Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 30/11/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Folha On-line (sábado): Porto de Santos terá mais 150 mil metros quadrados de estacionamento para caminhões

Segundo a SPA, serão abertas quatro áreas na margem direita e uma quinta na área esquerda. O chamamento público para ofertar a exploração desses locais por terceiros, que deverão prover infraestrutura para os caminhoneiros, está previsto para o primeiro trimestre de 2021.

Folha On-line (reproduziu no sábado matéria da Reuters) e Valor On-line (sexta-feira): Paranaguá recebe primeira importação de soja em 10 anos

Um navio com 30,5 mil toneladas de soja produzida nos Estados Unidos chegou na última sexta-feira (27) ao porto, marcando a entrega de uma rara compra feita na América do Norte em meio à oferta reduzida. Representa uma mudança de paradigma para o Brasil, o maior produtor e exportador global de soja.

Portal Exame On-line (ontem à tarde) e Portos e Navios: Propostas de infraestrutura ainda podem avançar neste ano no Congresso

O programa BR do Mar é uma das grandes apostas do presidente Bolsonaro para o fim do ano. A matéria está trancando a pauta do plenário. Superada a obstrução dos partidos de centro, que impediram votações por mais de um mês, o desafio é chegar a um acordo sobre o texto. Segundo o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), a versão final do projeto ainda está em discussão. A votação está prevista para a sessão virtual nesta quarta (2/12), mas parlamentares e agentes do setor consideram difícil que ela ocorra nessa data.

Folha On-lineValor On-line (sexta-feira), O Globo On-lineEstadão On-line (sábado) e Isto É On-line (reproduziu no sábado matéria da Agência Brasil): Tarcísio contrai Covid-19 e é o 14º ministro de Bolsonaro a ser infectado com o vírus

O Ministério da Infraestrutura confirmou a informação dada pelo presidente  na noite de sexta-feira (27). O ministro está assintomático e deve seguir com suas funções em teletrabalho.

Estadão On-line (sábado): Novo marco legal para ferrovias vai a votação no Senado na próxima semana

Em discussão desde 2018, quando um texto enxuto foi proposto pelo senador José Serra, o projeto está na lista de prioridades do governo e tomou novas proporções sob a relatoria do senador Jean Paul Prates (PT-RN), que estabeleceu um diálogo direto com o Ministério da Infraestrutura e com o setor, devendo ser votado pelo Senado nesta semana. O projeto nasceu da ideia de introduzir no mercado ferroviário o regime de autorização, de modo a suprir a necessidade de ferrovias em trechos curtos. O modelo de concessão para ferrovias continuará existindo para grandes projetos que envolvem mais de uma carga, interesses difusos e cujo traçado corta mais de um Estado.

Valor Econômico Revista Globo Rural (sábado): Brasil amplia liderança no ranking mundial de superávits agrícolas

O Brasil se consolidou nos últimos 25 anos como o maior exportador de produtos agropecuários do mundo, segundo levantamento da OMC. Entre 1995 e 2019, as exportações globais de produtos agrícolas mais que triplicaram, de US$ 286 bilhões para US$ 1,051 trilhão. Os principais concorrentes brasileiros perderam fatias de mercado, enquanto as participações do país aumentaram. Os produtos do agro também respondem por 21% da movimentação dos portos brasileiros, segundo a Conab.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (sábado): Porto & Mar 2020 debaterá tecnologia

O Porto & Mar 2020 – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, que ocorrerá amanhã (01/12), apenas presencialmente, no Santos Convention Center, discutirá os planos do Governo Federal para o Porto de Santos, o processo de desestatização da sua administração e, as expectativas para a relação Porto-Cidade nos próximos anos. O impacto das inovações tecnológicas no porto integrará a programação, com destaque à implantação do Port Community Systems, que terá como um dos debatedores o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. Para participar do evento e acompanhar os debates e palestras presencialmente, interessados devem se inscrever no portal da Tribuna.

Santa PortalA Tribuna de Santos On-line (sexta-feira), G1 Santos (sábado), Guia MarítimoPortos e Navios (ontem) e Informativo dos Portos (hoje): Porto de Santos registra em outubro movimentação recorde de contêineres para o mês

Movimentou em outubro 383.933 TEU, alta de 0,2% sobre o recorde anterior no mesmo mês de 2019.  Em tonelagem, a carga conteinerizada também bateu recorde para o mês, com 4,3 milhões de toneladas. A SPA declarou que o bom desempenho reflete o início da retomada econômica, após a movimentação de contêineres ter sido bastante afetada pela pandemia.

Santa Portal (sábado): Audiência pública discutirá reforço para suprimento de gás em terminal portuário

Uma audiência pública virtual, no próximo dia 15, às 17h, vai expor o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança do projeto de Reforço Estrutural do Suprimento de Gás da Baixada Santista, da empresa TRSP – Terminal de Regaseificação de GNL de São Paulo. Ele será construído paralelamente ao alinhamento do canal de navegação do Porto de Santos, entre a Ilha dos Bagres e o Canal de Piaçaguera. O acesso ao estudo e as inscrições para participar do encontro estão em: www.santos.sp.gov.br/audienciaTRSP.

G1 MA (ontem à tarde): Navio erra manobra e colide com outras embarcações no Terminal da Ponta da Madeira, em São Luís

O acidente ocorreu na tarde de sábado (28), no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís. A manobra de atracação do NS United Kaiun Kaisha estava sendo feita no Píer IV Sul, do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, e os outros dois navios atingidos estavam no Píer III do mesmo terminal. A Vale, proprietária do terminal, comunicou que houve apenas danos materiais e que o porto segue operando normalmente.

Imprensa segmentada:

Editorial do Portogente: Gestão de portos centralizada é incompatível com novas tecnologias

Blockchain, 5G e Internet das Coisas deverão compor a plataforma tecnológica das cadeias logística e de suprimento brasileiras para competir no mercado internacional. À parte a briga política para pender a 5G para a China ou EUA, o Brasil está apto a implantar esse tripé tecnológico. A falta de autonomia na gestão dos portos, como é hoje centrada em Brasília, é incompatível com essa tecnologia integrada. Pela insegurança e custo que as decisões tomadas no Planalto causam para operadores, trabalhadores, investidores portuários e ao Brasil.

Portos e Navios: Do ponto de vista do porto, o BR do Mar vai aumentar a movimentação”, diz diretor da ABTP

O Projeto de Lei ainda encontra resistência de categorias, como a de caminhoneiros, que temem a redução da circulação de cargas pelas rodovias. Mas de acordo com o diretor-executivo da ABTP, Jesualdo Silva, o aumento da movimentação de cargas que sairão do porto até o destino final vai possibilitar mais cargas transportadas nas rodovias. Ele explica que, a exemplo de quase todos os países do mundo, o objetivo é equilibrar a matriz de transportes especialmente para longas distâncias.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco