Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 28/01/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

CNN Brasil: Investimento em infraestrutura está no menor nível desde 1947 e deve cair mais

Segundo economistas da FGV, os novos cortes previstos para 2021 para não estourar o teto de gastos, a depender da intensidade, podem reduzir os investimentos do governo federal para 0,1% do PIB, frente a uma média de 0,5% da última década. Apontam que isso não é o suficiente sequer para fazer a manutenção do que já existe, quanto mais para melhorar, expandir ou criar novas estradas, aeroportos, portos ou hidrelétricas.

Estadão On-line (ontem à tarde): Com pandemia, rombo nas contas externas fecha 2020 em US$ 12,5 bilhões, o menor em 13 anos

O resultado, divulgado ontem pelo Banco Central, aponta que as importações caíram, enquanto as exportações se mantiveram em níveis elevados, puxadas pela venda de alimentos para outros países. A projeção do BC era de que o déficit em transações correntes somasse US$ 7 bilhões em 2020.

Valor On-line, Estadão On-line (ontem à tarde) e Isto É On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Agência Brasil): Bolsonaro diz que pode zerar impostos federais para reduzir preço do diesel

O presidente Bolsonaro apelou aos caminhoneiros para que não façam greve na próxima segunda-feira (1º). O Ministério da Economia avalia a redução do PIS e da Cofins sobre o diesel para atenuar o efeito do aumento do preço do combustível no bolso dos caminhoneiros. Técnicos alertam, porém, que a medida só vai para frente se houver algum tipo de compensação, com elevação de outro tributo ou corte de subsídio.

Folha On-line – Painel S.A (ontem à tarde): Apesar de apelo de Bolsonaro a caminhoneiros, ministério descarta risco de greve

Avaliação do MINFRA até ontem (27) descartava uma greve da proporção de 2018. Outra matéria da Folha informa que Marcelo da Paz, líder caminhoneiro de Santos, enviou mensagem de áudio ao ministro Tarcísio de Freitas expressando o descontentamento da categoria.

Folha On-line (reproduziu ontem à noite matéria da Reuters): Ameaça à colheita de soja, greve de caminhoneiros seria ‘tiro no pé’, diz setor agrícola

Desde a última greve, diversas companhias adquiriram frotas particulares para o transporte de produtos agropecuários, o que reduz os prejuízos de uma nova paralisação, mas ainda assim o efeito seria negativo.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página A-8): União vai modernizar política marítima

Para tanto, o Governo Federal criou um grupo de trabalho que reúne 16 órgãos, entre eles, a Marinha e os ministérios da Infraestrutura e da Economia. Entre os planos de modernização, está a integração de regras e ações relacionadas ao uso do mar no País e avaliação das formas de financiamento para as novas diretrizes. As informações constam no Decreto nº 10.607/2021, de 22/01/2021.

Imprensa segmentada:

Informativo dos Portos e Portos e Navios: Escaneamento de cargas cresce 30% no porto do Pecém

Com os 54.462 movimentos registrados em 2020, Pecém atingiu a marca média de 4.538 escaneamentos/mês (149 escaneamentos/dia).

Portos e Navios: Novas medidas restritivas podem manter fretes elevados e pressionar inflação no Brasil

A nova onda do coronavírus e o anúncio de lockdown em alguns países vêm mantendo os fretes marítimos elevados e segmentos da economia continuam impossibilitados de trabalhar com 100% da sua mão de obra. Por isso, os setores portuários e de transporte rodoviário vêm sofrendo com atrasos, fazendo com que contêineres demorem para sair dos portos e também retornar vazios.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco