Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

Síntese diária de notícias – 31/08/2020

A ABTRA analisa as principais notícias publicadas na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-lineValor On-lineCNN BrasilG1 SantosA Tribuna de Santos On-lineSanta PortalBoqnewsPortos e NaviosComex do BrasilGuia MarítimoFórum Brasil Export (com informações da SPA) e Informativo dos Portos (sexta-feira): Leilão de terminais rende R$ 505 milhões e prepara Porto de Santos para privatização

Os investimentos previstos nos novos  terminais somam R$ 420 milhões, incluindo acessos rodoferroviários. A Eldorado arrematou o terminal STS14 por R$ 250 milhões. O STS14A ficou com a Bracell, com uma outorga de R$ 255 milhões. A Eldorado havia arrematado os dois terminais, mas com a limitação da participação de um único grupo a 40% da movimentação e armazenagem de celulose no porto, não pôde ficar com os dois. A mesma regra levou a Suzano a ficar de fora da disputa.

Valor Econômico: Terminais viabilizam planos de Eldorado e Bracell

O novo terminal da Eldorado em Santos será vital nos planos de expansão da companhia, que pretende ampliar sua produção em Três Lagoas (MS). A ideia é passar de 1,75 milhão de toneladas / ano para 4 milhões de toneladas. O plano é concentrar o escoamento em Santos, embora a empresa ainda deva manter parte da exportação em outros portos. Para a Bracell, o novo terminal também terá papel importante no escoamento de sua unidade em Lençóis Paulista (SP), que pretende ampliar a capacidade de produção das 250 mil toneladas anuais para 1,5 milhão de toneladas. O presidente da SPA, Fernando Biral, disse que os recurso da outorga serão usados na execução do atual plano de investimentos do porto, que superam R$ 1 bilhão.

Editorial do Estadão: Enfim, estímulo para a cabotagem

Com o BR do Mar, o governo pretende elevar substancialmente a participação da cabotagem na matriz de transporte por meio da ampliação da oferta, redução dos custos logísticos, aumento da competitividade entre as empresas que operam ou virão a operar no setor, atração de novos investidores e incentivo ao desenvolvimento da indústria naval nacional. Medidas como essas prometem que a frota em operação na cabotagem cresça até 40%. A redução de trâmites burocráticos e de exigências regulatórias deve cortar custos operacionais.

O Globo: Em meio à crise, governo reduz exigências para tentar privatizar 22 aeroportos até 2021

Os investimentos exigidos nos aeroportos, que antes eram de R$ 6,9 bilhões, passaram a R$ 6,1 bilhões. Dos três blocos, o mais atraente é o da região Sul, que inclui aeroportos considerados mais rentáveis, como os de Curitiba, Foz do Iguaçu e Navegantes. O valor da outorga fixa desse bloco baixou de R$ 516,3 milhões para R$ 133,5 milhões.

Valor Econômico: País deve crescer 5% no 3º trimestre

Indicadores do mercado de julho e os parciais de agosto mostram a atividade econômica em recuperação, mas ainda heterogênea. O desempenho do quarto trimestre, porém, é mais incerto, por causa das indefinições sobre a extensão do auxílio emergencial e também nos cenários político e fiscal.

Valor Econômico: Suspeita sobre o ‘Doing Business’ preocupa Brasília

O Banco Mundial identificou manipulação nos dados de quatro países – China, Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita – no estudo que avalia o ambiente de negócios em 190 países. Cinco anos atrás, a China ocupava a 90ª posição. No ano passado, subiu para 31ª. No mesmo período, Azerbaijão passou de 80º para 34º. Emirados chegou a 16º melhor ambiente de negócios. Cinco anos antes, era 22º. E Arábia Saudita caiu de 49ª para 62ª. Para o governo brasileiro, alguns países parecem ter sido “turbinados” com melhor classificação, enquanto outras economias foram então prejudicadas. O Brasil caiu para a 124ª posição comparado a 109ª no ano anterior.

Folha On-line (ontem à tarde): Quarentena afeta exportação de frutas e expõe gargalos logísticos do setor no Brasil

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, mas apenas o 23º no ranking de exportadores, segundo a Abrafrutas. Cerca de 10% dos produtos exportados dependem de aviões e, com o fechamento de aeroportos na pandemia, frutas sensíveis e com menor tempo de vida deixaram de embarcar. No primeiro semestre de 2020, o volume de frutas exportado pelo país caiu 5% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 399,8 milhões de quilos. Itens, como pêssegos e caquis, alcançaram quedas acima dos 50%.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos On-line (ontem à noite): Decisão judicial libera cobrança do SSE

O juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana determinou a anulação do processo administrativo movido pelo Cade contra a BTP, tornando novamente viável a cobrança do SSE.

A Tribuna de Santos On-line (sábado): Ministro diz que Porto de Santos caminha “a passos largos” para aumentar autonomia administrativa

Entre as atribuições que poderão retornar à SPA estão a elaboração de editais de novos arrendamentos, a coordenação dos processos licitatórios e a celebração de contratos. Mas para isso a empresa deverá se adequar à Portaria nº 574/2018. Para o ministro Tarcísio, essa será uma forma de garantir governança e dar gestão profissional permanente ao Porto de Santos. Ele estima que o BNDES assine, no próximo mês, o contrato com o consórcio formado pela DTA, Alvarez e Marçal Consultoria, Garín Infraestrutura, Lobo & De Rizzo e Navarro Prado ADV, que auxiliará na definição da modelagem do modelo de concessão.

G1 Ceará (sábado) e Informativo dos Portos: Porto do Pecém recebe o maior navio já atracado no Ceará e dá início a exportação da safra de frutas

O MSC Shuba B, com 330 metros de comprimento por 48 metros de largura, atracou no sábado, no berço 10 do Terminal de Múltiplas Utilidades de Pecém, para embarcar um carregamento de frutas com destino a Roterdã e outros portos do Norte europeu. Com capacidade para 12.238 TEU, veio ao Ceará pela primeira vez para cumprir a rota do serviço NWC, operado pela MSC.

A Gazeta (ES): Donos de terminais no Porto de Vitória não poderão comprar a Codesa

A desestatização da Codesa prevê modelo híbrido, com privatização da empresa e concessão do Porto de Vitória, e não poderá contar com a participação de grupos econômicos que operam terminais nesse porto. A secretária especial do PPI, Martha Seillier, justifica que a regra é para ampliar a concorrência e isolar os interesses da empresa que for selecionada no leilão, previsto para 2021.

Imprensa segmentada:

Portogente (reproduz release da CDRJ): Docas do Rio registra mais de 45 mil tramitações e 10 mil documentos criados em um mês de utilização do SEI

O balanço foi divulgado no último dia 27, ao completar um mês da implantação da plataforma digital do MInfra. Com ela, a CDRJ consulta, assina e tramita documentos eletrônicos internamente e entre o Minfra e as demais entidades cadastradas no Sistema Eletrônico de Informações – SEI Multiórgãos. Já foram inseridos no sistema 1.388 processos, entre novos e migrados da plataforma utilizada anteriormente.

Agência iNFRA: Reequilíbrio por cobrança de IPTU em terminais portuários vai analisar contratos genéricos

O reequilíbrio dos contratos de arrendamento de terminais que passarem a pagar IPTU será analisado caso a caso, sem excluir da avaliação contratos antigos que tinham previsões genéricas ou que não tenham preço teto como critério de atuação, segundo decisão da diretoria da Antaq em reunião na quinta-feira (27).

Informativo dos Portos e Fórum Brasil Export: Secretário Nacional é o novo presidente do conselho de administração dos portos do Paraná

O secretário Diogo Piloni é o novo presidente do Conselho de Administração dos Portos do Paraná. O presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, disse que a participação de Piloni é estratégica para trazer novos investimentos para os portos do Paraná. O Estado foi o primeiro a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas, com a assinatura do convênio de delegação de competência, em agosto de 2019. O Porto de Paranaguá renovou o contrato para movimentação de granéis vegetais pela PASA – Paraná Operações Portuárias. É o primeiro termo aditivo celebrado pela autoridade portuária, desde que a empresa recebeu autonomia para administrar contratos de exploração de áreas, em agosto de 2019.

Portos e Navios: Propostas legislativas para a cabotagem são tema de webinar na 5ª-feira

A Portos e Navios promove, na próxima quinta-feira (3/9), às 17 horas, o Webinar “Propostas legislativas para a cabotagem”, pela plataforma Zoom, com o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias do Minfra, Dino Batista, e da senadora Kátia Abreu, além de executivos da Abac e Sinaval.

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