Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 28/11/2019

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão, Correio Braziliense e Valor Econômico: TCU aprova processo que permite renovação antecipada de concessão de ferrovias – Ontem o Tribunal deu aval ao modelo de renovação antecipada de concessões de ferrovias. Em troca, as empresas deverão realizar investimentos para ampliar a malha e o volume de carga ferroviária transportada, além de minimizar impactos da operação sobre os centros urbanos. O processo foi analisado no âmbito do julgamento da prorrogação do contrato da Malha Paulista, mas deve servir de referência a futuras decisões envolvendo a Estrada de Ferros Carajás, Estrada de Ferro Vitória Minas, Ferrovia MRS Logística e Malha Sul.

Valor On-line (ontem à tarde): Comissão da Câmara aprova parecer do novo marco legal das concessões – O parecer do deputado Arnaldo Jardim sobre o PL do novo marco legal das PPPs foi aprovado ontem na comissão especial da Câmara dos Deputados por unanimidade. O texto seguirá para o plenário da Câmara e deve ser votado até o final do ano.

Valor On-line (ontem à tarde): Importações aceleraram indicando Natal forte no país – Elas cresceram 11% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2018, segundo relatório da Maersk Line. Importações da Ásia cresceram 16% e as da Europa aumentaram 6%. Já as compras externas do Oriente Médio e da África caíram 9% e 13%, respectivamente.

Valor Econômico: Custo Brasil consome 22% do PIB e ganha nova estratégia de combate – O emaranhado de normas burocráticas, barreiras comerciais, tributos complexos, riscos judiciais, infraestrutura deficitária e outros componentes do “custo Brasil” encarece os negócios em R$ 1,5 trilhão, segundo levantamento do Ministério da Economia. O custo Brasil foi mapeado em 12 grandes temas e com a análise de 31 indicadores. Para cada um, fez-se uma estimativa do gasto adicional das empresas brasileiras em relação à média dos países da OCDE.

Folha On-line (ontem à noite), G1 Santos e A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Incêndio atinge terminal em porto de Santos – O incêndio no terminal da Cutrale foi controlado em pouco menos de uma hora pelo Corpo de Bombeiros. Não há registro de feridos. Dez viaturas, 26 bombeiros e a brigada de incêndio da SPA ajudaram no combate. A Cetesb disse ter apurado junto à empresa a possibilidade de ter havido um curto-circuito no motor da esteira de transporte.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: THC – Levantamento da Antaq sobre as diferenças nos valores para o THC nos principais portos do Brasil aponta que Santos apresentou variação de valor de US$ 164 a US$ 212 por contêiner de 20 pés, ficando em 3º lugar entre os portos pesquisados. No Porto de Itapoá os valores variaram de US$ 135 a US$ 180; em Pecém, de US$ 155 a US$ 195 por contêiner; e em Rio Grande, de US$ 199 a US$ 236. O maior custo foi verificado em Suape: de US$ 283 até US$ 315.

G1 (MG): ANTT aprova pedido de relicitação de trecho da BR-040 entre MG e DF – Trata-se do trecho de 936,8 km entre Brasília e Juiz de Fora. O requerimento segue para análise do Ministério da Infraestrutura. A solicitação foi protocolada pela Invepar e Concessionária BR-040 (Via 040) em agosto.

Imprensa segmentada:

Agência iNFRA: Plano para a cabotagem segue em impasse e pode não ser enviado ao Congresso neste ano – Apesar do discurso otimista do governo, as posições das pastas da Economia e Infraestrutura estão cada vez mais distantes e inconciliáveis, sobretudo quanto ao modelo de afretamento de novos navios para a cabotagem no Brasil. É dado como praticamente certo de que não haverá uma medida provisória sobre o tema, desidratando substancialmente o desejo do Ministério da Infraestrutura de acelerar a ampliação do mercado.

Brazil Modal (reproduz release da ANVISA): Processo de importação está mais rápido e menos custoso – As ações da Anvisa para modernizar e agilizar a análise de processos de importação preveem redução do tempo médio de armazenamento que deverá gerar uma economia de R$ 2,8 bilhões ao ano para o setor regulado. Referem-se, principalmente, à publicação da RDC 74/2016, que dispôs sobre o peticionamento eletrônico na importação de bens e produtos sujeitos à vigilância sanitária; RDC 208/2018, que simplificou os procedimentos para importação; e RDC 228/2018, sobre gestão de risco sanitário aplicada às atividades de controle e fiscalização na importação.

 

 

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