Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 29/04/2021

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

O Globo On-line e Valor On-line (ontem à tarde): TCU adia julgamento de ação que pode travar expansão logística do Porto de Santos

O TCU adiou para a próxima quarta-feira (5/5) o julgamento sobre a decisão cautelar que preserva o contrato da Marimex no Porto de Santos. O tema estava pautado para ontem (28/4), mas o ministro Aroldo Cedraz, que pediu vistas no processo, não compareceu à sessão, o que levou ao adiamento da discussão. Na visão do Ministério da Infraestrutura, a manutenção do contrato com a Marimex colocaria em risco a expansão da rede ferroviária do porto.

Valor On-line (ontem à tarde): Brasil se compromete a acelerar acordo de facilitação de comércio

Ontem um grupo de 42 países, incluindo o Brasil, conclamou os demais 100 membros da OMC a acelerar a implementação do AFC, para assegurar o fluxo ininterrupto de material médico e equipamentos de proteção essencial contra a covid-19. O grupo, que faz quase metade das exportações mundiais de mercadorias, defende a rápida eliminação de burocracia nas aduanas, apresentação eletrônica de documentos para respeitar regras de distanciamento, portal único e tratamento de documentos antes da chegada das mercadorias para agilizar sua liberalização.

Folha On-line (ontem à noite): Brasil deve ter menor crescimento entre as dez maiores economias do planeta

A previsão considera o critério da PPC (paridade de poder de compra), que reflete as diferenças de custo de vida entre os países, segundo estudo realizado pela FGV/Ibre , com base em dados e projeções do FMI divulgados em abril. O Brasil deverá manter em 2021 a 8ª posição pelo terceiro ano seguido. Em 2018, era o sétimo colocado. Não deverá perder posições no ranking neste ano, se a projeção se confirmar, mas ficará próximo de ser ultrapassado por França e Reino Unido, atuais 9º e 10º colocados, que também vão crescer mais em 2021.

Valor Econômico: Ministério Público Federal vê avanço econômico com projeto da Ferrogrão

O MPF defendeu, em nota técnica, a importância da construção da ferrovia para Sinop (MT) e Miritituba (PA). O texto elaborado pela Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do MPF foi enviado ontem aos Ministérios da Infraestrutura e da Economia, ANTT e TCU. O órgão analisou a questão do ponto de vista concorrencial e da ordem econômica. Diz que o projeto representa um avanço no desenvolvimento e integração da infraestrutura de transporte  do país e contribui para ampliar a concorrência no setor, com possível diminuição nos preços do frete.

Folha On-line (ontem à noite): Governo testa novo modelo de leilões de rodovias com oferta da BR-153 nesta quinta

O governo federal testa hoje um novo modelo de concessões no leilão da BR-153, que prevê investimentos de R$ 7,8 bilhões. Algumas inovações devem ser replicadas na sequência de leilões nos próximos meses. Uma delas é um sistema híbrido de propostas, com deságio na tarifa e ágio na outorga.

Imprensa regional:

G1 RJ e Portos e Navios: Exclusiva para caminhões, Avenida Portuária é inaugurada no Rio

Ontem a inauguração da Avenida Portuária do Rio de Janeiro, que faz a ligação da Avenida Brasil, em Manguinhos, com o portão 32 do Porto do Rio, contou com a presença do ministro Tarcísio de Freitas. A obra custou cerca de R$ 450 milhões, financiados pela Ecoponte, concessionária da Ponte Rio-Niterói. A previsão é de que a nova via, exclusiva para veículos de carga, receba 2.600 caminhões por dia, aliviando o fluxo de entrada no portão 24.

Diário do Litoral, Informativo dos Portos, Comex do Brasil e Brazil Modal (ontem à tarde): Porto de Santos se supera e registra a maior marca mensal de sua história

O Porto de Santos registrou no mês de março a inédita marca de 15,2 milhões de toneladas, melhor desempenho mensal da história. O volume superou em 10,4% o recorde anterior, registrado em agosto de 2020 (13,7 milhões de toneladas). Além disso, ficou 18,5% acima do recorde para o mesmo mês de 2020 (12,8 milhões de toneladas). As cargas conteinerizadas nos dois fluxos tiveram crescimento de 30,3% (439,5 mil TEU) ante o efetivado em março do ano anterior (337,2 mil TEU).

Santa Portal e Diário do Litoral (reproduziram ontem matéria da Folha Press): Terminal em Santos recebe 16% mais cargas via ferrovia com avanço do agro

O total de cargas movimentadas no Tiplam, administrado pela VLI, apresentou crescimento de 16,3% em 2020 (12,6 milhões de toneladas), em comparação com o ano anterior, com o impulso do transporte de grãos e açúcar pelas ferrovias. Segundo VLI, a integração com o modal ferroviário torna o processo de escoamento de produtos mais ágil e permite que o terminal receba, diariamente, três composições, cada uma delas com 80 vagões.

G1 PA (ontem à tarde): Porto de Vila do Conde é fechado por trabalhadores durante protesto

Trabalhadores que atuam na Companhia Docas do Pará (CDP) realizaram ontem uma paralisação em frente ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena. Eles aguardam um acordo coletivo e protestam contra mudanças de benefícios relacionados a licenças médicas por afastamento por covid-19. A entrada do porto foi liberada no início da tarde.

Imprensa setorial:

Money Times (reproduziu ontem à noite matéria da Agência Brasil): Governo quer contratar R$ 260 bilhões em transportes até 2022

O governo federal prevê a contratação de R$ 260 bilhões em obras e projetos de infraestrutura na área de transportes até o final de 2022, através de concessões à iniciativa privada, segundo informação ontem (28) do ministro Tarcísio de Freitas. Entre as concessões previstas, está uma extensa malha de rodovias federais nos diversos estados e a renovação do processo de rodovias já concedidas.

Info Money (ontem à tarde): Tarcísio Freitas nega candidatura, e aponta prioridades do Ministério de Infraestrutura em 2021

O ministro Tarcísio de Freitas disse, em live na terça (27) realizada pelo Stock Pickers, que está focado na condução de uma agenda técnica na pasta de infraestrutura que exige blindagem política. Estão no planejamento a BR-153/080/414, a BR-381/262, a BR-163/230, rodovias integradas do Paraná e a BR-116 /465/101. Pelos terminais portuários, destaque para Mucuripe, Areia Branca e Macapá, além da privatização da Codesa, laboratório para a esperada privatização da SPA. Entre os aeroportos, 16 remanescentes da Infraero: o Bloco Norte, liderado pelo aeroporto de Belém; o Bloco RJ-MG, liderado pelo Santos Dumont; e o Bloco SP-MS, liderado pelo aeroporto de Congonhas.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco