Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 31/01/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Folha On-line e Estadão On-line (ontem à noite) e O Globo e Valor Econômico (hoje): Salim Mattar é cotado para assumir PPI após queda de indicados por Onyx e Tarcísio – O presidente Bolsonaro decidiu transferir a secretaria do PPI para o Ministério da Economia. Com a mudança, que ainda exige uma lei específica para ser implementada, o atual secretário Salim Mattar (Desestatização, Desinvestimento e Mercados) deverá acumular o comando do programa. O novo arranjo é reflexo de um esvaziamento da Casa Civil do ministro Onyx Lorenzoni, a quem o PPI está vinculado. A expectativa é que a atual secretária-executiva do programa, Martha Seillier, indicada pelo ministro Tarcísio de Freitas, também seja exonerada do cargo.

Estadão On-line (ontem à tarde): Portos adotam medidas contra coronavírus; Santos e Paranaguá descartam casos suspeitos – Conforme as normas da Anvisa, em caso de suspeita, o navio não recebe autorização para operar e ninguém pode desembarcar até que a agência e a vigilância epidemiológica inspecionem a embarcação e avaliem o paciente. Se a suspeita for mantida, o passageiro ou tripulante será removido para hospital de referência e o navio fica retido, com passageiros e tripulação a bordo. Havendo confirmação, será avaliado o procedimento em relação ao navio, como desinfecção e possível quarentena. Se o caso suspeito é descartado, as operações do navio são liberadas. Os portos brasileiros estão em alerta contra o coronavírus desde que os primeiros casos surgiram na China. As autoridades portuárias estão cobrando o máximo de exatidão no preenchimento da Declaração Marítima de Saúde, documento de responsabilidade do comandante do navio que informa sobre eventual enfermidade a bordo.

Editorial do Estadão: Cena melhor para o Brasil e região – As novas projeções do FMI, divulgadas nesta semana, mostram que Brasil e América Latina devem ganhar impulso em 2020 e 2021, mas continuarão correndo atrás de outros emergentes e de vários países do mundo avançado. A economia brasileira deve avançar 2,2% neste ano e 2,3% no próximo. O governo brasileiro ainda terá de enfrentar complicadas tarefas para consolidar as finanças públicas e movimentar a economia, dentre as quais, as reformas tributária e administrativa.

O Globo e Estadão: Coronavírus: projeções indicam que exportações brasileiras podem cair mais de 3,5% neste ano – A AEB prevê queda superior a 3,5% nas exportações deste ano, em razão da perspectiva de desaceleração da atividade na China, após o aumento de casos da doença, mas também em razão do aumento de compras de produtos americanos pelos chineses como parte do acordo que impôs trégua à guerra comercial e da persistência da crise na Argentina. O fato de o Brasil ser tão dependente de commodities, na maioria vendida à China, torna o país mais vulnerável a oscilações na economia global. O acordo Estados Unidos e China também deve obrigar o agronegócio brasileiro a redirecionar suas exportações. Uma saída poderia ser o investimento na ampliação do comércio com o Oriente Médio e o sudeste asiático.

Folha (Estúdio): Evento discute avanços nos portos brasileiros – O sistema portuário brasileiro vive um momento de expansão, que deverá se intensificar com a retomada mais forte da economia no país. Nesse cenário o Brasil Export, marcado para 19 e 20 de outubro, em Brasília, se consolida como o principal evento do setor, ajudando na busca de soluções urgentes. Neste ano contará também com eventos cinco regionais focados nas questões de infraestrutura e logística portuárias locais, além de uma visita técnica aos portos de Valencia e Barcelona e ao complexo logístico de Zaragoza, na Espanha.

Imprensa regional:

G1 Santos (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos: Anvisa reforça estoque de materiais para proteção ao coronavírus no Porto de Santos – A medida foi tomada em portos e aeroportos de todo o Brasil em razão da mudança do nível de risco do novo coronavírus pela OMS e pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos vão complementar o estoque de material já disponível. São máscaras, óculos de proteção, luvas descartáveis, aventais descartáveis e máscaras cirúrgicas. A Anvisa enviará, ainda, um ofício para a Antaq e para a Anac com a especificação dos equipamentos de proteção necessários, caso as agências queiram adquirir esses itens para o uso de seus servidores na atuação em portos e aeroportos. As empresas que atuam no Porto de Santos já haviam sido orientadas a intensificar os procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais e meios de transporte. A Comissão Local das Autoridades nos Portos (Claps) de Santos vai criar uma rede de contatos para facilitar a comunicação em caso de chegada de um tripulante contaminado com coronavírus ao cais santista.

Diário do Litoral (ontem à tarde): Novo capitão dos portos de São Paulo assume o cargo nesta sexta-feira – O capitão de mar e guerra Marcelo de Oliveira Sá assume o cargo para o biênio 2020/2022. Vai substituir Daniel Américo Rosa Menezes. A passagem de comando será realizada na sede da capitania, no Cais da Marinha, às 10h30.

Diário do Litoral (ontem à tarde): ‘Ponte não combina com porto’, diz ministro da Infraestrutura – O ministro Tarcísio de Freitas, em visita ao Porto de Santos na quarta-feira (29), disse que outras alternativas precisam ser estudadas. Ele acredita que construir a estrutura em área de manobra de embarcações pode prejudicar a operação portuária. Já o governador João Doria afirmou, em visita à Santos na segunda-feira (27), que a construção da ponte é uma opção que não envolve dinheiro público, já negociado e autorizado pela concessionária, e que o túnel também não está descartado para um futuro próximo.

Imprensa segmentada:

Brazil Modal e Portos e Navios (reproduzem release da Ascom EMAP): Porto do Itaqui amplia capacidade de escoamento – A movimentação de grãos por Itaqui deve se aproximar dos 17 milhões de toneladas gradualmente, ao longo dos próximos três a quatro anos. Em 2020, deve movimentar 14 milhões de toneladas. Em 2019 atingiu 10 milhões de toneladas exportadas. O crescimento virá tanto do incremento na produção no Centro-Norte quanto da atração de cargas que descem para portos do Sul e Sudeste. Além da liderança em soja, é o terceiro maior do Arco Norte em milho e o quarto em farelo.

Brazil Modal (reproduz release do Ministério da Infraestrutura): MInfra disponibiliza ambiente piloto do Sistema de Controle de Projetos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) – O objetivo é que o sistema, em fase de testes para avaliação das rotinas do processo de financiamento, possibilite ao MInfra a visão e controle globais de todas as fases da gestão dos financiamentos do Fundo, além de desburocratizar as ações e reduzir os custos operacionais dos processos de financiamento. Depois de aprovado, as empresas interessadas em apoio financeiro para projetos de desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras poderão solicitar a concessão de prioridade de forma 100% digital.

 

 

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