Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 27/04/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Editorial Estadão (ontem): A retomada de obras públicas e suas dificuldades – O objetivo de gerar emprego rapidamente e estimular a atividade econômica, tão logo a pandemia comece a arrefecer, torna mais do que justificável a iniciativa do MINFRA de relacionar obras prioritárias que podem ser tocadas com recursos da União. Mas o valor disponível no orçamento do ministério para este ano, de R$ 6 bilhões, é insuficiente. Em tempos de demandas volumosas e urgentes na saúde e na assistência social, negociações de recursos públicos para outras áreas tendem a ser bem mais difíceis.

Estadão: “Os navios estão saindo mais vazios da Europa e da Ásia” – Segundo o presidente da Santos Brasil, Antônio Carlos Sepúlveda, a expectativa é de que a atividade portuária acompanhe nos próximos meses a queda de 5% prevista no PIB. Ele lembra que a empresa vinha numa escalada de retomada de crescimento quando a crise do coronavírus atingiu o País, invertendo esse movimento e exigindo a revisão das rotinas do terminal, que tem 2,5 mil pessoas na linha de frente para garantir as operações.

Folha On-line e Valor On-line (sábado): Presidente do Porto de Santos renuncia ao cargo – Em carta aberta publicada na sexta-feira (24) em uma rede social, Casemiro Tércio não fala dos motivos da renúncia. A saída do executivo ocorre em meio a uma crise política e a rumores de que Bolsonaro negocia um loteamento de cargos com partidos do Centrão em troca de apoio político.

O Globo On-line (sábado): Governo renova por 30 dias proibição de entrada de estrangeiros por portos– A medida anunciada na sexta-feira (24) estabelece que o desembarque só é autorizado caso haja necessidade de assistência médica ou para a realização de uma conexão aérea ao país de origem. O transporte de cargas não foi interrompido, mas não pode haver desembarque de tripulantes.

Valor Econômico: Prevista para 2013, ampliação da Fiol é a “nova” prioridade no Pró-Brasil – O ministro da Infraestrutura pediu suplementação orçamentária de R$ 480 milhões, até 2022, exclusivamente para obras no setor ferroviário. A maior parte desse valor iria para a construção do segundo trecho da Fiol, na Bahia. A ideia do ministro é que os trabalhos fiquem sob responsabilidade da nova Infra S.A., fusão das estatais Valec e EPL.

Folha (ontem): Concessões de rodovias sofrem com recorde na queda do tráfego – O movimento nas estradas concessionadas recuou em média 18,4% em março, segundo o índice da ABCR e da consultoria Tendências. O dado foi o pior desde a criação do indicador, em 1999, superando a queda observada durante a greve dos caminhoneiros de 2018.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos, Boqnews e Diário do Litoral: Com Biral, setor espera continuidade de projetos no Porto – Para empresários e executivos do setor, a escolha de Fernando Biral para assumir a presidência da SPA mostra a intenção do governo de manter os projetos previstos para o Porto de Santos. O presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, declarou que a saída de Casemiro Tércio foi “uma surpresa”, mas destacou o perfil de gestor do novo presidente da empresa, que se prepara para passar por um processo de desestatização. O  diretor-executivo Angelino Caputo acrescentou que o processo de sucessão evidencia que “não deve haver uma grande alteração na linha estratégica da empresa”.

G1 Santos, Santa Portal, Diário do Litoral e A Tribuna de Santos (sábado): Receita Federal localiza 911 kg de cocaína em carregamento de óleo de laranja no Porto de Santos – A droga apreendida no sábado (25) estava escondida em uma carga com destino final ao Porto de Hamburgo. O Porto de Santos concentra 40% das apreensões de cocaína feitas pela Receita Federal no 1º trimestre de 2020 (14,8 toneladas).

A Tribuna de Santos On-line e G1 Santos e Santa Portal (ontem à tarde): Tripulantes de três navios de cruzeiros no litoral de SP são liberados para voltar para casa – Três navios da MSC, há cerca de um mês em Santos, não registraram nenhum caso suspeito de Covid-19. Ontem (26) foram desembarcados 38 tripulantes. Eles serão autorizados a desembarcar, após avaliação médica e seguem diretamente para o aeroporto internacional de Guarulhos. Sobre o Costa Fascinosa, a Anvisa confirmou uma terceira morte por coronavírus.

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA: Governo decide não renovar terminal no porto de Santos para fazer ferrovia no local – O MINFRA decidiu não renovar o contrato do terminal da Marimex no Porto de Santos para a construção de um ramal ferroviário no local. O contrato de 20 anos vence dia 8 de maio e será feito contrato de transição com a companhia para que as operações sejam mantidas. A Marimex afirmou que “recebe com surpresa a declaração governamental”, pois nos últimos quatro anos todas as análises e notas técnicas emitidas pelo Executivo foram favoráveis à renovação.

Portos e Navios: Embarque de 117 mil toneladas marca novo recorde para o Porto de Imbituba – O volume de minério de ferro exportado na quinta-feira (23) em um único navio, o KSL Seoul, é o maior já realizado entre os portos da região Sul, de acordo com os dados da ANTAQ de 2010 a fevereiro de 2020.

 

 

 

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco