Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 29/07/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: BR do Mar deve ser enviada ao Congresso nesta semana

O projeto de lei do governo, de estímulo à cabotagem, que será enviado nesta semana ao Congresso, deverá concorrer com o texto da senadora Kátia Abreu, que propõe abertura ainda maior do mercado. A principal controvérsia diz respeito à necessidade de as empresas terem frota brasileira para poderem arrendar navios estrangeiros. O MINFRA defende que elas só possam recorrer aos navios internacionais, caso tenham lastro em frota nacional, para garantir um volume mínimo de navios do país. A exigência, porém, tem sido criticada por empresas menores e associações de usuários.

G1 (ontem à tarde) e Valor Econômico: Ministro de Infraestrutura diz que haverá 100 leilões [da pasta] até fim do governo Bolsonaro

No webinar Invest in Brasil Infrastructure, realizado pela Apex-Brasil, o ministro Tarcísio frisou que 34 projetos de infraestrutura já estão em análise pelo TCU, com investimentos de R$ 60 bilhões, e outros 12 serão encaminhados até o fim do ano e necessitam de outros R$ 49 bilhões. A expectativa é que até o fim do ano sejam publicados 44 novos editais e 14 leilões. Outros 30 leilões devem ser realizados no primeiro trimestre de 2021.

Valor On-line (ontem à tarde): BNDES e PE estudam privatizar rodovias; investimento pode atingir R$ 850 mi

O acordo do BNDES com o governo de Pernambuco contempla quatro rodovias: PE-045, PE-050, PE-060 e PE-090, que totalizam 272 quilômetros e passam por 30 municípios. A expectativa é facilitar o escoamento de cargas de polos logísticos e industriais da região metropolitana de Recife, do Complexo industrial e Portuário de Suape e do Polo Industrial de Vitória de Santo Antão, além de fortalecer o turismo no litoral sul e estimular o desenvolvimento de cidades do agreste pernambucano, que têm se destacado na produção têxtil.

Folha On-line (ontem à noite): Plano de privatização de Guedes não passa ainda nem da fase de estudos

Apenas 18 de 614 estatais estão na lista de privatizações e nenhuma delas teve sua estruturação definida. O primeiro leilão está previsto para o fim deste ano. Levantamento do BNDES mostra que metade dos 18 projetos incluídos pela gestão Bolsonaro no PND está em fase de estruturação, ou seja, só foram contratadas equipes para avaliar o modelo mais apropriado para a venda ou concessão à iniciativa privada.

O Globo e O Globo On-line (Coluna do Lauro Jardim): Com carga tributária elevada, Brasil é penúltimo em ranking de competitividade

Pelo segundo ano, o Brasil ocupa a 17ª colocação do ranking de competitividade com 18 países elaborado pela CNI, na medição da qualidade da infraestrutura de transportes. O estudo se baseia em dados do Banco Mundial, FMI, OMC e Fórum Econômico Mundial. O Brasil perde para nações como Turquia, Chile, Indonésia, China, Polônia e México. Lidera o ranking a Coreia do Sul, seguida por Espanha e Canadá. Enquanto o Congresso se prepara para avançar na reforma tributária, o estudo mostra que o peso e a complexidade dos impostos são também fatores que prejudicam a economia brasileira, na comparação internacional. A pesquisa considera indicadores em nove segmentos, como tributação, infraestrutura e custo do trabalho, e confere notas a cada um dos 18 países participantes.

O Globo On-line Folha On-line (ontem à tarde): Investimento direto no país registra menor resultado para o primeiro semestre desde 2015

Com o ingresso de US$ 4,8 bilhões em junho, IDP fechou o semestre em US$ 25,4 bilhões, a menor entrada para o período desde 2015, quando foi de US$ 25,3 bilhões. As incertezas econômicas causadas pela crise do coronavírus levaram a uma forte retração de investimentos em países emergentes como o Brasil. A estatística foi divulgada ontem pelo Banco Central. Em momentos de crise, investidores tendem a adiar investimentos ou redirecionar recursos para ativos e países mais seguros. Apesar da queda brusca em relação aos anos anteriores, o IDP vem subindo desde que registrou, em abril, o pior resultado em 25 anos.

Estadão On-line (ontem à tarde): Com queda nas importações, Brasil fecha pelo 3º mês seguido no azul transações com outros países

Segundo o Banco Central, após o superávit de US$ 1,326 bilhão em maio, o resultado das transações correntes ficou novamente positivo em junho, em US$ 2,235 bilhões. Foi o terceiro mês consecutivo de superávit em conta corrente, como reflexo dos efeitos da pandemia, que reduziram o volume de importações de produtos. O banco projetava para o mês passado superávit de US$ 2 bilhões na conta corrente.

G1Valor On-line Folha On-line (ontem à tarde): Produção de grãos e carnes deverá crescer mais de 20% na próxima década

Estudo do Ministério da Agricultura aponta que a safra de grãos deverá aumentar 27% entre 2019/20 e 2029/30, alcançando 318,3 milhões de toneladas. Algodão, milho de segunda safra e soja devem continuar puxando o crescimento da produção de grãos. O levantamento também prevê aumentos de 23,8% na produção de carnes (bovina, suína e aves), que deverão somar 34,9 milhões de toneladas.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (página B-3) e Agência iNFRA: Ministério da Infraestrutura aprova novo PDZ do Porto

A nova versão do plano foi aprovada ontem pelo MINFRA via a Portaria nº 1.620 e promete elevar a capacidade do porto em 50% até 2040, permitindo a operação de 240,6 milhões de toneladas de cargas. Segundo a SPA, nos próximos dez anos as obras e os terminais planejados vão gerar R$ 9,65 bilhões em investimentos. Entre as principais diretrizes do novo plano estão a movimentação de 100% das cargas da região de influência do porto, clusterização e aumento da participação do modal ferroviário, além da solução dos acessos rodoferroviários e a destinação do cais do Valongo a navios de cruzeiro.

A Tribuna de Santos (página B-3): BNDES quer autonomia de gestão para Santos

O BNDES deverá adotar o modelo de Private Landlord como base aos estudos de desestatização do Portos de Santos. Os estudos relativos aos portos de Santos e São Sebastião devem ser contratados no próximo mês, segundo o superintendente de Estruturação de Parcerias de Investimentos do banco, Cleverson Aroreira. O BNDES está analisando as propostas apresentadas por sete consórcios, formados por 38 empresas, para realizar essas avaliações, que devem ser concluídas até agosto de 2021. O leilão para a privatização deve ocorrer em março de 2022.

Portal Infraroi: Porto do Rio Grande bate recorde histórico de cargas em junho

O porto de Rio Grande bateu seu recorde histórico de movimentação de cargas, somando 4,4 milhões de toneladas em junho. O primeiro semestre foi também o segundo melhor em total de cargas, chegando a 19,9 milhões de toneladas, valor 7% superior ao mesmo período de 2019. O resultado é fruto do aumento da movimentação de fosfatos e arroz, respectivamente 36% e 32,6%, e do aumento do embarque de soja em grão (+27,3%).

Imprensa segmentada:

Fórum Brasil Export: ENAPH tem lançamento no Fórum Brasil Export

O encontro virtual ontem celebrou o lançamento do primeiro Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias, que ganha força com a nova gestão de Mayhara Chaves, presidente da CDC. O ENAPH será realizado no dia 23 de novembro, em Brasília, abrindo as atividades do Fórum Brasil Export e deve abordar os modelos de gestão portuária bem-sucedidos, além do aprendizado sobre o novo modus operandi adotado pelo setor nesse período de pandemia.

Informativo dos Portos (reproduz matéria do Correio do Povo): Especialistas defendem investimento em infraestrutura na retomada da crise no Rio Grande do Sul

Especialistas são unânimes em afirmar que um dos gargalos históricos da economia do Rio Grande do Sul é a falta de investimentos em infraestrutura de larga escala e padrões internacionais. Se o estado possuísse estradas melhores, portos mais capacitados, hidrovias e um aeroporto maior, certamente despertaria maior interesse de investidores externos.

Portos e Navios: Webinar Como os portos e terminais brasileiros estão se preparando para receber navios de grande porte?

A Portos e Navios realizará amanhã (30), às 17h, webinar com o tema “Como os portos e terminais brasileiros estão se preparando para receber navios de grande porte?”. O evento vai discutir adaptações físicas necessárias nas instalações portuárias, segurança nas manobras dos navios e os negócios na navegação. As inscrições serão feitas pela plataforma Zoom no link https://bit.ly/3g8wqV0. O evento será transmitido também pelo Youtube, no canal da Portos e Navios.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco