A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Aporte em infraestrutura fica longe da meta para 2022
Levantamento da Inter.B Consultoria aponta que os aportes públicos e privados em infraestrutura atingiram R$ 115,2 bilhões no ano passado, abaixo do que foi aplicado em 2019 (R$ 118 bilhões) e 2018 (R$ 117,6 bilhões), quase igualando o de 2017 (R$ 114,7 bilhões). Como proporção do PIB, é o sexto ano seguido de queda e representa 1,55% da economia nacional. De forma geral, há desembolsos cada vez menores do Estado, sem compensação por investimentos do setor privado.
G1 (ontem à noite): Gastos da Anvisa na vigilância de portos, aeroportos e fronteiras no ano passado foram os menores em 20 anos
Levantamento feito pela Associação Contas Abertas mostra que em 2020, em plena pandemia, o valor gasto pela Anvisa para proteger as portas de entradas do país foi o mais baixo dos últimos 20 anos. Foram R$ 17 milhões em ações de vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras (PAFs), menos da metade do registrado em 2019: R$ 48, 6 milhões. Nos últimos 20 anos, o maior valor gasto foi em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil: R$ 270,5 milhões, em valores corrigidos pela inflação.
Folha On-line (reproduziu ontem à tarde matéria da Reuters): Greve em portos na Argentina acaba após acordo sobre vacinação
A greve de quase um dia foi encerrada na noite de quarta-feira (27), após os sindicatos afirmarem que obtiveram um acordo que permite aos trabalhadores prioridade na vacinação contra covid-19.
Valor Econômico: Acordos com a Ásia ameaçam empregos no Brasil
Segundo a CNI, os acordos comerciais com Coreia do Sul, Indonésia e Vietnã poderão elevar o déficit comercial do Brasil com esses países em US$ 12,8 bilhões ao ano. A entidade avalia que eles podem trazer queda de emprego e produção em até 21 segmentos da indústria, entre eles os de produtos eletrônicos, equipamentos elétricos, máquinas e equipamentos, veículos e autopeças, têxtil, vestuário e produtos de couro. O posicionamento se alinha com o da Abinee. Defendem que o Brasil deveria priorizar acordos com países e blocos para os quais tem mais condições de exportar produtos industrializados.
Valor Econômico, A Tribuna de Santos (impresso – página A-8) e Portos e Navios: BTP protocola pedido de renovação antecipada de contrato no Porto de Santos
A companhia apresentou o pedido na quarta-feira (26) ao MINFRA para prorrogação por mais 20 anos do contrato de arrendamento, que venceria em 2027. Em contrapartida, se compromete a fazer um investimento adicional de R$ 1,3 bilhão. Prevê aquisição de equipamentos, reforço dos berços de atracação, automatização dos gates de entrada e saída, readequação de edificações, além da ampliação da área reefer. A ideia é ampliar a área operacional dos atuais 430 mil m² para 454 mil m².
Imprensa regional:
Matéria de capa da Tribuna de Santos (impresso – página A-8) e Diário do Litoral (ontem à noite): Porto receberá 11 mil doses de vacina
O primeiro lote de vacinas contra a covid-19 para portuários da região contará com 11 mil doses, que serão distribuídas a partir de terça-feira. Deve chegar no início da próxima semana e ser encaminhado a unidades de saúde de Santos e Guarujá. Ontem, 26 portuários foram os primeiros a serem imunizados. A primeira vacina foi aplicada pelo ministro Marcelo Queiroga. Ele estava ao lado do ministro Tarcísio de Freitas. Os dois participavam de um ato simbólico de imunização, que reuniu autoridades, empresários e sindicalistas na sede da SPA.
G1 Santos (ontem à tarde): Ministro da Infraestrutura projeta aumento da capacidade do Porto de Santos em 80 mi de toneladas com privatização
O ministro Tarcísio de Freitas declarou que, com a privatização, a projeção de aumento da capacidade de transporte do Porto de Santos é de 80 milhões de toneladas. “No fim das contas, a gente vai ter aumento de capacidade, aumento de potência. Vamos transportar mais volume, a gente projeta um crescimento dos 160 milhões de toneladas de hoje para 240 milhões de toneladas em pouco tempo, e isso vai fazer com que o Porto de Santos seja o maior porto do Hemisfério Sul”.
Santa Portal (ontem à noite): ABTRA lança plataforma para consulta de leis aplicáveis ao setor portuário
Uma nova plataforma para a consulta da regulamentação e normatização dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro foi lançada pela ABTRA. Para facilitar a visualização das medidas em vigor publicadas desde 1966 até hoje, e facilitar o acompanhamento das mudanças, a entidade reuniu em seu portal institucional, as principais “Legislações Aplicáveis ao Setor” relacionadas com o desembaraço aduaneiro e o alfandegamento de cargas, editadas pela RFB, MAPA, Anvisa, Exército e outros agentes públicos. O material [disponível em: https://www.abtra.org.br/legislacoes-aplicaveis-ao-setor/] abrange decretos, instruções normativas, leis, portarias, resoluções e decisões, é atualizado a cada nova publicação.
G1 Santos e Diário do Litoral (ontem à tarde): Receita Federal localiza mais de 350 kg de cocaína em carga de papel no Porto de Santos
A droga apreendida ontem (27) estava escondida em um contêiner com carga de papel para exportação que tinha como destino final a Grã-Bretanha. Segundo a RFB, o contêiner foi selecionado para conferência por meio de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Estudo da Antaq aponta crescimento das navegações interior e de cabotagem
O Raio-X do Transporte de Cargas na Cabotagem e Navegação Interior no Brasil, lançado ontem (26) pela ANTAQ, aponta alta de 20,7% do indicador TKU para o transporte via navegação interior e de 6% na cabotagem em 2019 ante 2018. O levantamento apresentou a atualização da estimativa da demanda nos corredores hidroviários dos rios Solimões-Amazonas, Madeira, Tocantins-Araguaia, Paraguai, Paraná-Tietê e Hidrovia do Sul, e nas principais rotas ao longo da costa, individualizada pelos principais pares origem e destino da navegação interior de percurso longitudinal e de cabotagem. Na cabotagem, em 2019, o indicador TKU foi de 223,370 bilhões de toneladas-quilômetros, superior em 6,03% ao de 2018.
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