encontro. Inscrições: http://www.fgv.br/mailing/_EXT/2020/RJ/TRANSPORTE/40158_minfra/index.html
Fórum Brasil Export: Líderes de terminais de contêineres pedem ambiente menos regulado e analisam futuro do mercado
No webinar “Futuro do mercado e perspectivas para os terminais de contêineres no Brasil” promovido ontem pelo Fórum Brasil Export, o CEO da Santos Brasil [e VP da ABTRA] Antonio Carlos Sepulveda comentou os dados da Antaq de que em Santos as operações de transbordo subiram 16,3% ao ano, enquanto as de importação e exportação se mantiveram praticamente iguais, o que impacta o mercado de contêineres. “A qualidade da receita de importações e exportações é muito melhor do que do transbordo e da cabotagem. E esses dois últimos demandam muita infraestrutura dos terminais”. Sepulveda elogiou o relatório do TCU: “É um marco na discussão das teses portuárias do Brasil” e criticou a piora no modelo de arrendamentos: “A oportunidade que se perde em porto é monstruosa”. O CEO da BTP, Ricardo Arten, lembrou que em Santos “os gargalos são significativos em todos os modais” e destacou a necessidade de solucionar a insegurança jurídica que o Brasil causa aos investidores. Defendeu a privatização do Porto de Santos, com respeito aos contratos vigentes. O diretor da DP World Santos, Fábio Siccherino, relatou que o terminal está sofrendo com a queda da box rate. Lembrou que os arrendados podem buscar o reequilíbrio dos contratos, enquanto os privados “têm que se virar”. Disse ainda que não enxerga “apetite” de armadores para investir em novos terminais portuários no Brasil. O webinar foi mediado pelo Gerente-Executivo do Sopesp, Ricardo Molitzas.
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