Isto É Dinheiro (ontem à tarde): Portos brasileiros têm queda na movimentação de cargas no semestre – O balanço apresentado ontem (26) pela Antaq mostra que eles movimentaram 513 milhões de toneladas de cargas, queda de 3,29% na comparação com o mesmo período do ano passado, motivada sobretudo pelo recuo nos embarques de minério de ferro. TUPs responderam pela movimentação de 337 milhões de toneladas, queda de 4,04%, e portos públicos somaram 176 milhões de toneladas, recuo de 1,83%, na mesma base de comparação. O resultado reflete o fraco desempenho das economias brasileira e mundial. Houve aumento de 3,72% na movimentação de contêineres e de 2,76% em carga geral.
Valor Econômico: Projeto de porto e ferrovia no MA prevê R$ 13 bi de investimento – O empreendimento da Grão Pará Multimodal (GPM), para escoamento de grãos e minério de ferro da região, entra agora em momento decisivo, com a análise do licenciamento ambiental e a busca de investimentos.
Correio Braziliense On-line (ontem à noite): Primeiro leilão de rodovias do governo Bolsonaro será realizado nesta sexta – A concessão do trecho de 437 quilômetros da rodovia BR-364/365, de Uberlândia (MG) a Jataí (GO), recebeu três propostas. De acordo com o PPI, prevê investimentos de R$ 4,57 bilhões a serem aplicados no sistema viário ao longo dos 30 anos de concessão.
O Globo On-line, Folha on-line e Correio Braziliense On-line (ontem à noite): Banco Central aumenta projeção de crescimento do PIB para 0,9% em 2019 – O crescimento de 0,4% da economia no segundo trimestre, acima das expectativas, contribuiu para a revisão. A economia também deve acelerar no quarto trimestre com as liberações de recursos do FGTS e do PIS-PASEP. A despeito desse aumento, a expectativa é de desaceleração no ritmo de retomada da economia brasileira, já que, no ano passado, ela cresceu 1,1%. Para 2020, estima-se crescimento de 1,8%, “com elevado grau de incerteza”, segundo o banco.
Valor On-line (ontem à tarde): Brasil e EUA vivem ‘momento único’ – Documento da Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham Brasil) reúne 10 propostas para uma parceria mais ambiciosa entre Brasil e Estados Unidos, com potencial para alavancar as relações comerciais entre os dois países no curto e médio prazo. Inclui ações para evitar a dupla tributação; a participação do Brasil no programa Global Entry; facilitação de comércio, cooperação regulatória, propriedade intelectual e a entrada do Brasil na OCDE. Segundo a Amcham, Brasil e Estados Unidos vivem “expressivo alinhamento político e um próspero caminho à frente”.
Imprensa regional:
Editorial da Tribuna de Santos: Hub port em Santos – O diretor de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Dino Antunes, admitiu essa possibilidade, considerando a localização estratégica, a importância do porto na balança comercial e disponibilidade de áreas para sua expansão, mas destacou a necessidade de adequações estruturais para ampliar a navegação de cabotagem. Importante avançar nessa direção e credenciar-se, de modo efetivo, para assumir esse papel.
A Tribuna de Santos e Portos e Navios (reproduz release da Codesp): Porto de Santos registra queda na movimentação – Movimentou em agosto 12,48 milhões de toneladas, queda de 3,2% em relação ao mesmo mês de 2018. Entre janeiro e agosto registrou 88,41 milhões de toneladas operadas, queda de 0,5% na comparação com igual período do ano passado, influenciada especialmente pelo recuo de 10,2% nos embarques do complexo soja. O desempenho da carga conteinerizada em agosto também apresentou retração de 4,5% em TEU, na relação com o mesmo mês de 2018, e de janeiro a agosto, redução de 2,3%, somando 2.673.879 TEU.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios e Brazil Modal (reproduzem release da ANTAQ): Itajaí e Ponta da Madeira lideram rankings ambientais da Antaq – O Porto de Itajaí, com 99,48 pontos, assumiu a liderança do ranking de Desempenho Ambiental, divulgado ontem pela Antaq. Entre os portos públicos, é seguido por Paranaguá (99,29), Itaqui (95,48) e Pecém (90,80). Com 83,32 pontos, Santos ocupa a quinta posição. No grupo dos TUps, Ponta da Madeira alcançou 91,79 pontos, Portonave 87,84 e TIG (Ilha Guaíba) 87,34 pontos.
Portos e Navios: Arco Norte movimentou 32% dos grãos exportados no 1º semestre –Exportaram 17,1 milhões de toneladas de soja e milho, alta de 12,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Antaq. Santos somou 13,8 milhões/t.
Agência iNFRA – artigo da consultora jurídica Natália Resende e do diretor da Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do MINFRA Fábio Carvalho: O decreto de arbitragem como mecanismo de segurança jurídica em contratos de parcerias com o poder público – A estratégia do Ministério da Infraestrutura de manter contato com investidores estrangeiros tem trazido lições claras e objetivas a respeito do capitalismo em tempos de mercados globalizados e interdependentes. Embora seja verdade que há liquidez de capital no mundo, há também forte concorrência. Os empreendimentos brasileiros, por mais atrativos que sejam, concorrem com projetos de PPP na Indonésia ou investimentos no mercado de capitais australiano.
Agência iNFRA: Governo não definiu ainda se pacote da cabotagem será enviado como MP –O ministro Tarcísio de Freitas disse que o programa BR do Mar vai estimular o crescimento do setor, em linha com o aumento da provisão de infraestrutura que o governo está promovendo.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2019