A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor On-line (ontem à noite): Privatização do Porto de Santos pode sair em 2021 – O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse esperar que a privatização do Porto de Santos arraste as vendas dos ativos das demais Docas. Os estudos, a cargo do BNDES, serão entregues em 2020. Em outra matéria, Sampaio também informa que o projeto para concessão do primeiro tramo da ferrovia Oeste-Leste será entregue no primeiro semestre de 2020.
Folha On-line (ontem à noite): Novo plano do Porto de Santos gera temor por corte de até 2.000 vagas – Autoridades sindicais e trabalhadores do Porto de Santos protocolaram ontem, em fórum aberto ao público em Santos, proposta que será apresentada à Codesp requerendo participação no PDZ. Temem que o novo plano, que tem previsão de ser divulgado em fevereiro de 2020, conte com a não renovação de contratos com sete terminais, gerando, ao menos, duas mil demissões diretas e até cinco mil indiretas.
Valor Econômico: Até fim do ano, leilões podem atrair R$ 26 bi – O setor de infraestrutura deverá terminar 2019 com cinco leilões, dos quais o mais aguardado é a do corredor rodoviário Piracicaba-Panorama, nesta quinta-feira, com previsão de R$ 14 bilhões de investimentos. Mas a realização segue incerta, já que o governo paulista não conseguiu reverter liminar do TCE que suspendeu a concorrência.
Portal Veja On-line (ontem à tarde): Caminhoneiros e sindicatos ameaçam governo Bolsonaro com nova greve – Os empréstimos de 30 mil reais oferecidos pelo BNDES aos transportadores não chega aos autônomos, garante o líder caminhoneiro. O piso da tabela do frete calculada pela Esalq está entre 25% e 30% abaixo do custo mínimo. Mas a paralisação divide a categoria.
Valor Econômico: Guedes tenta barrar nova lei geral para as concessões – O ministro é contra a redação do deputado Arnaldo Jardim ao PL que reformula o novo marco legal e pediu ao presidente Bolsonaro e à Secretaria de Governo, responsável pela articulação política, que se mobilizem para evitar a votação do projeto na Câmara. Argumenta que o texto ficou extenso demais e pode ter efeito oposto à intenção de impulsionar o capital privado na infraestrutura.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Programa Fórum Porto & Mar debate o Hackaton do Porto de Santos – Ontem o programa Fórum Porto & Mar debateu o Hackaton do Porto de Santos com a gerente de TI da ABTRA, Juliana Rodrigues, e o CEO da Zero Treze Innovation Space, Marco Ribeiro.
Diário do Litoral (ontem à tarde), A Tribuna de Santos e Portos e Navios: Porto de Santos bate recorde histórico – Atingiu em outubro recorde histórico operacional ao movimentar 12.788.883 toneladas, superando em 0,3% a marca de julho deste ano. A média mensal de navios aguardando na Barra caiu de 70, no primeiro semestre, para 55 nos últimos meses. Puxaram as altas os embarques de milho a granel (+47,8%), soja a granel (+107,2%) e farelo de soja (+54,3%) e os desembarques de adubos (+92,3%). A movimentação de carga conteinerizada aumentou em 4,9% no mês, totalizando 383.264 TEU.
Jornal do Comércio (RS): Assinado termo para estudo de melhorias no porto do Rio Grande – O termo assinado pelo governo do estado e superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul com as multinacionais chilenas CMPC e Ultramar visa diagnosticar melhorias operacionais nos embarques de celulose do porto do Rio Grande.
Imprensa segmentada:
Portogente: Aliança discute o futuro da cabotagem em Brasília – Organizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, o evento reunirá especialistas, representantes do setor privado e do poder público, entre os dias 27 e 28 de novembro, na Sede da ANTT, para discutir as boas práticas logísticas aplicadas no Brasil e em outros países, analisando os avanços, deficiências e desafios do segmento.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2019