Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 28/05/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Portal Uol (reproduz matéria da Agência Brasil), Estadão On-line, Valor Econômico e Correio Braziliense On-line, Folha On-line (Coluna Painel S.A, ontem à noite) e A Tribuna de Santos: Governo renova contrato de concessão de ferrovia em São Paulo – A ANTT e a Rumo assinaram ontem (27) a renovação antecipada da concessão da Malha Paulista. O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos, mediante uma série de contrapartidas. A Rumo deverá investir mais de R$ 6 bilhões em obras, trilhos, vagões e locomotivas, que já serão realizados nos primeiros cinco anos de contrato. Com isso, a Malha Paulista deverá aumentar sua capacidade de transporte dos atuais 35 milhões para 75 milhões de toneladas. A empresa definiu como sua próxima prioridade a extensão de sua malha ferroviária no Estado de Mato Grosso.

Isto É On-line (reproduz matéria do Estadão Conteúdo ontem à noite): Decreto institui Comitê Nacional de Facilitação do Comércio no âmbito da Camex – O Decreto 10.373, publicado ontem no DOU, institui o Comitê Nacional de Facilitação do Comércio no âmbito da Camex, com o objetivo de implementar as políticas e diretrizes de facilitação do comércio; contribuir para a implementação das disposições do AFC; e propor medidas para a redução dos custos nas operações de comércio exterior.

Estadão On-line, Valor On-line, Correio Braziliense, Reuters, Portal Uol, iG, Exame e O Globo On-line (ontem à tarde) e Comex do Brasil: Paulo Guedes indica novo secretário de Comércio Exterior – O economista Roberto Fendt deverá substituir Marcos Troyjo , que em julho assumirá a presidência do banco do Brics. Fendt hoje é o secretário-executivo do Conselho Empresarial Brasil-China. Troyjo é o representante brasileiro em conselhos de organizações econômicas multilaterais, entre elas o BID e o Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial.

Editorial do Estadão: Em duas semanas de março, PIB expõe a recessão – O Monitor do PIB calculado pela FGV para o primeiro trimestre com critérios semelhantes aos do IBGE mostra que, entre os primeiros trimestres de 2019 e de 2020 ainda houve crescimento de 0,3% do PIB, mas entre os meses de fevereiro e março de 2020 a queda foi de 5,3%, que provavelmente atingirá patamares mais negativos nos próximos meses.

Valor On-line (ontem à tarde) e Brazil Modal: Confiança da Indústria registra segundo menor valor da série histórica, aponta FGV – O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV avançou 3,2 pontos em maio, ao passar de 58,2 pontos (mínimo da série) para 61,4 pontos. Esse resultado representa recuperação de apenas 7,4% da perda de 43,2 pontos observada entre fevereiro e abril desse ano. Em maio, dez dos 19 segmentos industriais pesquisados apresentaram aumento da confiança. O Índice de Expectativas (IE) subiu 5,3 pontos, para 54,9 pontos.

Imprensa regional:

G1 Santos (ontem à noite) e A Tribuna de Santos: Navio de cargas confirma 13 tripulantes com Covid-19 e segue em quarentena no Porto de Santos – A Anvisa confirmou que o Log-in Jatobá permanecerá em quarentena no Porto de Santos, uma vez que 13 tripulantes ainda estão com o novo coronavírus. A embarcação está em isolamento desde o último dia 12. O navio de contêineres Cap San Lorenzo também está impedido de operar por conta de um caso confirmado.

Diário do Litoral (ontem à tarde): Práticos passam por túnel de sanitização antes e depois das manobras – O túnel de sanitização em funcionamento na Ponte dos Práticos, na Ponta da Praia, em Santos, é igual aos instalados em hospitais. Práticos, marítimos e colaboradores, antes e depois de cada manobra, recebem uma névoa de produto químico que garante proteção contra a Covid-19.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios (reproduz matéria da Reuters): Cofco vai exportar açúcar em vez de milho em seu terminal de Santos – A Cofco exportará açúcar em vez de milho a partir do seu terminal 12a em Santos, de 1 de julho a 31 de dezembro de 2020, após ter aumentado a produção do adoçante, no momento que o produto brasileiro está sendo fortemente demandado no mercado global. O terminal tem capacidade para exportar 400 mil toneladas de açúcar por mês. O programa de milho será executado de acordo com os volumes planejados originais, mas em terminais de terceiros no Porto de Santos.

Fórum Brasil Export: Webinar do Brasil Export (28/05) com Sílvio Meira terá transmissão aberta pelo Facebook – O webinar  “Cenários tecnológicos nos setores logístico e portuário pós covid19”, hoje (28), às 15 horas, será moderado pelo diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. “De nossa parte, a ABTRA, pela sua própria vocação institucional, continua a dar o tom da inovação tecnológica no setor logístico-portuário.” Angelino também adianta o perfil dos quatro especialistas debatedores: “O Silvio Meira é um dos principais gurus na inovação e a parceria dele com Suape merece atenção. O Zambrano está à frente do projeto que mais impacta o setor no curto prazo, o Módulo Recintos do Portal Único do Comércio Exterior, por onde será feita em breve toda a troca de dados com a Receita Federal. A Mariana, coordena no Minfra o programa que deverá modernizar todo o sistema de transporte de carga nas rodovias. E o Teller vai falar da experiência da Santos Brasil, cuja intensa modernização tecnológica no terminal em Santos inclui a possível troca do Terminal Operation System por um sistema disruptivo”.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco