A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão On-line (ontem à tarde): Em dia-chave da greve dos petroleiros, caminhoneiros ameaçam aderir, mas FUP nega – A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos associados avaliam os riscos de ter suas contas bloqueadas, como determinou ontem o TST. Dois dos sindicatos já abandonaram a greve. Por sua vez, grupos de caminhoneiros tentam convencer o conjunto da categoria a aproveitar a oportunidade para também cruzar os braços e pressionar o governo pela revisão da tabela de frete.
Valor Econômico: Implantação da indústria 4.0 perdeu força – Sondagem da Fiesp feita desde 2017 aponta redução de 30% para 23% no número de empresas que implantam ações para indústria 4.0, do total de 417 pesquisadas. O investimento nesse modelo de produção ficou estável em 1,3% do faturamento, mas a expectativa de crescimento para 1,7% no ano que vem.
Valor On-line (ontem): Comércio global tem forte queda e esfria expectativas – O volume do comércio global caiu 1,3% em setembro, em relação ao mês anterior, após expansão de 0,5% em agosto, segundo o CPB World Trade Monitor. As notícias sobre as negociações entre EUA e China continuam incertas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio mundial caiu 1,1% em setembro, a quarta retração consecutiva na comparação ano a ano.
Reuters: Exportação de milho do Brasil crescerá 80% em 2019; a de soja cairá 13% – A exportação de milho do Brasil no acumulado do ano até 23 de novembro atingiu 36,7 milhões de toneladas e deverá avançar até o final de dezembro para cerca de 41 milhões de toneladas, fechando 2019 em novo recorde, segundo a Anec. Já os embarques de soja deverão somar 72 milhões de toneladas no ano, ante um recorde de 82,8 milhões de toneladas em 2018.
Portal Uol (reproduz matéria do Estadão Conteúdo), G1 Santos (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos: Receita pega 1,3 tonelada de cocaína em carga de açúcar que ia para o Marrocos – A droga apreendida ontem estava escondida em uma carga de açúcar destinada ao porto de Tânger-Med. Os números desse porto marroquino deixam clara a sua vocação para hub port — em 2018, 91% dos contêineres lá movimentados foram reembarcados para outros portos. Apenas 9% tinham como destino ou origem o próprio país.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e G1 Santos (ontem à tarde): Novas regras de atracação ampliam operações no Porto – A alteração no PDZ e a flexibilização das regras de atracação em berços no Saboó e Outeirinhos garantiram novo recorde operacional mensal para o Porto de Santos e aumento de 12,1% na vinda de navios ao Porto de Santos em outubro. Foram movimentadas no mês 12,78 milhões de toneladas e atracaram 426 cargueiros, 46 a mais do que no mesmo período do ano passado.
Paraná Portal: Receita apreende 545 kg de cocaína no Porto de Paranaguá – A droga apreendida ontem estava escondida em uma carga de compensados de madeira que embarcaria para a Bélgica. Essa foi a 26ª apreensão de cocaína no Porto. Desde o início do ano, quase 15 toneladas foram retidas.
Imprensa segmentada:
Agência iNFRA: Governo trabalha em certificado de infraestrutura para dar garantia a concessões – Segundo a Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, a ideia é dar garantias em concessões e PPPs para ampliar as formas de financiamento privado e a segurança jurídica dos contratos. Estão em estudo por exemplo mudanças na emissão de debêntures incentivadas, que poderão ter os benefícios fiscais ampliados para outros tipos de compradores. Hoje, o benefício é restrito a pessoas físicas. Outro estudo é sobre a ampliação do prazo para reembolso, de 24 meses para até 60 meses.
Portos e Navios (reproduz nota da ANTAQ): Antaq realizará audiência presencial relacionada à norma sobre direitos e deveres dos usuários – A Antaq realizará no dia 10 de dezembro audiência presencial relativa à consulta pública visando ao aprimoramento da proposta de alteração da Res. 18, que dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários, dos agentes intermediários e das empresas que operam nas navegações de Apoio Marítimo, Apoio Portuário, Cabotagem e no Longo Curso.
Brazil Modal (reproduz release da CODESA): Complexo Portuário de Itajaí tem crescimento de 10% na movimentação de contêineres – Cais Público, APM Terminals e TUPs movimentaram 110.072 TEUs em outubro, contra 99.779 TEUs no mesmo período de 2018. Portonave registrou movimentação de 70.969 TEUs. A expectativa é alcançar 1.230.000 TEUs até dezembro, 7% a mais do que 2018.
Brazil Modal (reproduz release da CODESA): O modelo de gestão e tecnologias do Porto de Roterdã – A comitiva brasileira formada por representantes dos portos de Vitória e Santos, Ministério da Infraestrutura e BNDES foi recepcionada ontem no Porto de Roterdã para conhecer os projetos de digitalização e blockchain. Hoje fará visita técnica ao Porto de Antuérpia e, ainda nesta semana, fechando a agenda, irá conhecer o Porto de Londres.
Portogente: Governo de Pernambuco instala Câmara Setorial de Logística e aposta na autonomia do Porto de Suape – O setor de logística, que reúne mais de 2.210 empresas, teve sua primeira reunião na segunda-feira (25). o fórum discutirá assuntos estratégicos para o desenvolvimento do estado nos próximos anos, como a retomada da autonomia do Porto de Suape, a conclusão da Transnordestina e os novos rumos do modal aeroviário com a chegada do grupo Espanhol AENA/ANB.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2019