A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Estadão: Rodízio em agências abre vagas para bolsonaristas – Neste ano Bolsonaro poderá sugerir para aprovação do Senado 22 nomes para dez agências reguladoras, dentre as quais, Anac, ANTT, ANP e Antaq. O presidente tem optado por técnicos que “rezem sua cartilha”. Até agora conseguiu emplacar dois novos diretores: na Anvisa e na ANTT. Ao resistir a negociar as vagas com os partidos, ele tem enfrentando dificuldades para fazer avançar suas indicações. Uma lei aprovada em 2019 permite que o presidente da República nomeie, por seis meses, servidores indicados em listas tríplices elaboradas pelas autarquias, de modo a evitar que a disputa política prejudique o trabalho das agências.
Valor On-line (ontem à noite): Debênture de infraestrutura levanta R$ 34 bi no ano – Segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, a emissão de debêntures incentivadas de infraestrutura em 2019 aumentou 56% sobre 2018. Foram 98 emissões, ante 76 em 2018. O valor médio chegou a R$ 350 milhões. O prazo médio dos papéis subiu de 9,6 anos em 2018 para 13,3 anos em 2019. O resultado teve como base a melhora no ambiente macroeconômico, mas ainda é insuficiente frente às necessidades de investimento no setor no Brasil. Estudo da McKinsey indica que o país precisaria investir R$ 300 bilhões ao ano, durante duas décadas, para igualar sua infraestrutura à de seus principais concorrentes globais.
Valor Econômico: Denúncia ameaça atrasar leilão de aeroportos – O subprocurador-geral do TCU, Lucas Rocha Furtado, pediu a suspensão cautelar do processo, que deverá atrasar o leilão de três blocos de aeroportos nas regiões Sul, Norte e Central, previsto para ocorrer até o fim de 2020. O consórcio contratado para fornecer os estudos das concessões, formado pela Terrafirma, Infraway, Moysés & Pires, Bacco Arquitetos, CPEA e Proficenter, já havia sido alvo de questionamentos no ano passado, quando também saiu vitorioso das concorrências para contratar estudos da rodada de leilões de outros três blocos de aeroportos no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Porta Uol (reproduz matéria da Agência Brasil publicada ontem à noite): Brasil cai em ranking global de competitividade talentos – O Brasil caiu da 72ª para a 80ª posição entre 2019 e 2020 no ranking global de competitividade de talentos do INSEAD. O país ficou com índice GTCI 38.14, abaixo da média dos países de renda média-alta onde foi situado, definida em 41.25. As nações com melhor desempenho foram Suíça, Estados Unidos, Cingapura, Suécia e Dinamarca. O ranking analisa 132 países nos quesitos ambiente econômico e político, educação, promoção de talentos e habilidades.
Folha – Coluna Vaivém das Commodities: Importação de fertilizantes pelo Brasil é recorde em 2019 – Atingiu o recorde de 31 milhões de toneladas no ano passado, 5% a mais que em 2018, segundo a Secex. Os também subiram, mas em ritmo menor, devido à queda dos preços dos fertilizantes no mercado internacional. Aumentaram 3%, somando US$ 9 bilhões.
Imprensa regional:
G1 Santos (ontem à noite): Sindicatos fazem ato no Porto de Santos contra o novo PDZ – Eles reclamam que o novo PDZ não foi discutido com trabalhadores e poderá causar demissões. Em nota, a SPA informou que iniciou a coleta de contribuições de associações de empresários e trabalhadores portuários, prefeituras e sociedade civil. Disse que o plano prevê compatibilizar as atividades portuárias com as políticas e diretrizes nacionais e regionais de desenvolvimento social, econômico, ambiental e urbano, com a garantia de eficiência às operações portuárias e geração de emprego e renda.
G1 Santos: Festival celebra aniversário de 128 anos do Porto de Santos com regata e corrida de rua – A cidade de Santos receberá a primeira edição do Festival Porto Cidade para celebrar o aniversário de 128 anos do Porto de Santos. A regata, no sábado, contará com a presença de veleiros monotipos e oceânicos. A partida será no mar, na região do Canal 6, em Santos. Já a concentração para a corrida de rua acontece em frente à Prefeitura de Santos, a partir das 7h de domingo. O evento tem o apoio do Ministério da Infraestrutura, da SPA e do Sopesp.
A Tribuna de Santos: Porto tem plano para casos de coronavírus – No Brasil, mais de 7 mil rumores de contaminação por coronavírus já foram avaliados pelo Ministério da Saúde. Porém, nenhum foi confirmado. Uma viagem da China ao Porto de Santos dura, em média, 35 dias. O período de incubação da doença é inferior, de até 14 dias. Por conta disso, há a possibilidade do tripulante sair saudável da Ásia e apresentar os sintomas da doença em alto-mar. Caso isto aconteça, segundo a Anvisa, o navio não é autorizado a operar e ninguém poderá desembarcar da embarcação.
Imprensa segmentada:
Comex do Brasil: Setor logístico registra alta de 6,40% no volume de cargas movimentadas no Porto Seco em Foz do Iguaçu – A unidade operada pela Multilog registrou em 2019 aumento de 6,40% no volume de cargas em comparação a 2018. No total, 161.950 veículos cruzaram a fronteira, 9,7 mil a mais que o ano anterior, movimentando US$ 5,2 bilhões em produtos e mercadorias.
Brazil Modal (reproduz matéria da Bloomberg): Exportação de soja começa a acelerar apesar de colheita lenta – Os principais portos brasileiros tinham previsão de embarcar 3,5 milhões de toneladas de soja a partir de 24 de janeiro, acima das 2,6 milhões de toneladas na semana anterior. Somando a esse número os navios que já partiram este mês, o line-up total de soja totalizava 4,2 milhões de toneladas na sexta-feira. O volume está abaixo das 6,15 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, mas em linha com as 4,3 milhões de toneladas em 2018, quando as exportações brasileiras de soja atingiram recorde.
Comex do Brasil (com informações da ATP): Setor portuário privado fecha 2019 com 20 novos terminais e carteira de investimento de R$ 1,5 bilhão – O perfil de carga que se destacou nos TUPs, segundo a ATP, foi o granel líquido (gasolina, óleo diesel e soda cáustica), que será movimentado por 14 desses 20 terminais. A região Norte foi a maior beneficiada, com 11 novos terminais privados, sete ao longo do Rio Amazonas, que podem utilizar a saída marítima da barra norte, que já ocupa o 4º lugar do País em tonelagem de carga transportada.
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