A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, Folha On-line e a Tribuna de Santos: Projeto de estímulo à cabotagem pode ser aprovado
Segundo o Cebrap/Ello, o PL do BR do Mar é um dos três projetos com impacto econômico em análise pela Câmara dos Deputados com alta probabilidade de se tornarem lei nos próximos 180 dias. Mas ele enfrenta resistência de parlamentares, que afirmam que o ministro Tarcísio de Freitas havia se comprometido a retirá-lo do regime de urgência. Advertem que, se isso não ocorrer, nada será votado. A disputa pela presidência da Comissão Mista de Orçamento e mesmo pela presidência da Câmara também está em jogo. O relator deputado Gurgel busca uma solução para os pontos controversos. O Ministério da Infraestrutura afirma que “A iniciativa vai proporcionar a abertura ao mercado, com responsabilidade e equilíbrio” e nega o impacto negativo para o transporte rodoviário de cargas.
Portal Veja On-line – Coluna Radar (ontem à tarde): Obras de infraestrutura do governo terão que passar por comitê
Decreto do último dia 20, assinado pelo presidente Bolsonaro e pelos ministros Braga Netto e Paulo Guedes, criando o Comitê Interministerial de Planejamento da Infraestrutura, deve moderar os anúncios de obras e projetos feitos por Tarcísio de Freitas. Amarra os empreendimentos para transporte e logística à análise de viabilidade socioeconômica para as próximas décadas.
Folha On-line, Valor On-line e Estadão On-line (ontem à tarde) e Valor Econômico: OCDE pede fim de restrição estrangeira na mídia e agência única para o Brasil
Relatório da OCDE, sobre as comunicações no Brasil, apresentado ontem, defende a abertura completa do setor ao capital estrangeiro e a unificação de todos os serviços em uma só licença a ser expedida por um único regulador. O ministro Braga Netto admitiu que para o Brasil ser aceito pela OCDE, o governo vem tentando se enquadrar aos padrões dos países que compõem o grupo nas diversas áreas. “Hoje o Brasil está aderente a 96 desses instrumentos [recomendações] e solicitamos adesão a outros 46”. A entidade também aponta que a transformação digital é a chave para maior produtividade das empresas de todos os setores no País.
Estadão On-line (ontem): Economistas estimam tombo do PIB abaixo de 5% em 2020 e inflação de quase 3%
O dado faz parte do boletim Focus, divulgado ontem pelo Banco Central. A previsão para a retração do PIB passou de 5% para 4,81% neste ano. Para 2021, a estimativa de expansão da atividade econômica baixou de 3,47% para 3,42%.
Portal Uol: Investimentos no Brasil caem pela metade em 2020, diz ONU
Dados anunciados ontem na Conferência da ONU para Desenvolvimento e Comércio apontam que a queda de 48% nos investimentos diretos no Brasil nos primeiros seis meses de 2020 ante o mesmo período de 2019 foi maior que a média de -16% registrada nos demais países emergentes. No mundo, os investimentos recuaram 49%. No caso do Brasil, dois fatores pesaram: a escala que a pandemia atingiu e a interrupção do programa de privatizações. Ainda segundo o portal, que reproduz matéria da France Press, a crise gerada pela pandemia pode provocar queda de 40% dos investimentos estrangeiros diretos este ano e uma recuperação só deve acontecer em 2022.
Imprensa regional:
Diário do Litoral, G1 Santos e Santa Portal (ontem à noite) e A Tribuna de Santos (página A-7): Em ação contra o PCC, Deic apreende 502 kg de cocaína no Porto de Santos
A droga apreendida ontem estava escondida em 15 sacas de açúcar com destino ao Porto de Valência. Auditores da RF perceberam a provável contrafação do lacre e determinaram a abertura do contêiner.
Gazeta do Povo RS (ontem à tarde): “Brasil começa a leiloar 35 novos terminais portuários com investimentos de R$ 5,6 bi
O secretário Diogo Piloni, em entrevista ao jornal, fala dos desafios que vem enfrentando para tornar os portos mais avançados tecnologicamente, promover a autonomia e a desestatização do setor, integrar os modais e melhorar o escoamento da produção, mudar o modelo de cabotagem e incentivar o transporte nas hidrovias. Piloni acredita que o PL do BR do Mar será votado ainda este ano e admite que ele precisa de ajustes.
Jornal do Comércio RS, G1 (RS) e Informativo dos Portos (ontem à tarde): Com homologação do novo calado, porto de Rio Grande poderá receber os maiores navios do mundo
Com o novo calado oficializado ontem em cerimônia com o governador Eduardo Leite e o ministro Tarcísio de Freitas, o porto gaúcho poderá receber embarcações de até 366 metros de comprimento, diferença de 29 metros em relação à capacidade anterior. Mais de 16 milhões de m3 de sedimentos foram removidos na dragagem do canal.
Imprensa segmentada:
Informativo dos Portos: Sistema digital agiliza licença de instalação de terminal de celulose no porto de Paranaguá
A construção do terminal da Klabin no Porto de Paranaguá recebeu nesta semana a Licença de Instalação, emitida pelo Instituto Água e Terra. O início das obras de construção do terminal está previsto para janeiro do ano que vem e as operações portuárias deverão ocorrer a partir do primeiro semestre de 2022.
Portos e Navios: Liberdade de empreender no Brasil será tema do 7º Encontro ATP
Evento anual da associação de portos privados, marcado para amanhã, às 15h, promete aprofundar o debate sobre a liberdade de empreender no Brasil e avaliar os impactos positivos e negativos da pandemia para economia brasileira. O vice-presidente Hamilton Mourão fará a palestra magna e o painel principal contará com palestra da consultora Zeina Latif. O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube: https://bit.ly/36pTpZM
Fórum Brasil Export: Painéis do segundo dia do Nordeste Export discutem o potencial de crescimento da região
O evento regional prossegue hoje desde às 9h, no auditório do Centro Administrativo do Porto de Suape e transmissão ao vivo em: bit.ly/AssistaNordesteExport. O presidente do Conselho do Fórum Nordeste Export, Aluísio Sobreira, declarou que o encontro “vai preencher uma lacuna, evidenciando os potenciais do Nordeste. A região tem muita coisa a realizar, foi por aqui onde se começou a economia brasileira”. O presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, falou de sua satisfação em Suape “ser o porto anfitrião desse importante debate para a cadeia logística portuária, que traz discussões como a reforma portuária, fundamental para entregar ao setor o dinamismo que ele precisa”.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2020