Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 31/03/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e segmentada.

Valor On-line (ontem à tarde), Portal Uol  e Época On-line (reproduzem matéria da Agência Brasil ontem à noite) e Reuters (ontem à tarde): Tarcísio diz que entrega de insumos da saúde está garantida – O ministro informou que a logística de entrega de testes de detecção do novo coronavírus, EPIs e produtos de higienização usados por profissionais de saúde nos Estados segue funcionando. Citou o acerto com as companhias aéreas para manter a conexão entre as principais cidades e garantiu que os portos seguem operando. Falou também do acerto com os secretários estaduais de transporte para não haver obstrução de rodovias. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais declarou que continuam as paralisações de postos de serviços no interior do país. “Caminhoneiro não quer fazer transporte de longa distância porque não sabe o que vai encontrar pelo caminho. Isso também está impactando no preço do frete”.

Estadão On-line (ontem à noite) e Jornal Nacional (ontem à noite): Justiça obriga Porto de Santos a intensificar fiscalização contra coronavírus – O juiz federal Alexandre Berzosa Saliba ressaltou que a restrição do desembarque é necessária, “visto que havendo descontrole no procedimento, é certo e inevitável o risco à disseminação do coronavírus não só na cidade de Santos, mas em todo o território nacional”. “A possibilidade real de atracação de mais três navios, trazendo consigo 700 passageiros/tripulantes, potencializa o perigo”. Segundo a prefeitura, sete tripulantes de um navio contaminados com o coronavírus desembarcaram no sábado, 28, “colocando a população em grave perigo de dano”. Mais de 700 ocupantes do Costa Fascinosa atracado no Porto de Santos continuam em quarentena.

Valor On-line (ontem): Isolamento é uma forma de atrasar contágio, diz Santos Brasil – O presidente do grupo [e vice-presidente da ABTRA] Antônio Carlos Sepúlveda afirma que, se as medidas de isolamento social se prolongarem, o pacote de estímulo fiscal dos governos não será suficiente para conter uma retração da economia, mas, ainda assim, defende o distanciamento para não sobrecarregar o sistema de saúde. Também descarta alterar o plano de expansão do terminal em Santos, em curso desde janeiro e com R$ 150 milhões de aportes previstos em 18 meses. “Só vamos parar se houver razões sanitárias”. A companhia planeja ainda iniciar as obras de aprofundamento do cais, que envolverão R$ 60 milhões de investimentos em 18 meses, na primeira semana de abril.

Correio Braziliense On-line (ontem à noite): Caminhoneiros e portuários terão prioridade para vacinação contra gripe – Assim que a agenda para idosos e profissionais de saúde for encerrada, os profissionais de transportes terão prioridade no cronograma do Ministério da Saúde. O ministro Tarcísio de Freitas disse que vai contar com a estrutura do Sest/Senat – que mantém 130 postos em rodovias para entrega de produtos de higiene e alimentação aos profissionais – para auxiliar na oferta das vacinas. A Frenlogi e a CNT também se dispuseram a ajudar na organização.

Estadão On-line, Valor On-line (ontem), O Globo On-line e Folha On-line (ontem à tarde): Pela primeira vez, boletim Focus, do BC, prevê retração no PIB deste ano – A previsão para o PIB de 2020, que antes era de crescimento de 1,48%, passou a queda de 0,48%. Foi a sétima queda consecutiva do indicador. Para o próximo ano, a previsão de crescimento foi mantida em 2,50%. Já o Ipea passou a trabalhar com prazos de duração da quarentena para estimar o choque da covid-19 no PIB do Brasil. Se ela chegar a três meses, a retração pode ser de até 1,8% neste ano.

Reuters, Valor On-line, O Globo On-line e Portal Terra (ontem à tarde): Banco Mundial solicita a G20 que evite restrições à exportação de suprimentos para pandemia – O Banco Mundial disse que a pandemia deve mergulhar a economia global em profunda recessão, interrompendo as cadeias de suprimentos. Solicitou aos países do G20 que eliminem ou reduzam as tarifas de importação dos principais produtos necessários para combater a pandemia e reduzam ou suspendam temporariamente tarifas e impostos de exportação de alimentos e outros produtos básicos.

Valor Econômico: Comércio mundial pode ter queda recorde, de até 30% – Estimativas preliminares da OMC para 2020 projetam que o PIB global, com efetivas medidas fiscais, deve cair entre 5% e 6% se as medidas de distanciamento social tiverem um período limitado, por exemplo de três meses. Já o comércio mundial deve encolher entre 5% e 30%, dependendo do cenário em 2020, com potencial para uma leve retomada em 2021. A OCDE estimou que cada mês de medidas necessárias de confinamento tira 2 pontos percentuais do PIB das principais economias.

Valor On-line: Confiança empresarial cai para menor nível desde setembro de 2017, diz FGV – O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pela FGV, caiu 6,5 pontos em março, para 89,5 pontos, menor nível desde setembro de 2017 (88,5 pontos). Com o resultado, a média do primeiro trimestre de 2020 terminou 1,1 ponto abaixo da média dos três meses anteriores. A confiança de todos os setores integrantes teve queda; as maiores baixas foram nos setores de Serviços e Comércio, com recuos de 11,6 e 11,7 pontos, respectivamente. O índice que retrata a situação corrente dos negócios recuou 0,8 ponto em março, para 91,7 pontos, o Índice de Expectativas cedeu 14,9 pontos, passando a 87,7 pontos.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Sindicatos voltam a pedir ajuda ao Governo – Ontem representantes de oito categorias se reuniram para reiterar pedidos de renda mínima aos portuários afastados, equipamentos de proteção e informações sobre casos suspeitos a bordo. O ministro Tarcísio de Freitas garantiu que o Governo Federal tornará obrigatória a escala eletrônica de trabalho nos portos e permitirá a quebra da exclusividade dos TPAs na movimentação de cargas. Os avulsos são contra a escalação eletrônica. Alegam que ela representa perda de ganhos.

G1 Santos (ontem à tarde) e A Tribuna de Santos: Anvisa inspeciona navio com 35 tripulantes suspeitos de coronavírus em Santos; sete estão internados – A Anvisa ontem realizou inspeção no Costa Fascinosa para avaliar a situação dos tripulantes e as condições de isolamento. Disse que a tripulação é mantida nas cabines, a temperatura é verificada duas vezes ao dia e os resultados que causarem alerta serão notificados. Novas medidas foram implementadas, como o fornecimento de alimentação na porta de cada cabine. O ar condicionado também não é usado para recirculação de ar. Um médico a bordo avalia as condições de saúde dos tripulantes.

Imprensa segmentada:

Portos e Navios: Sem parar as atividades, portos tomam medidas para evitar a proliferação da Covid-19 – A CDRJ afirmou que o funcionamento dos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Niterói e Angra dos Reis está sendo priorizado para que não faltem produtos essenciais à população em razão da pandemia. Desde o início da pandemia adota Plano de Contingência e Emergência e barreiras sanitárias. O Porto do Pecém também instalou termômetros corporais nas entradas dos portões de acesso, além da higienização diária nos ônibus. Suape suspendeu a biometria e reduziu a circulação das pessoas nas áreas próximas às embarcações, pátios e corredores. O Porto do Itaqui criou um Comitê preventivo para a Covid-19  e instituiu trabalho remoto para funcionários considerados como grupo de risco. O Porto de Itajaí declarou que vem tomando todas as medidas preventivas sugeridas pelos órgãos de saúde para evitar o contágio do vírus.

Brazil Modal (reproduz release do MINFRA): Novo processo vai desburocratizar importação em portos, aeroportos e fronteiras – A fiscalização das importações de produtos vegetais e de seus subprodutos está sendo processada no Portal Único de Comércio Exterior. O objetivo dessa articulação do MAPA e do Ministério da Economia é reduzir a burocracia nos portos, promovendo a facilitação do comércio internacional seguro.

Portogente: Terminais portuários pedem crédito específico para o setor portuário – O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, explica que o mundo portuário repensa suas atividades a partir de todos os cuidados necessários para evitar a propagação acelerada do coronavírus, considerando que a atividade nos portos é essencial à logística do comércio exterior e ao transporte de insumos básicos à população. Ele diz que em reunião com o Minfra para discutir a garantia de renda mínima do portuário em afastamento, as entidades empresariais solicitaram que a pasta interceda junto ao BNDES para garantir um crédito específico ao setor, com taxa e carência melhor, e a suspensão de 2,5% da folha de pagamento, usada para capacitação do trabalhador, já que ninguém vai se formar nesse momento de pandemia. Também pediram apoio aos terminais arrendatários no sentido de adiar taxas, o que ajudaria o funcionamento das empresas.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco