Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 30/06/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Estadão: Liberação de cargas cai para 7,4 dias, mostra estudo da Receita Federal

Estudo da Receita Federal feito no Brasil com dados de 2019 e metodologia da Organização Mundial de Aduanas mostra que o prazo de desembaraço leva 7,4 dias contra 17 dias em 2018. No modal marítimo são 9,7 dias, enquanto por via aérea a média é de 5,8 dias e, via terrestre, 2,3 dias. Do total importado pelo Brasil, 87% é liberado em menos de sete dias.

CNN Brasil (ontem à tarde): Governo acelera obras de infraestrutura para amenizar impacto da pandemia no PIB

O Ministério de Infraestrutura, que detém o 5º maior orçamento entre as 22 pastas, entregou uma média de duas obras a cada semana desde 1º de março até três de maio, o que corresponde a 21 obras. A lista inclui 202,6 quilômetros de duplicação, pavimentação ou restauração em rodovias; e a inauguração de obras nos aeroportos em Fortaleza e em Navegantes. O terminal de contêineres do Porto de Salvado foi ampliado. Parintins, no Amazonas, recebeu um pequeno porto. Até dezembro, o Ministério prevê entregar mais de 54 obras.

Correio Braziliense On-line (ontem à noite): Privatizações devem ser feitas para melhorar serviços, diz Elena Landau

Em webinar promovido pelo jornal ontem, a advogada e economista Elena Landau defendeu que as privatizações devem ser realizadas para buscar uma melhoria nos serviços, não para resolver questões financeiras. O pior argumento para a concessão de uma empresa pública, segundo ela, é a resolução de problemas fiscais. Disse ainda que “Se você não tiver abertura da economia, reforma tributária e tantas outras reformas fundamentais, não adianta ficar bradando que infraestrutura vai atrair investimentos”.

Money Times (reproduz matéria da Reuters): Importação de soja do Brasil pela China tem máxima de 2 anos em maio

As importações chinesas de soja do Brasil somaram 8,86 milhões de toneladas de soja brasileira no mês passado, o maior volume desde maio de 2018 e 41% a mais do que as 6,3 milhões de toneladas no mesmo período de 2019. Cresceram também 49% na comparação com abril. Já as compras chinesas de soja dos Estados Unidos caíram quase 50% em relação a maio de 2019 e a menor contagem mensal desde janeiro de 2019.

Valor On-line (ontem à tarde): G-20 facilita importações pela primeira vez desde 2014

O novo relatório bianual de monitoramento da OMC aponta que da metade de outubro de 2019 à metade de maio de 2020, os países do G-20 implementaram 154 novas medidas comerciais; 95 delas foram para facilitar importações e 59 para restringir a entrada de produtos estrangeiros. No total, 60% tinham vinculação com a pandemia. No início do surto do vírus, vários governos introduziram restrições a exportação de produtos médicos, mas 36% dessas medidas foram retiradas.

Correio Braziliense On-line  (ontem à tarde), Portos e Navios Portogente: Setor de transporte, armazenagem e correio expõe maior retração da história

Dados da CNT apontam que a retração em abril deste ano foi de 21,2%, comparado a abril de 2019; em relação a março deste ano a redução foi de 17,8%. Os resultados são os piores desde o início da série histórica, em fevereiro de 2011. O segmento mais atingido foi o de transporte aéreo, com queda de 77,2%, na comparação com abril de 2019. No setor aquaviário, houve crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior e, comparado ao mês de março, a retração foi de 0,1%.

Correio Braziliense: Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos está em curso

Segundo especialistas, é hora de corrigir erros do passado, e não de aumentar equívocos, como “colocar armazéns de fertilizantes perto da área mais habitada da cidade”. Outro obstáculo é o acesso ao Porto, refém do modal rodoviário. Também é preciso buscar novas tecnologias para reduzir os riscos da movimentação de cargas. Quanto aos estudos para privatização, o Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes) defende que o que torna um porto eficiente é sua governança e, não necessariamente, ser público ou privado. O centro tem um estudo comparativo dos portos do Brasil com outros do resto do mundo.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Ministro define novos limites do Porto de Santos

Em nota, o MINFRA destacou que a nova poligonal resolve “conflitos fundiários históricos” entre o Porto, a Secretaria do Patrimônio da União e a cidade de Santos; reconhece a comunidade de Conceiçãozinha, em Guarujá, como área de interesse público para ter sua regularização fundiária e urbanística; respeita as faixas de domínio ferroviário concedidas; e incorpora áreas da União estratégicas para o desenvolvimento do Porto, como terrenos na Alemoa e nas avenidas perimetrais e, ainda, a estrada de acesso à Ilha Barnabé. Também retira da jurisdição portuária áreas ocupadas por pequenas instalações portuárias em Guarujá e trechos ocupados pelo terminal da DP World Santos.

Estadão On-line (Coluna do Fausto Macedo ontem à noite), G1 SantosDiário do LitoralSanta Portal A Tribuna de Santos On-line (ontem à tarde): Receita Federal localiza 557 kg de cocaína em sacas de café no Porto de Santos

A droga foi encontrada em meio a sacas de café que tinham como destino o porto de Antuérpia. Foi interceptada durante trabalho de fiscalização da RF, que selecionou a carga para conferência por meio de critérios de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner.

Imprensa segmentada:

Guia Marítimo Portos e Navios: Santos Brasil inaugura Centro de Controle Operacional no Tecon Santos

O novo CCO amplia o controle em tempo real da operação, agregando mais eficiência e segurança às atividades realizadas. Reúne toda a gestão do sistema utilizado para administrar as diversas operações do terminal. Do centro de controle, a equipe de planejamento de operações acompanha de maneira integrada informações detalhadas sobre os navios, portêineres, gates, recebimento e entrega de cargas, movimentação na ferrovia, posicionamento de contêineres nos armazéns, housekeeping do pátio, índices de utilização de recursos e faróis de alerta operacionais, além das 50 câmeras instaladas no terminal.

Fórum Brasil Export: Em webinar internacional, diretor da Enterprise Singapore apresenta ecossistema de startups e fala sobre a construção do maior terminal 100% automatizado do mundo

O webinar realizado ontem, com o diretor da Enterprise Singapore foi o primeiro com participação internacional e tradução simultânea. Angelino Caputo, diretor da ABTRA e moderador do evento, disse que a organização do Brasil Hack Export – maratona online de desenvolvimento tecnológico promovida pelo Fórum Brasil Export – é “fortemente inspirada” na PSA Singapore e na autoridade portuária e marítima PIER71. O ecossistema de inovação de Singapura reúne 30 institutos de educação e pesquisa, 150 investidores de capital de risco, 180 aceleradoras incubadoras, 7 unicórnios e 3.800 startups de tecnologia. Entre os projetos portuários, o Tuas Mega Port deverá iniciar operações em 2021 como o maior terminal 100% automatizado do mundo, com capacidade para movimentar 65 milhões de TEU/ano.

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