Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 28/12/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor Econômico: Comércio exterior ruma para nova dinâmica e superávit alto

Para o ano que vem, analistas esperam saldo positivo resultante de crescimento nas importações e ainda maior nas exportações, com superávit entre US$ 40 bilhões e US$ 69 bilhões. As exportações devem continuar beneficiadas pelo ambiente internacional marcado pela forte retomada da China e pela alta dos preços de commodities. As importações serão estimuladas pela recuperação gradual da atividade interna e a perspectiva de uma taxa de câmbio menos depreciada que de 2020.

Folha On-line (sábado): Brasil segura queda do PIB na pandemia, mas desemprego e dívida superam emergentes

Os dados do FMI compilados pela FGV apontam que, na comparação entre sete países emergentes e sete desenvolvidos, o Brasil figura na quinta melhor posição na previsão para o PIB 2020, atrás apenas de China, Rússia, Estados Unidos e Japão. A posição reflete uma emissão significativa de dívida para bancar as medidas anticrise, que, por outro lado, farão a dívida bruta do Brasil saltar de 75% para 91% do PIB. Nos últimos meses, o Tesouro Nacional tem enfrentado juros mais caros e prazos de vencimento mais curtos diante de fatores como a maior percepção de risco dos investidores no longo prazo.

Estadão On-lineFolha On-line e O Globo On-line (sábado): China deve se tornar a maior economia do mundo em 2028, diz centro de estudos britânico

Um estudo do Centro britânico de Pesquisa em Economia e Negócios (CEBR), publicado no sábado (26), sobre projeções econômicas de 193 países, afirma que os países da Ásia, em especial os do leste asiático, foram mais bem-sucedidos ao lidar com a pandemia do que os europeus e os americanos. Estima que o PIB da China cresça 2,0% em 2020, enquanto o dos EUA deve recuar 5,0%. Globalmente, a projeção é de retração de pelo menos 4,0%. Editorial do Estadão de sábado (26) informa que o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) encomendou um estudo sobre uma Estratégia brasileira de Longo Prazo com relação ao país asiático, por acreditar que o mundo contemporâneo globalizado e multipolarizado exige “identificar o interesse nacional e definir os objetivos estratégicos com vistas à sua consecução”.

Estadão (Broadcast Agro): Armazenagem de grãos cresce em 2020, mas aquém do necessário

A estrutura para estocagem avançou 5 milhões de toneladas, ante 4 milhões em 2018 e 2019, estimulada pelo dólar valorizado, alta dos contratos futuros de milho e soja na Bolsa de Chicago, forte demanda externa por carnes e grãos, além de volume maior de recursos e juros mais baixos em linhas de crédito para armazenagem.

Estadão On-line (ontem): Equipe de Guedes faz abertura do País pelas ‘bordas’

A atuação da equipe econômica vem se dando em três frentes: negação sistemática de pedidos de defesa comercial, redução de Imposto de Importação para produtos específicos e negociação de acordos comerciais.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): 2021, o ano que definirá o futuro do Porto de Santos

Recordes na movimentação de cargas, o processo de desestatização da Autoridade Portuária e a viabilização da chegada de navios maiores ao Porto de Santos são os grandes temas que merecerão atenção do Sopesp no próximo ano. No dia 14 de janeiro, representantes das empresas que atuam nos embarques e nos desembarques de cargas no Porto de Santos se reunirão para definir a nova diretoria do sindicato, com mandato de 2021 a 2023.

A Tribuna de Santos On-line (sábado): Práticos querem ampliar eficiência do Porto de Santos em 2021

Em 1º de janeiro, o prático Bruno Roquete Tavares assumirá a liderança da Praticagem de São Paulo, com mandato válido por dois anos. Ele aponta que a entidade manterá o foco na “tecnologia e na inovação” para aumentar a eficiência e diminuir a ociosidade na dinâmica do Porto.

G1 SantosTribuna de Santos On-line (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos (página A-8): Funil gigante tomba, esmaga caminhão e deixa feridos no Porto de Santos

O acidente ocorreu no Armazém 25, na madrugada de domingo (27). Dois trabalhadores que faziam a operação do navio Saga Journey foram socorridos. A Conport se encarregará da remoção do funil. A carga operada era sulfato de sódio e a equipe de Segurança do Trabalho da SPA acompanha o caso.

Tribuna do Norte RN (ontem): RN tem projeto para porto graneleiro na Costa Branca

O novo porto graneleiro do Rio Grande do Norte, previsto para ser implantado no município de Porto do Mangue, Litoral Norte, deverá movimentar inicialmente 4 milhões de toneladas de sal /ano e exportar ferro, calcário e feldspato. O projeto, do governo do Estado, será executado em Parceria Público-Privada, despertou o interesse de investidores chineses e levará cinco anos para ser erguido.

Imprensa segmentada:

Informativo dos PortosPortogente Portos e Navios: Porto de Antonina prevê crescimento de 50% em 2021

A expectativa de crescimento, sobretudo de farelo de soja não transgênico, fertilizantes e novos produtos como madeira, cavaco, grãos orgânicos e cargas de projeto, se deve ao cenário favorável que inclui o dólar elevado, o preço das commodities em alta e a demanda crescente por alimentos em todo o mundo. Em 2020 os Terminais Portuários da Ponta do Félix (TPPF) movimentaram quase um milhão de toneladas, acréscimo de 5% comparado a 2019.

Portos e Navios Informativo dos Portos (reproduzem release da SPA): SPA lança consulta pública sobre ferrovia interna do Porto de Santos

A consulta pública aberta na quarta-feira (23), pelo prazo de 45 dias, se refere à manutenção e expansão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS). O modelo proposto consolida a dinâmica do contrato vigente com a Portofer, com a gestão integrada da FIPS por todos os interessados, autorregulação operacional entre as concessionárias ferroviárias e rateio de custos e despesas proporcionais à movimentação de carga.

Informativo dos Portos: Ministério da economia unifica regras sobre cotas de exportação   

Segundo a Portaria n° 72, publicada no dia 21/12 no DOU, a norma da Secex se refere a oito cotas de exportação: carne bovina (Cota Hilton), carne de frango e açúcar para a União Europeia; veículos para Colômbia, Argentina e Paraguai; cotas administradas no âmbito dos acordos Mercosul-Israel e Mercosul-Colômbia. Já a Portaria nº 71, publicada também e m 21/12, revoga 206 atos normativos sobre cotas tarifárias de importação que não produziam mais efeitos.

Diário da Indústria e Comércio (ontem à tarde): Setor portuário registra aumento na eficiência de serviços em 2020

A expectativa para os próximos anos é uma previsão de investimentos nos portos administrados pelo poder público e também nos terminais de uso privado de, pelo menos, R$ 30 bilhões. Os recursos virão de novos leilões e contratos. O setor portuário brasileiro subiu 13 posições no ranking de modais do Fórum Econômico Mundial no nível de eficiência dos serviços.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco