Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 27/11/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Exportadores recorrem à Justiça contra tarifa para escaneamento de contêiner

O escritório Fernando Neves, que representa a Usuport, argumenta que falta suporte legal para a cobrança, que as usuárias dos portos “despendem indevidamente quantias exorbitantes” e a “Antaq se coloca numa posição de omissão de regulação”. A Antaq, em decisão recente, considerou que a tarifa é legal e não deve estar incluída no box rate, sendo objeto de cobrança específica. O escritório Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide, que representa a ABRATEC, justifica que os custos de escaneamento sempre foram repassados aos exportadores e importadores, desde que as autoridades brasileiras impuseram esse procedimento por razões de segurança.

Portal Veja On-line (ontem à tarde): Terminais privados bancam reforma no Porto de Santos para reduzir fila

Os terminais privados no Porto de Santos vão bancar reforma de 750 mil reais no píer 1, na Alemoa, para tentar desafogar a fila de navios na região, que chegou a atingir 25 dias de espera e, nesta semana, estava em 18 dias, por conta de avarias no berço do porto. Os terminais acertaram a doação dos recursos para a obra há dois meses e a autorização da SPA foi dada agora. A empreiteira contratada já iniciou a montagem do canteiro de obras.

Estadão Coluna do Broadcast: SP libera banco com informações de 22 aeroportos a serem concedidos

O Dataroom permite acesso a toda documentação dos aeroportos, como plantas, contratos vigentes, convênios, ações judiais e projeto apresentado em audiência pública. O objetivo do Governo do Estado é passar informações aos interessados para que comecem a se preparar antes mesmo do edital, que deve sair entre dezembro e janeiro. A concessão deverá alcançar investimentos de R$ 700 milhões nos aeroportos regionais de São Paulo em 30 anos de contrato.

O Globo On-lineValor On-lineFolha On-line Correio Braziliense On-line (ontem à tarde): Mato Grosso passa 512 quilômetros de rodovias à iniciativa privada

O governo do Mato Grosso leiloou três lotes de rodovias estaduais nessa quinta-feira. São 512 quilômetros de estradas, totalizando R$ 6 bilhões em contratos. Os concessionários vão administrar os ativos por 30 anos em contratos que preveem a realização de R$ 1,45 bilhão de investimentos no período, além de R$ 1,9 bilhão previsto para ser despendido na operação dos ativos.

Estadão On-line Valor On-line (ontem): Indústria voltou ao patamar de antes da pandemia, mostra estudo da CNI

O setor conseguiu voltar ao nível pré-crise em setembro, mas de maneira desigual entre os sub-segmentos, segundo levantamento da CNI. A produção total superou em 1,1% o registrado em fevereiro, último mês antes do novo coronavírus desembarcar no País.

Valor Econômico: Confiança da Indústria atinge em novembro maior valor desde 2010, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria, da FGV, avançou 1,9 ponto em novembro, atingindo 113,1 pontos, o maior valor desde outubro de 2010 (113,6 pontos). Em novembro, 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados registraram aumento da confiança, e 15 estão em nível acima de fevereiro desse ano. O resultado positivo do mês reflete exclusivamente a melhora da satisfação dos empresários em relação à situação corrente, já que houve ajuste das expectativas.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-10): Relação Porto-Cidade em debate

Os prefeitos que vão comandar as cidades portuárias da região – Santos, Guarujá e Cubatão – nos próximos quatro anos e o presidente da SPA, Fernando Biral, vão debater o tema, na próxima terça-feira (01/12), às 14 horas, durante o evento Porto & Mar 2020, realizado pelo Grupo Tribuna, no Santos Convention Center. A programação contará também com o ministro Tarcísio, às 11 horas, em palestra sobre os planos do Governo Federal para o setor.

G1 SantosSanta Portal Diário do Litoral (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (página A-9): Receita Federal apreende 298 kg de cocaína em carga de papel no Porto de Santos

O carregamento apreendido ontem passaria pelo porto de Gioia Tauros, na Itália, e depois iria para Israel. O contêiner com papel em que a cocaína estava escondida foi escolhido para conferência, por meio de critérios objetivos de análise de risco. Escâneres e cães farejadores foram usados para a inspeção.

G1 Santos Santa Portal (ontem à tarde): Temporada de cruzeiros será apenas para brasileiros e começa em janeiro no Porto de Santos, SP

A temporada de cruzeiros 2020/2021 começa em janeiro com apenas duas embarcações – MSC Seaview e o MSC Preziosa – no Porto de Santos, apenas com hóspedes brasileiros a bordo. A previsão inicial, divulgada em julho, era que a temporada começasse em novembro, mas o avanço da pandemia mudou os planos das companhias marítimas.

Imprensa segmentada:

Guia MarítimoPortos e Navios Estadão On-line (blog e-investidor): Santos Brasil conclui obras no Tecon Vila do Conde e implanta gates automatizados

A Santos Brasil concluiu as últimas obras civis do projeto de modernização do Tecon Vila do Conde, em Barcarena (PA). Foram 25 meses de obras que contemplaram a pavimentação em concreto de 36 mil m2 de pátio para armazenamento de contêineres e a construção de dois novos gates.

Portos e Navios: Empresa brasileira disputa concessão da maior Hidrovia da América Latina

A DTA Engenharia e mais cinco estrangeiras (duas belgas, duas holandesas e a chinesa Shanghai Dredging, do Grupo CCCC) disputarão o processo de concessão realizado pelo governo da Argentina, no início de 2021, com previsão de 25 anos de contrato. O projeto visa aprofundar e manter 1.200 quilômetros de rio, entre a confluência dos rios Paraná, Paraguai e Rio da Prata, com profundidade de 12,8 metros. O rio corta 25 portos e terminais e movimenta 92 milhões de toneladas de grãos produzidos na Argentina. Segundo a DTA, por se tratar de um projeto de interesse dos países do Mercosul, a prioridade deverá ser dada a empresas pertencentes a esse mercado.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco