A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.
Valor Econômico: Demanda fraca e dólar forte derrubam preços de importação
Um misto de efeitos da desvalorização cambial, da fraqueza da demanda doméstica e da desaceleração do comércio internacional – sob impacto da pandemia e das incertezas sobre a tensão Estados Unidos X China – provocou queda nos preços médios em dólar das importações brasileiras em 2020. No caso dos bens comprados da China, os preços vinham caindo desde 2015, e a redução se acentuou neste ano. De janeiro a maio caíram 6,3% e a queda se acentuou em maio para 11,3%, sempre na comparação com iguais períodos de 2019. A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) alerta que a queda de preços nas importações ficou mais clara a partir de abril e deverá ser a tendência para o restante do ano.
Valor On-line: Mercado volta a aumentar previsão do tombo do PIB em 2020
A média das projeções do mercado para o PIB brasileiro de 2020 voltou a cair, de -6,50% na semana passada, para -6,54%, segundo o Relatório Focus/ Banco Central divulgado hoje. Para 2021, permanece inalterada a aposta de recuperação de 3,50%. Já o Índice de Confiança da Indústria, da FGV, aumentou 16,2 pontos em junho, alcançado 77,6 pontos, a maior variação positiva da série histórica, indicando forte melhora da percepção dos empresários em relação ao presente e aos próximos três meses. Mas a elevação de 19,4 pontos, nos últimos dois meses, recupera apenas metade dos 39,3 pontos perdidos entre março e abril.
Valor Econômico: Na infraestrutura, prazos e garantias devem ser adaptados
O cenário atual de incertezas e busca por liquidez de financiadores e investidores altera prazos, precificação e garantias dos projetos de infraestrutura, o que reforça a exigência por retornos e projetos com riscos e volume de investimentos adaptados à nova realidade. Segundo executivos dos setores financeiro e de infraestrutura, o BNDES, que tinha reduzido sua presença e focado em mobilidade e saneamento, pode reocupar espaço. Com uma lista de projetos na área de transportes e energia que pode superar R$ 100 bilhões em doze meses, o Brasil tem um trunfo: a queda da taxa de juros a 2,25%, a deflação e a taxa de retorno de alguns projetos perto de 10% poderão atrair o interesse de investidores para o país. Outra matéria do Valor fala da discussão no Congresso do PL 2.646, que altera regras para debêntures no setor, com redução do lucro tributável de até 30% do valor dos juros pagos no ano e até 50% no caso de projetos de desenvolvimento sustentável.
Estadão On-line – Coluna Broadcast (ontem): Brasil pode acessar mais de US$ 4 bi com banco dos Brics e o de fomento asiático
Parte desses recursos anuais poderá ser destinada ao combate à pandemia, com a chancela da Câmara dos Deputados à criação de uma sede do banco no País e a ratificação do Brasil como um de seus membros fundadores. O Banco, que já está em operação há cinco anos e aguardava autorização para ter aqui a sua sede, deve aprovar no próximo mês US$ 1 bilhão em recursos para enfrentar a covid-19, enquanto outros US$ 500 milhões já foram aprovados para projetos de infraestrutura este ano.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos On-line (ontem): Presidente da Santos Brasil aposta recuperação da economia no próximo ano
Com a expectativa de uma retomada da economia no ano que vem, o presidente da Santos Brasil [e VP da ABTRA], Antônio Carlos Sepúlveda, acredita que, entre as lições da covid-19 está a necessidade de utilização de tecnologia para manter a produtividade e o trabalho à distância. Com relação à proposta de privatização do Porto de Santos, disse que “Ou se tem uma governança mais eficaz do que a que existe hoje ou privatiza. No caso da privatização, será preciso encontrar um modelo que garanta a harmonia entre a empresa privada que irá administrar a Autoridade Portuária privatizada e os arrendatários que já investem no porto há décadas. É imperativo o alinhamento dos interesses do poder concedente, novo gestor e atuais arrendatários. Sem isso, a privatização será um fracasso”.
A Tribuna de Santos (sábado): Exportações levam Santos abater novo recorde
Pela quarta vez consecutiva e em meio à pandemia, o Porto de Santos alcançou no mês passado 12,9 milhões de toneladas movimentadas, 18,1% a mais do que o registrado em maio de 2019, segundo dados da SPA. Mas as operações com contêineres registraram queda de 9,3% no mês, somando 328.766 TEU. Nos cinco primeiros meses do ano, somaram 1,71 milhão de TEU, 8,3% a mais que nos cinco primeiros meses do ano passado.
Jornal Empresarial (reproduz release da CODESA): Novo calado do Porto de Vitória aumentará a competitividade do Espírito Santo
Em webinar realizado na quinta-feira (25), o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da CODESA, Bruno Fardin, falou do novo calado dos 8 km do Canal de Vitória, que trará mais eficiência e competitividade ao porto de Vitória, além de gerar ganhos aos importadores e exportadores do Estado.
Imprensa segmentada:
Portos e Navios: Stolthaven expande terminal e investe em tecnologia para otimização do acesso ao Porto de Santos
A Stolthaven Santos anunciou ações e investimentos junto à prefeitura de Santos, atendendo legislação municipal. O Termo para Implantação de Medidas Mitigatórias (TRIMMC) assinado na quarta-feira (24) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o gerente-geral da Stolthaven no Brasil, Marcelo Tiacci Schmitt, inclui a revitalização e implantação de sinalização com semáforos inteligentes na via de entrada principal do porto.
Editorial do Portogente: Ministério da Infraestrutura lança o futuro dos portos
Com o recebimento de propostas pelo BNDES no dia 22/06 para desestatização dos portos de Santos e de São Sebastião, o ministro Tarcísio de Freitas pôs em jogo a quebra de paradigma do sistema portuário organizado brasileiro. O que for bom para o complexo portuário santista será bom para os portos nacionais. Devido a sua complexidade, é um jogo de resultado a ser jogado. A acertada decisão do MINFRA de contratar serviços técnicos qualificados para análise dos dois complexos portuários, estrutura a análise e aproxima a solução e o problema. A pseudo-Autoridade Portuária do maior e mais complexo porto nacional, hoje transformada em fantasma, é a exposição do caos que atinge importante motor da economia e do social do País.
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