Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 28/01/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Portal Veja On-line (ontem à noite): Antaq aprova ampliação do porto ATR Chibatão, em Manaus – A agência aprovou na quinta-feira (23) o projeto de ampliação do terminal portuário em Manaus. Em outubro passado havia aprovado a ampliação do concorrente e vizinho Super Terminais. O empreendimento depende agora da chancela do Ministério da Infraestrutura. A Antaq também indicou maior oferta de instalações nesse porto, onde o valor da operação com contêiner é o mais barato do Brasil, segundo o portal. Chibatão vai investir 200 milhões de reais na fase inicial do projeto.

Valor Econômico: Exportação fica mais dependente de EUA e China – Do fim de 2017 até o ano passado, a fatia das exportações brasileiras destinadas aos dois países passou de 34,2% para 41,3%, segundo a Secex. A fatia de exportações para os chineses cresceu nos últimos dois anos de 21,8% para 28,1%, enquanto os embarques aos americanos aumentaram de 12,3% para 13,2%.Agora, a assim atura do acordo entre os chineses e americanos  poderá afetar os embarques brasileiros, principalmente os de soja e outros grãos rumo a China, já que as compras chinesas tendem a ser direcionadas à produção americana.

Portal Terra (reproduz matéria do Estadão Conteúdo ontem à tarde) e Portal Uol: Índia não vai mudar política de açúcar só por visita brasileira – Uma possível mudança na política indiana de incentivo à produção e exportação de açúcar para um mix mais favorável ao etanol não vai acontecer imediatamente, de acordo com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, embaixador Orlando Ribeiro. Mas o governo indiano se mostrou aberto e receptivo em conhecer o “caso de sucesso do etanol brasileiro”. Ontem o presidente Bolsonaro, durante um evento em Nova Delhi, destacou os 15 acordos firmados com o país asiático, abrangendo, entre outros assuntos, o investimento e intercâmbio petrolífero. 

O Globo On-line (ontem à tarde), G1 Santos (ontem à noite) e A Tribuna de Santos: Coronavírus: Anvisa eleva nível de atenção em portos e aeroportos brasileiros – A Anvisa criou um grupo de trabalho para lidar exclusivamente com ações envolvendo monitoramento do coronavírus, mas informou que não vai mudar os procedimentos adotados em casos de outras doenças. E solicitou especial atenção, no caso de embarcações, ao preenchimento completo e correto da Declaração Marítima de Saúde (DMS).

Imprensa regional:

Diário do Litoral (ontem à noite):  Doria afirma que ponte ligando Santos a Guarujá não inviabiliza túnel – O governador João Doria afirmou ontem, em Santos, que a construção da ponte entre Santos e Guarujá é uma opção que não envolve dinheiro público, já foi negociada e autorizada pela concessionária e não inviabiliza a obra futura do túnel. Garantiu que conseguirá entregar a ponte durante seu mandato e que anunciará novidades em fevereiro, uma vez que um projeto final está para ser aprovado e não trará problemas ambientais ou ao movimento do Porto de Santos. A negociação com o governo federal deverá ser concluída dentro dos próximos 30 dias.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios (reproduz matéria do Valor On-line publicada ontem): Troca de comando em terminal afeta venda de derivados pela Petrobras – O governo deve usar o leilão de arrendamento do Terminal de Granéis Líquidos da Alemoa, no Porto de Santos, operado pela Transpetro, para lançar uma nova investida contra a posição dominante da Petrobras na produção e na distribuição de derivados. O leilão pode tirar o ativo estratégico das mãos da Petrobras ou, no mínimo, colocar outro operador portuário, logo ao lado, para receber combustíveis produzidos no exterior encomendados por concorrentes, caso decida mesmo dividir a área atual em duas.

Portos e Navios: Porto no MS será inaugurado em fevereiro – A ideia é transformar Porto Murtinho em um dos principais entrepostos comerciais do país, com a implantação de uma infraestrutura intermodal hidrorrodoviária, com quatro novos portos e uma ponte internacional. As operações no terminal deverão começar na segunda quinzena de fevereiro, mesmo em meio a problemas com o MPF, que requereu a suspensão da construção do porto.

Brazil Modal (reproduz release da ANTAQ): ANTAQ disponibiliza vídeos com tutoriais para utilização do Sistema de Outorga Eletrônica – A partir de 21 de março, as solicitações de outorga de autorização para prestação de serviço nas navegações somente serão processados pelo SOE [http://portal.antaq.gov.br/index.php/sistema-de-outorga-eletronica-soe/], como estabelece a RN Nº 38/2019. O primeiro vídeo disponibilizado pela Gerência de Autorização da Navegação (GAN) no site da agência detalha o procedimento de requerimento de novas outorgas para Empresas Brasileiras de Navegação.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco